30 março 2009

Começou 2ª fase africana para o CAN e Mundial de 2010

(imagem Internet)
E começou sob o sortilégio de algumas surpresas.

Na grupo 1, os leões dos Camarões foram surpreendidos pelo Togo, um dos finalistas do último Mundial ainda em prova, enquanto Marrocos perdeu em casa com o Gabão.

Moçambique, no grupo 2, independentemente – ou talvez seja fruto de um verdadeira estruturação do seu futebol – de jogar em casa, impôs um nulo à super-favorita Nigéria e a Tunísia foi ganhar ao Quénia por 2-1

No grupo 3, mostrou-se como o grupo dos empatas. Ruanda e Argélia empataram a zero enquanto os faraónicos campeões africanos não foram além de um empata caseiro com a Zâmbia a 1 golo.

Já no grupo 4 só uma equipa ganhou – o Ghana derrotou o Benin por 1-0 – enquanto o Sudão e o Mali se quedaram por um empata a 1 bola.

Foi no grupo 5 aquele onde se verificou o maior desnível. O já não surpreendente Burkina Faso derrotou a república da Guiné por 4-2 enquanto os Elefantes Costamarfinenses cilindraram o Malawi por 5-0. De registar e lamentar os
trágicos incidentes que aconteceram antes do início deste jogo em Abidjan que resultaram em várias vítimas mortais e dezenas de feridos.

Paralelamente aconteceram dois jogos antecipados do
Girabola com mais uma derrota da Académica da minha Cidade frente aos Bravos do Maquis, por 1-0 (sexto jogo, sexta derrota o que poderá mostrar que nem sempre a mudança se treinadores é mais suficiente; continua-se a não entender porque as equipas da província de Benguela têm de ir jogar ao Huambo, embora não tenha sido o caso desta jornada porque foi um jogo fora, mas…) – e entre o Kabuscorp do Palanca e o Desportivo da Huila, com vitória da equipa luandense por 3-2.

Sem comentários: