31 agosto 2011

Mugabe anda calado, mas quando fala…

Lembram-se do senhor da foto? É ele mesmo: Robert Mugabe, o guru do arrivista sul-africano Julius Malema.

Mugabe tem andado muito calado. Nem após a estranha morte do marido da vice-presidente e das suas legítimas dúvidas quanto ao acidente de que resultou o tal passamento (devido a um incêndio inexplicável durante a noite…) o ainda presidente (há cerca de 31 anos no poder há quem esteja mais...) do Zimbabué falou.

Mas quando abre a boca, lá vem moscardo…

Pois o senhor Mugabe mandou expulsar os diplomatas líbios que renegaram a Jamairia e o seu líder, Kadhafi.

Como sempre os autocratas auto-defendem-se e protegem-se.

Quatro da gerotoncracia política africana já foram (Bem Ali, da Tunísia, Hosni Mubarak, do Egipto, Laurent Gbagbo, na Costa do Marfim, e, segundo parece, porque a União Africana ainda não o reconheceu, excepto a Nigéria, Muammar Kadhafi, na Líbia); quase outros tantos estão na calha...

Assim os Povos queiram e o decidam!

30 agosto 2011

Huambo mais perto dos centros de decisão

No mesmo dia a cidade do Huambo e a sua província viram ser reinaugurados dois empreendimentos importantes no desenvolvimento social e económico da província: a chegada oficial da primeira composição ferroviária do CFB ligando a capital do Planalto Central ao porto do Lobito – demorou 6 horas a cumprir o trajecto entre Cubal (Benguela) e a estação central do Huambo –, após 27 anos de interregno, e o aeroporto Albano Machado, acabando com a triste sina dos huambenses em terem de ir à província vizinha do Bié quando precisavam de se deslocar à capital do País, Luanda.

No mesmo dia – de vez em quando ele também sai, mesmo não apreciando essas deslocações – Eduardo dos Santos – foi uma prenda de anos atrasada – presidiu às duas (re)inaugurações para gáudio do desenvolvimento da província, tornando-a, cada vez mais, no principal pólo de desenvolvimento da região central angolana.

Pena é que o governador da província tenha pactuado com a presumível – pelo menos foi confirmado pelas autoridades locais – detenção de dois militantes da UNITA, na cidade do Bailundo, por andarem nas ruas com bonés do partido e após terem sido espancados por militantes do partido no poder os quais destruíram os adornos dos opositores.

Aqueles é que agridem por não gostarem da união das cores kwachianas e estes é que são detidos. Boa leitura de tolerância deixou o senhor deputado, e presidente do CPI, Higino Carneiro na província do Huambo…

28 agosto 2011

Não vencemos o Afrobasket 2011

Angola perdeu na final com a Tunísia por 56-67 a oportunidade de elevar para 11 os campeonatos ganhos e a entrada directa nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012.

Ainda há uma nova hipótese no torneio de apuramento onde entram o segundo e terceiro classificados deste Campeonato.

No terceiro lugar ficou a Nigéria que derrotou a Costa do Marfim (77-67).

Vamos esperar que até ao torneio Angola consiga estabilizar o seu grupo técnico e, por extensão, a sua equipa no global.

Força Angola. Contamos contigo nos Olímpicos!

22 agosto 2011

Jorge Carlos Fonseca o 4º presidente

(imagem de A Semana, via Internet)

Jorge Carlos Fonseca, apoiado pelo MpD, segundo os primeiros dados oficiais e ainda de acordo com a mandatária do outro concorrente, Manuel Inocêncio Sousa, e candidato oficial do PAICV às presidenciais de Cabo Verde, terá sido eleito para substituir Pedro Pires, tornando-se no 4º presidente de Cabo Verde.

Esta vitória, será a confirmação da derrota pessoal de José Maria Neves, já consubstanciada após a 1ª volta quando o candidato preterido pelo bureau do PAICV, Aristides Lima, obteve o terceiro posto muito próximo do candidato preferido por Maria Neves e seus pares.

Esta situação, fruto, talvez, da inteligência e do bom senso eleitoral dos caboverdianos, obrigará a uma cohabitação entre o partido maioritário, PAICV, e o candidato Jorge Fonseca para os próximos anos.

O fim do Príncipe dos Príncipes?...

(Imagem da Internet)

Segundo os meios audiovisuais, como por exemplo a AlJazeera, e cibernautas Muamar el-Kadhafi já não manda em Tripoli e dois dos seus filhos terão mesmo sido detidos pelas forças rebeldes e as suas “gloriosas” forças militares verdes ter-se-ão rendido às forças insurgentes.

É o fim de mais um ditador em África.

Parece que já restam 3 “eternos”(?) dinossauros autocratas no Continente.

Até quando?

Ou até quando eles irão manter-se fechados à mudança e à voz do Povo?

20 agosto 2011

Reeleição de Obama já está sob fogo intenso… (artigo)

"A agência de notação Standard & Poor’s (S&P) baixou, pela primeira vez desde a sua criação, em 1941, e desde que existem empresas de rating ocidentais – as empresas chinesas já há muito o tinham feito –, a nota dos EUA de Triple A para AA+.

