05 junho 2009

Eleições adiadas na Guiné-Bissau?

(desculpem, devo estar distraído, mas ainda nada lhes ouvi... só de Luanda - não é, embora pareça chauvinismo...)

Parece cada vez mais claro que alguém não quer a estabilidade da Guiné-Bissau.

É certo que a Constituição Bissau-guineense, no seu artigo 110º, parece prever que em caso de incapacidade ou óbito de um candidato as mesmas sejam adiadas.

É também certo e inequívoco que um candidato foi assassinado – porque um grupo de forças militarizadas armadas que atinge um candidato com tiros na barriga e na cabeça não mostra ser auto-defesa mas execução – o que, desde logo potencia a que seja aplicado o nº 4 do artigo 100º da Constituição, ou seja, que o Chefe de Estado, por acaso interino, marque – adie – novas eleições.

Mas também é certo que este caso só aconteceu – ou aconteceu – precisamente na véspera do início da campanha eleitoral, quando os principais responsáveis do País, estavam fora do mesmo e quando o Procurador-geral da República afirmava que só faltava ouvir um deputado sobre as mortes de “Nino” Vieira e de Tagmé Wai.

Também é estranho que circule informações que os eventuais insurrectos estivessem a preparar um Golpe para anular fisicamente os principais líderes do Pais e, ao mesmo tempo, também afirmem que o Golpe era para acontecer quando esses mesmos líderes estivessem, como estão, fora do País.

Incongruências a mais num Golpe onde os eventuais responsáveis foram “calados” definitivamente!!

Posso não concordar com muitas das coisas que diz ou fez, mas não posso deixar de aplaudir, embora baixinho, a proposta de Francisco Fadul, o ainda presidente do tribunal de Contas, quando afirma que é altura da CPLP e CEDEAO juntarem forças militarizadas, sob a tutela e mandato da ONU, e tomar conta do País durante um período que considerassem conveniente para recuperar o mesmo.

A fazer fé na condenação que Luanda já fez dos assassinatos – e usemos as palavras correctas por muito que os autores pudessem ser golpistas – parece que também daqui haveria apoio a esta solução.

Parece-me que, por muito menos, a ONU já o fez noutros lugares e o País e a População Bissau-guineense iriam aplaudir e não seria baixinho…

Parece cada vez mais claro que alguém não quer a estabilidade da Guiné-Bissau. Quem?... assumam-se os verdadeiros culpados e coloquem-nos sob tutela de um Tribunal Internacional contra crimes humanitários, porque é isso que parecem estar a fazer na Guiné-Bissau!!
.
É que tudo se conjuga que de uma tentativa, estamos mesmo perante um Golpe de Estado!!!

(e, já agora, proponho-vos que acompanhem esta situação aqui, que está, e bem, no terreno, e aqui, que tem pessoas que também estão próximas dos acontecimentos)

1 comentário:

Rui Martins disse...

Debate Público sobre o Futuro Democrático da Guiné-Bissau com Francisco Fadul, organizado pelo MIL: Movimento Internacional Lusófono:
http://movv.org/2009/06/05/2%c2%aa-conferencia-mil-o-futuro-democratico-da-guine-bissau-com-francisco-fadul/