29 dezembro 2010

As eleições não são só em 2012?

Quem ler os diferentes portais noticiosos de Angola ou os jornais parece que as eleições vão ocorrer já nos próximos meses e não, como será expectável – mas já se ouve uns zum-zuns que não o será – em 2012.

Isto porque em menos de uma semana ocorreram várias inaugurações, algumas das quis importantes para as urbes e zonas onde ocorreram.
No Lobito foi reinaugurada, após cerca de 2 anos de obras, a avenida Sócrates Daskalos (poeta benguelense e antigo governador da província) ex-Norton de Matos e que liga a Caponte à estrada Lobito-Benguela, bem assim, a avenida Correia Victor que liga o bairro do Africano e atinge o terminal Oceânico da Sonangol que servirá para o escoamento do tráfico pesado a partir da fábrica de cimento e do futuro terminal de minério do Porto do Lobito.
Em Luanda foi entregue à população a via-férrea entre a capital e Malange, com passagem por Ndalatando, 18 anos depois da sua inoperacionalidade, devido ao conflito armada que opôs irmãos desavindos. O Caminho de Ferro de Luanda (CFL) saiu de manhã de Luanda e chegou ao meio da tarde a Malange depois de percorrer os 424 km da sua extensão na sua primeira viagem inaugural. O início oficial das viagem do “pouca-terra” começará a 13 de Janeiro próximo.
Ainda em Malange a reestruturação e recuperação do aeroporto foi concluída após 2 anos de obras de beneficiação e a cidade passa a receber normalmente os voos da TAAG – se não houver mais alguma aeronave em manutenção forçada – já a partir de 5 de Janeiro sendo ponto intermédio entre Luanda e Saurimo.
No Uige, a barragem hidroeléctrica de Capanda, situada na vizinha província de Malange, começou, desde a passada segunda-feira, a fornecer luz à cidade capital do café. Um empreendimento que alguns chamaram de prenda de Natal.
Ou seja, o desenvolvimento de Angola está em força mas, parece que está subjacente uma ideia de eleições a breve prazo…

Sem comentários: