25 março 2010

Hulk, Sapunaru, Loureiro e o mundo louco do futebol português!

(imagem de Internet)

"Devido a “eventual” agressão a Setwards (será que a língua portuguesa está tão depauperada que nem conseguem ainda substituir este anglicismo por uma expressão lusófona? eu ajudo: Vigilantes) dois futebolistas do Futebol Clube do Porto (FCP) foram suspensos, primeiro preventivamente até serem apuradas as respectivas responsabilidades e depois penalizados e, se acordo com os instrumentos jurídicos da Liga de Clube portuguesa, com penas elevadas,


A palavra “eventual” aparece entre aspas porque há desacordo entre juristas quanto à tipologia e aos actos e quanto às características dos citados Setwards (irra para o termo…). Não sou jurista e por isso abstenho-me de comentar quanto à justeza ou não do “eventual” acto e quanto ao seu enquadramento jurídico.

Mas não posso deixar de manifestar a minha incompreensão quanto ao enquadramento dos citados Setwards (porque não chamar-lhes aquilo que são, Vigilantes) num recinto desportivo.

Para o FCP e para os atletas, que reclamaram para o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), os citados Setwards/Vigilantes não são parte do espectáculo mas equiparados a espectadores contrariando o que afirmava a Comissão Disciplinar da Liga de Futebol portuguesa que os considera como “interveniente no jogo com direito de acesso ou permanência no recinto desportivo” e daí as penas aplicadas.

Ora o CJ da FPF, apesar de considerar como grave as “eventuais” as atitudes dos dois jogadores parece não considerar os referidos Setwards/Vigilantes como intervenientes claros nos espectáculos, ao contrário de jogadores, árbitros ou dirigentes, porque aquelas personalidades não estarão definidas com precisão quanto ao seu papel nos regulamentos desportivos profissionais. Daí, apesar de graves e “condenáveis” reduziu, substancialmente, as penas.

Se bem me recordo desde o Europeu de 2004, realizado em Portugal que os mesmos aparecem em tudo o que é sítio. Daí manifestar a minha estranheza quanto a esta absurda lacuna. (...)" (continuar a ler aqui ou aqui)

Publicado na secção Colunistas do , de hoje

1 comentário:

Dylan disse...

é lamentável que o CJ da FPF esteja a soldo de qualquer clube. Este parece ser o caso. Pobre país...