26 novembro 2011

N’A Gâmbia, o previsto aconteceu…

O que era previsível e o prenunciado aconteceu sem surpresas! O até agora presidente d’A Gâmbia, Yayah Jammeh, no poder há 17 anos foi reeleito para um novo mandato de 5 anos com cerca de 72% dos votos. O principal, opositor, do Partido Democrático Unido (UDP), Ousainou Darboe, que se candidata pela quarta vez, só obteve cerca de 17%, enquanto um terceiro, Hamat Bah – terceira vez que se apresenta ao acto – não foi além dos 10%.

A Oposição contestou os resultados da Comissão Eleitoral Independente (CEI).

Tal como em outros países africanos, a democracia n’A Gâmbia é de mera fachada. É um poder musculado, resultante de um Coup d’État ocorrido em 1994 e que reverteu numa pseudo-democracia onde o turismo contribui, substancialmente, para o crescimento económico ocorrido durante o corrente ano de 5,5%.

A prevista reeleição de Jammeh, de 46 anos, líder da Aliança Patriótica para a Reorientação e a Construção (APRC) e reconhecido por ter um “grande dom para curar males” e a falta de democraticidade no País era tão evidente que a CEDEAO recusou enviar observadores para o acto eleitoral por considerar que estas não seriam “livres, justas e transparentes”. Todavia – o que não surpreende – a União Africana, afirmou que, apesar de haver alguns constrangimentos, o acto e a operacionalidade da CEI foi normal, livre e transparente…

Uma cúpula de líderes obsoletos, na sua maioria, a mandar nos destinos de África continua a sobreviver na União Africana para desgraça dos africanos.

Já agora como ela definirá as eleições de Marrocos onde somente 45% dos eleitores foram às urnas? Legítima? Certamente! Mas normal e observadora da vontade popular? Parece-me que não…

Entretanto, o gambiano Jammeh (soa a “jamais” em francês) jamais deixará o poder salvo se a comunidade internacional tomar alguma previdência nesse sentido. Mas como n’A Gâmbia não há, que se saiba, petróleo e o Senegal quer um língua sossegada…

1 comentário:

Orlando Castro disse...

Democracia de fachada em África? Como é possível...

Kdd