25 outubro 2009

O novo BI e a questão das chipalas presidenciais

(realmente nada se vê, mas como dizem que está no verso e só nos mostram, SEMPRE, a frente…imagem base via ANGOP)

Ainda não tive o novo BI em mãos, por isso tudo o que possa dizer é baseado nas premissas que os meus companheiros de lides – e não são só os dois que o Jornal de Angola refere, e muito bem diga-se porque são dois excelentes exemplos do bloguismo angolanos – vêm divulgando, juntamente com os diferentes órgãos de informação.

Consta que o novo BI insere as fotos do antigo presidente Agostinho Neto e do ainda presidente Eduardo dos Santos.

Uns mostram-nos em grande destaque no BI; outros avisam que as respectivas esfinges – soa mal esta palavra, mas enfim, – estão ao mesmo nível que as armas nacionais e o mapa de Angola, ou seja em ponto pequeno e que as mesmas só lá estão para reforçar a segurança dos novos BIs.

Como já afirmei no início ainda não vi os BIs ao vivo, até porque na Diáspora ainda continuamos a aguardar o direito a ser cidadãos de pleno e integral direito. Até lá, vamos dispondo dos passaportes para mostrarmos a nossa angolanidade.

Mas parece-me absurdo não só a polémica como a sua inserção.

A polémica porque estamos a dar relevo a uma matéria que nem deveria ter sido discutida em sede parlamentar, como afirma o Ministério da Justiça, porque, naturalmente, os deputados são todos filhos de boa e gentil gente que sabem ter famílias para sustentar e não iriam indispor contra a vontade do partido – não estão à espera que a oposição fosse suficiente, pois não? – mesmo que, como consta Eduardo dos Santos tenha sido contra a tal inclusão.

Por outro lado, se a vontade era dar mais consistência à segurança, que se saúda e respeita, porque não incluir e inserir a mítica figura da Rainha Jinga, uma heroína nacional aceite comummente por toda a classe política e social; ou, algumas das nossas mais emblemáticas figuras pictóricas, fossem animais, ou arte ou natureza.

Acredito que não fosse essa a vontade inicial dos “escrutinadores” da segurança. Mas da velada acusação de um prosaico provincianismo subserviente, ninguém vai estar a salvo.

Acho que devem ponderar rapidamente quanto às novas esfinges a colocar em futuros BIs ou futuros documentos identificativos, como, por exemplo, do já propalado e sondado “Cartão do Cidadão”, objecto “inventado” nas lusíadas praias europeias, or else

1 comentário:

Anónimo disse...

Pululu
este passo que o governo deu e um passo significativo, reste aos funcionarios deste ministério cumprirem com as regras estabelecidas. Obrigado.

Contacte me no meu blog : lukissa.blogspot.com