29 junho 2009

Guineenses deram um voto de protesto?

"Acredito que a forte abstenção, que rondou mais de 40% e se tornou num record na Guiné-Bissau, não ter-se-á devido só à chuva que fez a sua aparição só no final da manhã, em várias partes do País, mas a outros e significativos factores que devem ser analisados e ponderados, como por exemplo os que se seguem.

Uma, talvez, se deve à eventual descrença que os Bissau-guineenses já têm da sua classe política e da sua Justiça que não consegue descobrir os autores dos assassinatos de Nino Vieira, de Na Waié – o ministério da Justiça, no início de Maio, previa a apresentação de um relatório sobre as referidas mortes num prazo de uma semana e já lá vão quase dois meses –, de Baciro Dabó, ou Hélder Proença ou onde se encontram aqueles que estão algures em parte incerta, embora sob custódia conhecida.

Poder-se-ia pensar que uma parte significativa dos abstencionistas apoiavam ou o candidato assassinado ou algum dos dois(?) desistentes, pois poder-se-ia, e naturalmente, assim pensar, mas não será reduzir a dúvida ao seu mais baixo valor?

Por outro lado também não me parece viável a ideia que os Bissau-guineenses já sabendo que a vitória poderá pender para um dos três candidatos favoritos, Bacai Sanha, apoiado pelo aparelho de Estado e do partido PAIGC, Moammed Kumba Yalá, que joga na questão étnica, ou não pertencente ele à maior comunidade do País, e que já verborreava vitória, ou Henrique Rosa, antigo presidente interino, que ia como independente, achassem que mais voto menos voto as contas estariam feitas… e se alguém assim pensa, é porque algo de muito grave está acontecendo e é preocupante. (...)" (continuar a ler aqui ou aqui)

Publicado hoje no , "Colunistas"

Uff!! A primeira parte, acabou…

Agora venha o debate sobre o que o autor pensa e defende quanto à possibilidade e probabilidade de Angola ser uma potência regional e um Estado a ter em conta nas questões políticas e estratégicas em África, como defendem os norte-americanos, por exemplo, ou o presidente da Comissão da União Africana, senhor Jean Ping…

E ainda falta muito para chegar ao perfil da personalidade da foto, mas vou tentando em passos seguros, um dia lá chegar!

28 junho 2009

Guiné-Bissau a votos, mas…

Como se sabe hoje os Bissau-guineenses vão a votos para as presidenciais.

Entre os candidatos há 3 que se perfilam como potenciais vencedores: Malam Bacai Sanhá, apoiado pelo aparelho partidário que é o PAIGC no que também acontece com o aparelho de Estado, por Moammed Kumba Yalá, antigo presidente deposto e apoiado pelo PRS e com esperanças na etnia Balanta de que é membro destacado, e Henrique Rosa, que já chegou a presidir aos destinos da Nação guineense numa altura de transição complicada e que, á época, foi considerada como modelo.

Por razões particulares que se prendem com um trabalho que tenho em mãos, não só não segui em pormenor esta campanha como não fiz comentários que, por certo, seriam, na minha concepção, oportunos.

E nem pensava fazê-lo antes de saber como tinha decorrido o acto eleitoral apesar de saber que a afluência *as urnas, e ao contrário do habitual, estava a ser pouco significativa.

Mas quando, por metro acaso me deparei com uma notícia da rádio portuguesa TSF não pude deixar de comentar.

Segundo aquela rádio o candidato Kumba Yalá, durante a deposição do seu boletim de votos prestou declarações que, no mínimo além de extemporâneas são perigosas para o acto eleitoral e, particularmente, para os próximos dias, por, como se sabe, os militares ainda não estão imbuídos da verdade democrática na Guiné-Bissau e podem não gostar do panorama que vier ser apresentado.

Pois segundo Yalá as eleições já estão ganhas porque como «sempre dissemos que não temos adversário nestas eleições, apenas estamos a confirmar o que sempre dissemos. A minha candidatura já ganhou. Apelo aos meus militantes que, desde já, comecem a cantar a minha vitória».

Uma vez Yalá, sempre Yalá!

26 junho 2009

Vamos entrar na corrida cósmica…

(No meio deste congestionamento é melhor dar um curso ao controlador do AngoSat como estar no meio dele sem ter acidentes. Para isso proponho que o mandem uns dias apreender a conduzir no meio do trânsito luandense…; imagem da Internet)

Angola vai, em 2012, se não houver atrasos e eventuais amuos, formalmente entrar no Mundo dos satélites.

Para isso, parece ter assinado, hoje, durante o primeiro dia de visita do presidente russo, Dimitri Medvedev. Um acordo de financiamento para a construção do AngoSat que será colocada em órbita pelos russos. Eles, pagam, eles fabricam e eles enviam...!

Ainda não sei para que servirá o satélite, porque isso ainda não foi dito, mas do que me recordo de ouvir, muito superficialmente, e há pouco tempo, o AngoSat será para melhorar as telecomunicações dentro de Angola. Espero…!

É que apesar de ser um produto caro num país onde a falta de energia e de saneamento básico ainda persistem, há que pensar e precaver o futuro, porque quem sabe se não ajudará a melhorar e desenvolver melhor as nossas capacidades terrenas deixando de castelos no ar e de cabeças ao vento. Espero…!

Espero tudo isto, porque a vastidão territorial de Angola e a sua orografia isso o exigem, mas…!

Pois, também há certos países que “criam” energia nuclear exclusivamente para actividades civis e inócuas; só que nem toda a gente acredita…

Já agora, será que sondaram os chineses? É que eles costumam a fazer tudo mais barato e muito, muitíssimo, mais rápido. Quem sabe se já não teríamos um AngoSat para o CAN do próximo ano?

25 junho 2009

Moçambique 34 anos de independência

(Gorongosa, ximunado da revista da LAM)

Moçambique comemora hoje mais um aniversário pela independência, num ano onde vão correr três grandes eleições.

Pelo que se vê aqui, não há dúvidas que os “mambas” ainda têm variadas razões para festejar.

Taça das Confederações, ninguém avisou a Espanha?

(imagem daqui)

A soberba nunca foi boa conselheira e no desporto, em geral, e no futebol, em particular, como dizia uma antigo futebolista português, previsões só no final do jogo.

Foi o que parece ter acontecido à Espanha que davam, pelo menos os seus jogadores, ou aqueles que tiveram direito a falar à comunicação social, como certa a final e, em princípio, para eles certo, com o Brasil.

Pelos vistos, o departamento técnico espanhol não lhes mostrou como os norte-americanos tinham eliminado a selecção sensação que nas vésperas tinham derrotado a campeã mundial Itália.

Quando as vitórias chegam demasiado alto e queda na realidade é, quase sempre, catastrófica que, por razões da conclusão da minha Tese não pude ver e apreciar. Daí os 2-0 com que o seleccionado do Tio Sam despachou os “manolitos” e espera, agora, pelo jogo entre os “bafana-bafana” e os canarinhos latino americanos…

19 junho 2009

Diplomata angolano agredido em Bissau?

(o belo edifício do MIREX frente à Rua Cirilo da Conceição)


Segundo uma notícia lida no Notícias Lusófonas que cita um comunicado do MIREX, o 1º Secretário da Embaixada de Angola em Bissau terá sido, eventualmente, “brutalmente” agredido num local público da capital guineense, na passada semana.

Sabendo que Luanda não gosta de deixar desforro para terceiros, mesmo quando o MIREX, em
momento algum, adiciona este caso aos das mortes recentes, mas recordando a desanca que João de Miranda, o alto-representante da União Africana para Bissau, fez recentemente sobre o que se passa no País de Amílcar Cabral, e não deixando de recordar as relações de solidariedade que existe entre os dois Estados – e os dois partidos, quem se esqueceu da visita de Carlos Gomes Júnior a Luanda, há uns tempos e como foi recebido? –, penso que, como recorda o meu amigo Orlando Castro, alguém anda a brincar com a onça…

Só esperemos – e talvez fosse melhor que tivesse sido, só isso, – que alguém não tenha ido comer no prato de terceiros e tenha levado por tabela… e só isso!

18 junho 2009

Somos mesmo diferentes…

Normalmente quando uma equipa não ganha o culpado é sempre o Treinador. Logo, e normalmente, a primeira cabeça a rolar é a do... Treinador.

E se o novo Treinador não dá mostras de melhor, estuda-se e o primeiro a rolar é… o Treinador!

Mas na Académica do Lobito as coisas não se passam assim.

