12 outubro 2009

Quando é que deixam de tentar fazer dos eleitores imbecis?

(imagem da internet já anteriormente aqui utilizada)

Segundo as notícias as eleições autárquicas em Portugal terão dado a vitória em votos e percentagem ao PS e a maioria das Câmaras ao PSD.

Isso parece também ser a leitura da líder do PSD quando ontem aclamou vitória com um sorrido absurdamente estulto nos lábios bem assim quando saía da sua sede.

Só que a realidade mostra que foi precisamente o contrário. O PSD não venceu a maioria das Câmaras e perdeu algumas. A maioria das que se apresenta como vitorioso conseguiu-as à custa da coligação que fez com o CDS-PP e com o PPM e, ou, o MPT. De contrário, a Câmara de Faro, sede de distrito do mesmo nome, ou Felgueiras e outras, algumas bem importantes, não conseguiriam eleger presidente de Câmara se não fosse a tal Coligação.

Além de mostrar uma arrogância vitoriosa que não existiu, fez tábua rasa dos seus parceiros de Coligação o que demonstra pouca elegância política. Mas também quem afirmou, ou terá afirmado, que Portugal deveria parar a Democracia durante 6 meses (em alguns sítios já há anos que não há…) mesmo que depois venha dizer que era uma simples ironia, tudo se espera…

É altura dos políticos compreenderem que os eleitores não são estúpidos. Não querem é se meter na vida interna dos Partidos, nos quais, na maioria das vezes não se revêem mas na falta de outros mais credíveis e apelativos vão continuando a depositar a sua “cruzinha”.

É certo que a líder do PSD quis mostrar aos detractores internos que ainda consegue vitórias. Não esquecer que tal como o PS, o PSD é um dos professores do maior partido angolano, daí o que se vê e se “come” não só em Angola como em Portugal, (em alguns sítios já há anos que não há democracia…).

Mas fazê-lo à custa dos eleitores e chamar-lhes imbecis parece-me pouco elegante!

Sem comentários: