03 março 2009

O tráfico de drogas e instabilidade por detrás dos assassinatos na Guiné-Bissau

(quando ainda estavm "juntos"...; foto da Internet)

"[…] Notícias como estas [o assassinato do presidente e do CEMGFA] são más em qualquer lugar. E é-o particularmente grave na Guiné-Bissau, um país que aderiu, recentemente, às fileiras dos narco-estados. A cocaína começou a fazer, recentemente, o seu caminho para a Europa, vinda da América Latina, através da África Ocidental e da Guiné-Bissau que é considerada como um estado favorito do tráfico dos gangues da droga.

O exército - pelo menos, parte dos quais esteve envolvido na morte do Presidente - é uma das razões pelas quais os traficantes adoram o País. "Nós não podemos falar sobre o exército [na Guiné], como uma instituição (...)", terá afirmado Antonio Mazzitelli do Gabinete das Nações Unidas de Drogas e Crime na África Ocidental em citação no “
Foreign Policy” num texto sob o sugestivo e dramático título de “Drug trafficking and instability behind Guinea-Bissau assassinations " (se quiser ler esta notícia integralmente, na versão original, aceda aqui).
.
NOTA COMPLEMENTAR 1: Interessante, nestes dois dias, a quantidade de acessos ao blogue tendo como base duas simples palavras "Ansumane Mané" e, a maioria, da Europa...
.
NOTA COMPLEMENTAR 2: Oportuno recordar este apontamento de Carlos Narciso, escrito em Abril de 2006; quase três anos depois tudo se consumou.

1 comentário:

Anónimo disse...

Meus amigos naturais da Guine-Bissau,sempre me dsseram que Nino Vieira era um dos grandes extratégas,do narco-trafico,naquele país,e que contava com apoios de alguns amigos Portuguêses e nâo só.Será verdade ?.Muita coisa ainda escondida,por detrás destas mortes e de toda rede de traficantes,que infelizmente evadiu as escruturas, políticas do país.Há quem diz:Cheira á droga por quase todo o ´país.