Primeiro analisou-se e chegou-se à conclusão que o mal estava no Treinador, logo mandou-se Treinador embora e chamou-se outro.

Só que, será que ponderaram o porquê das exibições quando, não poucas vezes, os jogos eram feitos logo após uma viagem onde jogavam com visitados, mesmo com campos e – em condições da prática de futebol, ou seja relvados, muito perto. Mas não, jogaram como visitados no Kurikutela, no Huambo, ou nos Coqueiros, em Luanda… Vá-se lá perceber as linhas de pensamento dos dirigentes desportivos angolanos…

Mas como os resultados não aparecem, a Académica voltou a analisar a situação e descobriu não o petróleo que a patrocina mas… o mal não é dos campos mas dos jogadores. E vai de despachar uns quantos jogadores, já e outros estarão na calha, por “
falta de rendimento”.

Mas a questão das viagens e deslocações não se fica só pela Académica ou pelo 1º de Maio, de Benguela.

Quando recentemente estive em Angola, e quando voltava de Cabinda, o avião tinha uma escala técnica no Soyo. Nesse avião vinha a equipa da Académica do Soyo que ia para Namibe disputar uma partida como… visitado (pelo menos foi isso que ouvi depois ao fim da tarde na rádio e onde, naturalmente, acabou derrotado e com o
seu rival do momento).

Uma viagem, num sábado, de manhã, até Luanda, aí esperaram por outro avião até Namibe para jogarem como visitado numa cidade que estava nas antípodas da sua cidade-sede. Uma fica no topo norte do País, junto à foz do Zaire e a outra no extremo sul do País, em pleno deserto…

E apesar do presidente dos “estudantes” do Soyo achar que a estada em casa emprestada no Namibe tem
sido importante para a boa carreira da Académica do Soyo (3º ao fim da primeira volta). Vai-se lá perceber estes dirigentes que tudo aceitam e tudo calam…

Já se compreende melhor que o Desportivo da Huila, da mesma província e ali logo ao lado,
jogue o resto do campeonato no Namibe como tudo parece indicar.

Depois admiramo-nos com o desempenho da nossa selecção e como quando eventualmente falada nas conferências o termo “milagre” era o mais normal…

Pois é, não há dúvidas; somos mesmo muito diferentes!!

16 junho 2009

Dia da Criança Africana

Hoje o Dia é deles, mas…

(meninos de rua, em Luanda, em hora de ponta)
… é destas,


(crianças a trabalhar, no mercado informal, em Catumbela)
e destas...

que nos devemos preocupar mais!

15 junho 2009

Luanda, a capital mais cara… qual a surpresa?

A comunicação social angolana – e alguns blogues – estão a lamentar que Luanda continue a ser, pelo segundo ano consecutivo, a cidade-capital mais cara do Mundo.

Não vejo onde esteja a surpresa.

Como sabem, estive cerca de 10 dias em Angola – e não só em Luanda – onde pude constatar que os preços estão elevados e não são só na capital.

Por exemplo, uma garrafa de água “engarrafada”, num bar ou num restaurante, varia entre os 600 e 800 Kwanzas (AKZ), se for de 1,5 litros, ou anda pelos 250 AKZ, se for de 33 cl. Se fizermos as contas verificaremos que uma garrafa de água de 1,5 litros custa qualquer coisa entre os 7,69 e os 10,25 US Dólares (ao câmbio oficial, porque no câmbio paralelo, felizmente, estariam entre os 6,74 e os 8,99 USD) e uma de 33 cl cerca de 3,21 USD).

Por outro lado uma refeição decente e não complexa anda entre os 8.000 e os 12.000 AKZ (ou seja, qualquer coisa como valores entre 102 USD e os 153 USD) e um café perto dos 100 AKZ como eu paguei num dos aeroportos nacionais onde passei... e ainda por cima era Delta (passe a publicidade, uma empresa portuguesa…).

É cara? Não me parece.

Se fosse o Governo, por certo, já teria tomado providências para acabar com a especulação que se regista.

E atenção que estou a falar de restaurantes e não de minis ou supermercados. Por esses não contam para o Turismo algo que qualquer Governo actual e moderno privilegiaria, principalmente quando estamos em vésperas do maior evento desportivo realizado em Angola, o CAN 2010, e que, naturalmente, poderia atrair inúmeros turistas, alguns até de preparação para o Mundial que ir-se-á realizar na África do Sul no mesmo ano.

