28 junho 2009

Guiné-Bissau a votos, mas…

Como se sabe hoje os Bissau-guineenses vão a votos para as presidenciais.

Entre os candidatos há 3 que se perfilam como potenciais vencedores: Malam Bacai Sanhá, apoiado pelo aparelho partidário que é o PAIGC no que também acontece com o aparelho de Estado, por Moammed Kumba Yalá, antigo presidente deposto e apoiado pelo PRS e com esperanças na etnia Balanta de que é membro destacado, e Henrique Rosa, que já chegou a presidir aos destinos da Nação guineense numa altura de transição complicada e que, á época, foi considerada como modelo.

Por razões particulares que se prendem com um trabalho que tenho em mãos, não só não segui em pormenor esta campanha como não fiz comentários que, por certo, seriam, na minha concepção, oportunos.

E nem pensava fazê-lo antes de saber como tinha decorrido o acto eleitoral apesar de saber que a afluência *as urnas, e ao contrário do habitual, estava a ser pouco significativa.

Mas quando, por metro acaso me deparei com uma notícia da rádio portuguesa TSF não pude deixar de comentar.

Segundo aquela rádio o candidato Kumba Yalá, durante a deposição do seu boletim de votos prestou declarações que, no mínimo além de extemporâneas são perigosas para o acto eleitoral e, particularmente, para os próximos dias, por, como se sabe, os militares ainda não estão imbuídos da verdade democrática na Guiné-Bissau e podem não gostar do panorama que vier ser apresentado.

Pois segundo Yalá as eleições já estão ganhas porque como «sempre dissemos que não temos adversário nestas eleições, apenas estamos a confirmar o que sempre dissemos. A minha candidatura já ganhou. Apelo aos meus militantes que, desde já, comecem a cantar a minha vitória».

Uma vez Yalá, sempre Yalá!

10 comentários:

Anónimo disse...

O Mouhmed Koumba Yala e um maluco qualquer so fala disparate, este homem nao tem noçao do que fala, acho que ele precisa de um bom psiquiatra para lhe analisar, porque nao e possivel uma pessoa ser tao burro, teatreiro e muito mais...

Armando Quadé disse...

Ontem, povo votou. E, apartir de hoje de-manha entramos no periodo de manipulacoes e de fraudes...rumo a publicacao dos resultados. Qualquer das formas, saberiamos os que foram mais expedientes...entre os dois campus (Cadogo, Malam e Oscar Barbosa versus Cadogo, Oscar Barbosa, Henrique Rosa, Portugal, Franca, Cabo-Verde e demais dita Comunidade Internacional). FMI e RTP ja fizeram os seus respetivos deveres. Um ja subordinou os militares e policias com vencimentos atrasados para assim ficarem distante e com olhos no Kumba. E o outro ja concluiu a sua campanha de propoganda em favor do nosso salvador-Jesus Cristo. kumba, no seu torno, continuas acreditando que a palavra democracia significa poder do povo, que na democracia é o povo que escolhe o seu lideres e representantes!!! Como todos sabem, Hipocresia/hipocritas é a palavra de sempre...e ja estamos acostumados...

Armando Quadé disse...

Daqui a nada, vamos ter tres amigos de EX-PIDE/GNR/GDS a governar na terra de Cabral.

Daqui a nada, Amilcar Lopes Cabral seria morto, mais uma vez!!!

Mas, parece a chuva estragou a festa de Didinho e de mais "gangs" dos assimilados com amiguinhos hipocritas!!! E ele, Didinho, esta ficando cada vez mais nervoso e maluco. De momento, esta "pisando" em tudo que aparece em frente!!!

Anónimo disse...

Meus caros
Do fundo do coraçao peço vos uma piquena coisinha, devemos mudar de rumo, chega ja basta de tanta burrice neste PAIS.
Outra vez o Senhor Mouhmed Koumba Yala a volta as presidencias.
Meus irmaos, irmas o Senhor Mouhmed Yala ja tinha vendido na sua gorvernaçao passaso os nossos melhores HOTEIS do PAIS desta vez falat lhe vender Guiné-Bissau.
O cara e muito maluco precisa de tratamento Psiqueatra.
No Kansa dja palhaço na presidencia.
No muda de rumo ho ho ho ho

Anónimo disse...

Meus irmaos e irmaso Senhor Mouhmed Yala ja tinha vendido na sua governaçao passada os nossos melhores HOTEIS do PAIS desta vez falta lhe vender Guiné-Bissau

Armando Quadé disse...

Meu Caro Anonimato, eu, Armando Quadé, nao sou...de Kumba e nem tao pouco do seu partido. Mais, também detesto a hipocresia...

Anónimo disse...

Meu caro Armando Quade

Nao tou referendo a sua sugestao e nem tao pouco a sua opiniao por isso digo te que o blogger e aberto a qualquer tipo de comentarios.
Desculpa la mas nao tou nem a fim de ficar a levar conversas fiadas.
Tenha um optimo dia.

ELCAlmeida disse...

Este debate está interessante mas, infelizmente e apesar de não concordar com muitas das opiniões aqui expressa pelo senhor Quadé, não posso deixar de lamentar que as pessoas continuem a temer dar o nome e mantenham o anonimato.
Umas simples iniciais ou, porque não, um qualque pseudónimo deixa de manter esse anonimato.
E isto é válido para todos os que aqui comentam.
Cumprimentos
Eugénio Almeida

Armando Quadé disse...

"(...) infelizmente e apesar de não concordar com muitas das opiniões aqui expressa pelo senhor Quadé..."

Caro Almeida, ali esta a essencia da LIBERDADE DE EXPRESSAO. Nao tens que gostar ou concordar com as minhas opinioes...

Anónimo disse...

Ja estou a gostar...
Pelo visto a coisa ta feia hein.
Adoro ver isso.
Bom dia a todos................