23 dezembro 2008

Votos na Diáspora?

(Rio Catumbela; que o "Catumbera" seja o meu elo ao voto...)
Parece que a “água já começou a furar” o forte bloco daqueles que não queriam o voto do exterior, nem por nada. Pelo menos Virgílio de Fontes Pereira, ministro da Administração do Território foi o que deixou no ar na visita de cumprimentos de Natal e fim de ano que hoje lhe fizeram os seus funcionários superiores. Uma bela prenda ao exterior para troca.

É certo que vai ser restrito às
Legislativas de 2012; haverá quem, naturalmente e com razões válidas que não concorde, mas, pessoalmente, penso que é o mais viável e exequível, apesar de saber que a grande maioria defende a inclusão das presidenciais e se nos recordarmos que numa das últimas das cabo-verdianas as presidenciais foram alteradas, ou bem desvirtuadas, com o voto do exterior…

Mas até que possamos votar no exterior o Ministério da Administração do Território (MAT) vai ter de alterar muitas coisas. Desde logo as condições nos diferentes consulados e embaixadas; depois coordenar com a CNE – e impedir que a CNE mande mais que o MAT e impeça este de cumprir o seu objectivo – o recenseamento dos eleitores; por fim conseguir que a “água fure mesmo” o grande rochedo que é o medo de se perder certas “vitórias certas”!

Desde que o MAT consiga fazer o rio “caminhar” no leito certo então terei a certeza de, entre Abril e Maio do próximo ano, poder completar o meu ciclo cívico e registar-me eleitoralmente.

E como não se poderá votar para as presidenciais mas porque se prevê – pelo menos essa era a intenção original, ou estou equivocado? – que as eleições para Presidente serão também em 2009 porque não aproveitar a data e no mesmo dia completar o ciclo legislativo e colocar os deputados em falta, os do exterior, na Assembleia Nacional.

Sabem, como estamos mal habituados quando nos mostram o dedinho queremos logo cumprimentar a mão toda…

1 comentário:

Orlando Castro disse...

Sejamos optimistas. Só é preciso esperar e rezar para que haja eleições.

Kdd