Um Governo preocupado com a imagem do País e não só se o petróleo e os diamantes sobem ou não, procuraria e tomaria, por certo, medidas para acabar com a especulação, não só imobiliária como alimentar.

Mas parece que o nosso governo ainda não percebeu bem quais as vantagens da defesa do Turismo e como deve combater não só a especulação como a presença de parasitas que querem obter divisas e dinheiros à custa de eventuais turistas, mesmo que para isso, procurem insultar a inteligência destes denegrindo imagem das autoridades. E eu sei do que falo porque isso se passou comigo (ouvi alguém a dizer que a Polícia de Trânsito não interessava para certos assuntos, só a Polícia Nacional, aquela que estava perto, se ouviu nada fez para mostrar a sua autoridade, mas quando me dirigi a militares da marinha, ali perto, o meliante que me seguia para extorquir dinheiro e documentos desapareceu num ápice…).

Por outro lado quando um turista, e pondo-me nesse papel, deseja visitar museus ou fundações e constata que as mesmas ou estão fechadas – e aos fins-de-semana os museus estão mesmo fechados quando seria a altura melhor para a população poder visitá-los e sei que está um pedido nesse sentido quer no GPL quer no Ministério da Cultura mas ainda sem despacho – ou dão mostras de inoperacionalidade não há turismo que aguente.

Isto para não falar no caos do trânsito – apesar de tudo surpreende, felizmente, como há tão poucos acidentes, como pude constatar – ou a falta de energia que obriga o País gastar recursos desnecessários em geradores complementares alimentados a gasóleo que ainda é refinado fora do País – para quando uma política energética mais verde e quase gratuita quando temos tanto sol, ou vento, e durante tanto tempo num ano? – ou o desordenamento das cidades – embora pareça que começa a haver vontade de melhorar este parâmetro, mas para isso é necessária vontade férrea do Governo em tomar medidas impopulares e politicamente não correctas como obrigar aqueles que não têm condições para estar nas cidades voltarem aos seus lugares de origem onde, por certo, poderão fazer mais pelo País que vegetar pelas ruas da amargura como infelizmente também pude verificar – mas isto, reconheça-se há em todas as grandes cidades do Mundo.

São factos que não abonam a favor de um desenvolvimento turístico do País – e se o País tem inúmeras condições para desenvolver esta indústria (praias, parques nacionais, paisagens e, acima de tudo, um Povo aberto e pronto ao contacto) – e que deveriam merecer uma melhor análise do governo.

Por isso, não continuemos a lamentar que Luanda seja a capital mais cara do Mundo!

Livro de viagens apresentado em Lisboa

A Fundação Cidade de Lisboa, o Governo da Província do Kwanza-Sul (Angola) e as editoras Chá de Caxinde e Pangeia vão apresentar, no próximo dia 16 de Junho, terça-feira, pelas 18,00 horas, o livro “Do Kunene a Cabinda – Histórias e Estórias de Angola, roteiro do IV Raid Automóvel Todo-o-Tereno “Kwanza-Sul – Almada”, com a pena de um colectivo de 13 autores coordenados pelo Eng. Miguel Anacoreta Correia.

A apresentação, que será feita pelo Vítor Ramalho, presidente da Fundação INATEL e do Conselho Fiscal da Casa de Angola, terá lugar na sede da Fundação Cidade de Lisboa, ao Campo Grande 380, na capital portuguesa.

10 junho 2009

Angola: Acesso às Propostas Constitucionais

(A Lei Constitucional Nacional que vai ser substituída)

A partir deste momento poderá aceder às diferentes propostas apresentadas pelos Partidos Políticos e Sociedade Civil (que parece ter estado ausente, estranhamente!!) à Comissão Constitucional (acesso aqui e/ou na coluna lateral)

Infelizmente só ainda estão disponíveis as propostas dos 3 maiores partidos angolanos.

As outras propostas, e sabe-se que foram entregues mais ainda não estão disponibilizadas quer na Internet, quer no portal da Assembleia Nacional que está ora em “
Remodelação”) ora com informações imprecisas ou desactualizadas.

É mais que altura, quase nove meses que se passaram desde que foi empossada a Nova Assembleia, que o portal da “Nossa Casa” esteja mais actualizado!

09 junho 2009

O caso dos vistos “ilegais” brasileiros… (artigo)

"Estava em Luanda quando ouvi e vi uma notícia, nomeadamente na TV Zimbo – uma televisão sem anunciantes, ainda, mas que mostra já ter muita qualidade – relativa a dois grupos de cidadãs angolanas que viram a sua entrada no Brasil barrada por pretensa ilegalidade na emissão dos vistos que teriam sido emitidos na embaixada da República Federativa do Brasil, em Luanda. Um dos grupos foi via Joanesburgo e outro via Kinshasa, se a memória não me falha.

Até aqui, nada de anormal; se os vistos eram irregulares ou ilegais, naturalmente que as autoridades brasileiras teriam toda a legitimidade para impedir e recambiar os referidos grupos.

O problema, e é aqui que algo bate muito, mas muito mal, o problema é que além de não serem ilegais…

Primeiro, e isso não tive oportunidade de confirmar com quem de direito, já que ouvi numa rádio de Luanda, as pessoas “devolvidas” teriam sido logo detidas à chegada em Luanda, e colocadas sob detenção no DNIC. Ou seja, vieram logo com o rótulo de “corruptas” e “falsificadoras”.

Houve aqui, como adiante se comprova, um excessivo zelo de um certo sector das autoridades angolanas que adoptaram o bom estilo texano: dispara, primeiro – no caso detém – e pergunta depois; talvez tenha sido um bom exemplo para que não volte a acontecer semelhante.

Depois, e porque as cidadãs, principalmente estas, angolanas afirmavam a bom afirmar que os vistos eram legais, e, uma das entrevistadas, afirmava a pés juntos que já não era a primeira vez que ia ao Brasil com aquele visto, dado ser um visto de 365 dias, e depois de muito questionada pela comunicação social angolana – e aqui, tiro o meu chapéu (apesar de andar sempre descoberto) pela força dos Média angolanos neste assunto – a embaixada brasileira acabou por confirmar que, de facto, os vistos eram legais, mas que… (...)
" (pode contnuar a ler aqui)
Publicado no , edição de 6 de Junho de 2009

08 junho 2009

Morreu o decano dos presidentes africanos!

(foto de arquivo da AFP e retirada daqui)

Hadj Omar (inicialmente Albert-Bernard) Bongo Ondimba, presidente do Gabão desde 1967 quando ascendeu ao poder por morte do primeiro presidente da República Gabonesa, Leon M’ba – era à morte deste, vice-presidente –, faleceu hoje, embora o o site do jornal francês "Le Point" tenha afirmado que aconteceu ainda ontem, em Barcelona onde se encontrava em tratamento a uma doença maligna desde Março passado, logo após a morte da sua jovem esposa, filha do presidente da República do Congo.

Omar Bongo foi, juntamente com as autoridades coloniais portuguesas e a Costa do Marfim um dos expoentes na ajuda aos separatistas do Biafra, quer com ajuda humanitária quer, principalmente, com apoio logístico.

Consegui manter-se no poder durante cerca de 42 anos mesmo após ter aberto o país a reformas políticas, em 1990 e após uma falhada tentativa de Golpe de Estado, mas que nunca mereceram dos seus opositores qualquer credibilidade como comprovam as eleições presidenciais entre 1995 e 2005.

Além das acusações de fraude que pautaram o seu consolado, o falecido presidente Bongo, igualmente reconhecido como um hábil mediador em crises no Continente africano, foi indicado por crimes de corrupção em França onde, segundo consta, terá deixado uma fortuna em imóveis de luxo – a Transparency International avalia em mais de 30 propriedades que a família Bongo terá em Paris e Nice – obtidos com fundos públicos gaboneses.

Omar Bongo tinha 73 anos. Morreu o decano dos presidentes. Quem é o actual, agora? Basta olhar para o Continente…

05 junho 2009

Eleições adiadas na Guiné-Bissau?

(desculpem, devo estar distraído, mas ainda nada lhes ouvi... só de Luanda - não é, embora pareça chauvinismo...)

Parece cada vez mais claro que alguém não quer a estabilidade da Guiné-Bissau.

É certo que a Constituição Bissau-guineense, no seu artigo 110º, parece prever que em caso de incapacidade ou óbito de um candidato as mesmas sejam adiadas.

É também certo e inequívoco que um candidato foi assassinado – porque um grupo de forças militarizadas armadas que atinge um candidato com tiros na barriga e na cabeça não mostra ser auto-defesa mas execução – o que, desde logo potencia a que seja aplicado o nº 4 do artigo 100º da Constituição, ou seja, que o Chefe de Estado, por acaso interino, marque – adie – novas eleições.

Mas também é certo que este caso só aconteceu – ou aconteceu – precisamente na véspera do início da campanha eleitoral, quando os principais responsáveis do País, estavam fora do mesmo e quando o Procurador-geral da República afirmava que só faltava ouvir um deputado sobre as mortes de “Nino” Vieira e de Tagmé Wai.

Também é estranho que circule informações que os eventuais insurrectos estivessem a preparar um Golpe para anular fisicamente os principais líderes do Pais e, ao mesmo tempo, também afirmem que o Golpe era para acontecer quando esses mesmos líderes estivessem, como estão, fora do País.

Incongruências a mais num Golpe onde os eventuais responsáveis foram “calados” definitivamente!!

Posso não concordar com muitas das coisas que diz ou fez, mas não posso deixar de aplaudir, embora baixinho, a proposta de Francisco Fadul, o ainda presidente do tribunal de Contas, quando afirma que é altura da CPLP e CEDEAO juntarem forças militarizadas, sob a tutela e mandato da ONU, e tomar conta do País durante um período que considerassem conveniente para recuperar o mesmo.

A fazer fé na condenação que Luanda já fez dos assassinatos – e usemos as palavras correctas por muito que os autores pudessem ser golpistas – parece que também daqui haveria apoio a esta solução.

Parece-me que, por muito menos, a ONU já o fez noutros lugares e o País e a População Bissau-guineense iriam aplaudir e não seria baixinho…

Parece cada vez mais claro que alguém não quer a estabilidade da Guiné-Bissau. Quem?... assumam-se os verdadeiros culpados e coloquem-nos sob tutela de um Tribunal Internacional contra crimes humanitários, porque é isso que parecem estar a fazer na Guiné-Bissau!!
.
É que tudo se conjuga que de uma tentativa, estamos mesmo perante um Golpe de Estado!!!

(e, já agora, proponho-vos que acompanhem esta situação aqui, que está, e bem, no terreno, e aqui, que tem pessoas que também estão próximas dos acontecimentos)

Guiné-Bissau de novo em crise…

(Tanque em Bissau; imagem via Internet)

"A madrugada Bissau-guineense acordou, uma vez mais, tingida de sangue.

O candidato presidencial Baciro Dabó, foi assassinado, esta madrugada na sua residência.

Até aqui, independentemente de ser mais um assassínio, mais uma vida estupidamente tirada, nada teria de estranho ou de mais um acto cobarde de quem não sabe dirimir as diferenças por outros meios que não a violência. E, uma vez mais, os assassinos estariam vestidos com roupas militarizadas e fortemente armados.

O grave é que a sua morte parece ter despoletado outras vítimas.

Segundo a Direcção-Geral dos Serviços de Informação do Estado da Guiné-Bissau (DGSI), por detrás da morte do candidato estaria uma eventual tentativa de golpe de Estado liderada pelo antigo ministro da Defesa, Hélder Proença. E de acordo com um
vídeo da Lusa também Dabó estaria eventualmente ligado à citada tentativa

O mais grave é que, tal como em outros assassínios inexplicáveis, o eventual líder da não menos eventual tentativa de golpe foi morto.

Ora se nos tomarmos como válidas as insinuações da DGSI que o eventual líder teria vindo de Daccar para coordenar as operações, estaremos perante uma implícita acusação de que Senegal estaria por detrás desta crise.

E, de facto, reconheçamos que quase todas as crises por que tem passado a Guiné-Bissau mostram que há mãozinhas externas ao País e aos Bissau-guineenses.

Parece que alguém teme que o País possa singrar quando começar a explorar os hidrocarbonetos.

Parece que os poderes instituídos na região temem uma Guiné-Bissau próspera, desenvolvida e em Paz.

Por onde anda a CPLP, a ONU ou a União Africana? Pode parecer absurdo o que irei afirmar, mas avalio como sendo altura de João Miranda pôr em prática as suas ideias já aventadas e colocar a Guiné-Bissau sob a “ordem” da Comunidade Internacional.

Quanto mais não seja para protecção do próprio País e do seu Povo!!!
"
Publicado no , como Manchete, juntamente com artigos de Jorge Eurico e Orlando Castro, sob o título “Mortes e golpes não deixam a Guiné em paz

Guiné-Bissau e nova crise

Parece que a Guiné-Bissau viveu mais uma etapa negra na sua vida enquanto País com mais uma tentativa de Golpe de Estado onde, parece, estariam implicados dois ex-ministros do País, um dos quais candidato presidencial e, pasme-se ou talvez não, o outro dos implicados teria regressado recentemente do Senegal para coordenar as operações.

Lamentavelmente, e uma vez mais, os eventuais líderes da intentona foram mortos pelo que nunca saberemos as reais intenções que estariam por detrás deste absurdo acto.

Vamos aguardar e, quem sabe, a eventual existência de outros participantes – porque um qualquer Golpe não se faz só com duas pessoas – possa ser conhecida e eles falem…

04 junho 2009

Ainda a questão dos vistos…

Será bom que as autoridades brasileiras digam, de vez, o que se passa.

Segundo a agência portuguesa Lusa, citando o secretário da Embaixada do Brasil, em Luanda, senhor Filipe Lemos, novo grupo foi, ou terá sido, impedido de entrar em São Paulo.

De acordo com a referida notícia, apesar dos passageiros terem os respectivos vistos válidos não preenchiam, e passo a citar “outros requisitos para a permissão de entrada”.

Começa a ser demasiado estranho esta estória.

Não vou aqui defender a retaliação pura e dura, ou seja, que Angola faça uso da “Lei de Talião”, mas será mais que tempo das duas autoridades esclarecerem o que se passa resolvendo o assunto nos respectivos e discretos corredores da diplomacia.

Até porque, como ainda referia num artigo publicado no passado dia 2, uma viagem de avião não é o mesmo que um passeio de carro, onde os custos são mais suportáveis…

02 junho 2009

Estória dos vistos "ilegais"...

(magem daqui)

"Esta história dos vistos ditos ilegais que cidadãs angolanas teriam obtido, segundo deram entender as autoridades de migração e fronteiras brasileiras, e que levou dois grupos de viajantes serem devolvidas a Luanda, ainda vai dar muito que falar.

E disso não tenham nenhuma dúvida. Até porque a comunicação social angolana não está calada e os comentários que se lêem em alguns portais dão mostras do incómodo que a notícia provocou e das ondas que a mesma, se não for mesmo bem explicada, poderá causar.
Estava em Luanda quando isso aconteceu. Televisionei e ouvi a notícia, nomeadamente na TV Zimbo – uma televisão que ainda sem anunciantes privados, mostra, todavia, já ter muita qualidade – relativa aos dois grupos de cidadãs angolanas que viram a sua entrada no Brasil barrada por pretensa ilegalidade na emissão dos vistos que teriam sido emitidos na embaixada da República Federativa do Brasil, em Luanda.

Só que aconteceram dois casos que deverão ser objecto de análise e ponderação pelas diferentes autoridades.

Num, que considero grave, porque parece, talvez extemporaneamente e com o único intuito de salvaguardar a imagem do povo angolano, ter sido adoptado o bom estilo Bush-texano de “dispara (leia-se, detenha-se) primeiro e pergunte depois” – apesar de ouvir numa rádio luandense quando regressava de Cabinda, não pude confirmar pelo que devo colocar esta informação sob reserva – terá sido levado a efeito pelo DNIC que às chegada das cidadãs as deteve.

A confirmar-se, não me parece correcto, mesmo tendo em conta uma eventual salvaguarda da imagem do país e dos angolanos. Nunca é bom haver condenação antes da audição e do julgamento. Por certo que isto terá servido de lição para não adoptarmos como bom tudo o que do exterior vem como acusatório.

E não foi correcto porque, como depois se comprovou, até porque uma das cidadãs entrevistadas afirmava convictamente que já não era a primeira vez que entrava no Brasil com aquele visto – tinha um visto de 365 dias –, os visto eram todos legítimos e regulares.

Só não entendi a afirmação de um responsável da embaixada brasileira e que, substancialmente teria dito que um visto é um convite a visitar o país mas não significa uma entrada aberta e franca no citado país.

Como se Brasil fosse ali na esquina e se não entrarmos hoje entramos noutro dia, pelo que podemos sempre voltar para casa de origem que os bilhetes são quase grátis… (…)" (continue a ler aqui ou aqui).
Publicado como Manchete do , de hoje, sob o título "História dos vistos «ilegais» carece de (boa) explicação"

Santos FC derruba gigante

1º de Agosto e Santos F. C. (vencedor da Taça de Angola 2008)

Quando iniciei a viagem de Luanda a Lisboa, só sabia que o 1º de Agosto tinha eliminado os últimos campeões da Taça CAF/Mandela, os tunisinos do Sfaxien, após grandes penalidades (2-0 e 0-2 e 5-4 na marca da grande penalidade), passando, dessa feita à fase de grupos desta Taça.

No domingo dar-se-ia a segunda mão entre o “pequenino” Santos FC, de Luanda, e o “gigante” Al Ahly, ainda comandado pelo futuro seleccionador dos Palancas Negras, Manuel José.

Naturalmente que as expectativas eram ínfimas até porque o Santos vinha do Egipto com uma desvantagem de 3 bolas sem resposta. O jogo foi no domingo e no domingo foi dia de pôr o sono em dia, estar com a família, e arrumar coisas e loisas, nomeadamente material “juntado” para “alimentar” a minha tese de doutoramento.

Por isso, e porque o jogo foi tarde, não tive oportunidade de saber como foi o desenrolar do jogo. Reconheço, todavia, que a esperança de uma surpresasinha do Santos sobre a melhor equipa africana do século era, senão nula, quase impossível.

E porque o desporto, em geral, e o futebol, em particular, gostam de nos surpreender com impossíveis, eis que soube, já hoje que o Santos FC foi gigante e eliminou os egípcios, o ainda Campeões de África, devolvendo os 0-3 da primeira mão e ganhando na lotaria das penalidades por 6-5, acompanhando, assim, o 1º de Agosto na fase de grupos da Taça CAF/Mandela.

Pode ser um bom prenúncio para a equipa de todos nós, os Palancas Negras, no próximo CAN e, quem sabe, tenham mostrado que milagres são possíveis. Basta querer!

Entretanto as duas equipas angolanas já sabem que vão ter, novamente, de se deslocarem ao Mediterrâneo já que ambas defrontarão entre outras duas equipas egípcias. O Santos FC ficou no Grupo A com o ENPPI (Egipto), o ES Sétif (Argélia), e o AS Vita Club (R.D. Congo); enquanto o 1º de Agosto, no Grupo B, ficou emparelhado com o Haras El Hodoud (Egipto), o Bayelsa United (Nigéria) e o Stade Malien (Mali)

01 junho 2009

Angola, Maio de 2009

Algumas das fotos na visita efectuada a Angola neste final de Maio de 2009 (entre 20 e 30 de Maio), a convite da Universidade Lusíada de Angola (ULA) para falar nas Jornadas de África, pelo “Dia de África” (sobre este assunto escreverei mais tarde).

A bela entrada para o Porto de Luanda, cidade-capital onde houve duas Conferências;

O novo Estádio da Cidade de Cabinda, onde houve uma interessante e participativa Conferência, apronta-se para o CAN2010;

A vila de Catumbela, mostra-nos a velhinha ponte ferro-rodoviária ao lado da futura ponte que ligará, sobre o rio Catumbela, a via rápida entre o Lobito e Benguela, e deverá estar pronta até Julho próximo;

Lobito, a minha Cidade, oferece-nos esta imagem da Igreja de Nª Srª de Arrábida e da Restinga, vista das portas-do-mar;

Aspecto da mesa da Conferência no pólo de Benguela da ULA (Dr. Martim Múrias, director do pólo, Dr. José Pavia, da Univ. Lusíada de Lisboa, eu e a Dra. Ana Duarte, coordenadora de Economia), na cidade dos flamingos (que não vi nenhum, salvo a estátua que nos diz que ali é – ou era – onde “estacionavam”); também aqui, tal como em Luanda e Cabinda, a participação foi de aplaudir.

Dia Mundial da Criança


Hoje, especialmente, é o dia Deles e de todas as Crianças do Mundo.
Como deveria ser sempre Todos os Dias, nomeadamente, para os Meninos de Rua que procuram sobreviver com o pouco que lhes dão sem perderem nunca a alegria de mais um Dia passado, mesmo que…