13 julho 2009

Chegou ao fim o processo Miala, ou…?

(imagem ANGOP, via Internet)
De acordo com o Club-K – estranhamente mais ninguém, interna ou externamente, fala no assunto, – o general (ou despromovido a…) Fernando Miala terá sido libertado devido ter já cumprido metade da pena a que foi condenado pelo que, de acordo com a Lei angolana (presumo que Militar dado que Miala ainda é um militar), quem cumpre metade da pena tem direito a ser libertado condicionalmente.

Mas o portal Club-K vai mais longe. Além de invocar este pressuposto jurídico, deixa no ar que quem estaria por detrás da pena de Miala e que tudo fez com que Eduardo dos Santos pudesse ter sido induzido em erro, no seu julgamento e na despromoção e destituição do cargo de Chefe do SIE, poderá estar a perder influência, nomeadamente, no Tribunal Supremo, o que se estranha porque esta Instituição deve estar acima – como estará por certo – de qualquer influência externa que não seja, unicamente, o Código Penal respectivo, ou seja, o Civil ou o Militar.

Acredito mais que essa influência que terceiros possam estar a perder deverá ser junto do ainda inquilino da Cidade Alta.

Sempre ouvi dizer que pode-se enganar ou embustear uma vez, eventualmente duas ou três, mas nunca a vida toda. E se há algo que, dizem que Eduardo dos Santos nunca foi, como os que afirmam serem próximos, é que seria um ingénuo…

Vamos esperar que, após um pequeno e singular silêncio, natural em quem está sob liberdade condicional, Fernando Miala decida escrever um romance (obra que fantasia; sem base verdadeira, como convém…) sobre como deter um oficial que teria avisado um presidente sobre as “libelinhas” que o rodeiam. Deveria ser um “best seller”, por certo…

Nota Complementar: Ao contrário do afirmado e apesar de já estar em situação de poder ser libertado condicionalmente, Miala ainda está detido e aguarda veredicto do Tribunal de Viana e da devolução, parece, de casas, terrenos e veículos colocados à disposição de uma ONG criada por ele a favor das crianças menos favorecidas, ou similar... Ou seja, parece haver quem não queira a libertação, mesmo que condicional de Miala. Porque será? será para defender a sua vida de alguma qualquer vingançazinha que ande em certos espíritos?...

Sem comentários: