03 novembro 2011

Angola e o IDH 2011

Conforme se atesta no gráfico Angola melhorou ligeiramente desde 2000 até ao presente. Ainda assim mantemo-nos num “honroso148º lugar entre os países do Mundo!...

E para isso muito contribui o desagradável índice de pobreza que continua a persistir entre os nossos concidadãos; 58,4% dos angolanos são pobres e destes 54,3% são extremamente pobres: não auferem mais de 1,25 USDólares por dia!!

E somos um País muito rico…

Na Educação continuamos a gastar pouco; só 2% do PNB. Todavia, apresentamos uma literacia elevada. Cerca de 70% dos adultos sabem ler e escrever.

Outro registo importante é o facto da população angolana estar maioritariamente concentrada nas zonas urbanas: cerca de 60%! Sendo que a maioria da população é empobrecida, apesar da sua literacia, talvez comece ser altura do Governo retornar o excesso populacional – e sabemos que há muitos concidadãos que não conseguem um emprego aceitável e urbanizável – para as suas zonas de origem, permitindo assim, um maior desenvolvimento agrário e pecuário para reduzir as importações de bens de primeira necessidade, e incrementar as indústrias extractivas e produtivas no interior do País!

Ganhará o País e ganharão as populações menos afortunadas!

1 comentário:

Calcinhas de Luanda disse...

Que tal horroroso sem aspas?