Um golpe forte na chamada maior economia do Mundo e uma severa “humilhação” para a superpotência global.

Mas também um golpe nas intenções de Obama em ser reeleito em Novembro do próximo ano.

Sejamos claros. Este rebaixamento (downgrade) da dívida norte-americana tem mais efeitos políticos – e analistas da S&P já o admitiram em entrevistas – do que económicos para os EUA que não tanto, sublinhe-se e, embora ainda assim um pouco preocupante, para os seus credores.

Recordemos que por quando do crash do imobiliário e do Lehman Brothers nenhuma das agências (S&P, Moodys e Fitch) teve a coragem, como continua a não ter, como já fizeram questão de o preanunciar, de colocar em causa a nota máxima dos norte-americanos. (...)" (continuar a ler aqui)
Publicado na secção de Economia, do semanário , edição de 19 de Agosto de 2011

17 agosto 2011

A lei eleitoral e a UNITA

Ontem, a Assembleia Nacional votou e aprovou o Projecto de Resolução sobre o Pacote Legislativo Eleitoral só com os votos do MPLA.

E porquê? Porque a UNITA, discordando do conteúdo, o que para partido da oposição é perfeitamente natural, não quis dar a sua concordância.

Até aqui nada demais. É o que torna a democracia mais interessante o direito à diferença de opinião.

Agora o que já não é natural é um partido responsável abandonar no acto da votação como contestação á mesma.

Não é natural nem satisfatório mesmo que o Projecto apresentado seja ferido de constitucionalidade, porque para isso existe o tribunal Constitucional para sancionar, ou não, no fim o Projecto e, ou os seus artigos objectos de refutação.

Por outro lado, queira a UNITA, queiramos nós eleitores e povo em geral, ou não queiramos, goste a UNIT, gostemos nós, ou não o facto é que o MPLA obteve nas últimas eleições legislativas uma maioria suficientemente qualificada para, que os partidos da oposição, mesmo que todos eles, caso abandonem o Hemiciclo, este terá sempre quórum e manda a obediência – vai haver novas eleições no próximo ano… – que se vote conforme determina os chefes do partido.

E até porque a FNLA e o PRS, embora talvez não concordando com o Projecto, não abandonaram e abstiveram-se.

Por isso, o acto de abandono da sala do parlamento em vez de ser um acto de protesto acabou por ser mais, na minha opinião, um acto de rebeldia e de desrespeito pelos eleitores.

Quem não concorda, segundo as regras da boa educação democrática, vota contra.

E não foge!

Este apontamento foi citado e transcrito no portal Angola 24Horas, de 18/Agosto (http://www.angola24horas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=5563:la-lei-eleitoral-e-a-unitar-eugenio-costa-almeida&catid=14:opiniao&Itemid=24)

12 agosto 2011

E Luanda deve estar sorrindo ... (artigo)

(imagem ANGOP, via Internet)

"Apesar de me merecer toda a simpatia pelo seu sucesso enquanto foi presidente, embora num sistema arcaico e retrógrado, mas sancionado num referendo pré-independencial, Manuel Pinto da Costa ao ser eleito para substituir Fradique de Menezes, deu a maior alegria que poderia dar a Luanda e ao seus “patronos”.

Os santomenses, na 2ª volta das presidenciais, deram a Manuel Pinto da Costa cerca de 52,9% dos votos (cerca de 35,1 mil votos), apoiado pelos outros candidatos preteridos e pelo MLSTP e pela ADI, actualmente no poder, contra os quase 48% (cerca de 31 mil votos) de Evaristo Carvalho.

Ora esta eleição tornou possível a trilogia que a Cidade Alta da capital muxiluanda precisava para sentir as ilhas maravilhosas mais perto da sua influência geopolítica: um presidente, um primeiro-ministro e dois partidos próximos do MPLA – o MLSTP e a ADI.

Não há dúvidas que Luanda deve estar feliz e sorrindo!

E para que a felicidade seja total só falta que o candidato próximo do PAICV, em Cabo Verde, acabe eleito na 2ª volta das presidenciais cabo-verdianas como poderá indiciar os resultados das eleições de 7 de Agosto passado que parecem indicar a necessidade de uma nova etapa entre o candidato apoiado pelo MpD, Jorge Carlos Fonseca, e o apoiado pelo PAICV, Manuel Inocêncio. (...)" (continuar a lar aqui ou aqui)
Publicado no , em 8 de Agosto passado

E Luanda sorrindo...

Ver artigo pulblicado no Perspectiva Lusófona, na secção "Mundo", em 8/Ago/2011, sob o título "E Luanda deve estar sorrindo...", sobre a eleição de Manuel Pinto da Costa, em STP, e como Luanda deve estar satisfeita.

http://perspectiva-lusofona.weebly.com/5/post/2011/08/e-luanda-deve-estar-sorrindo.html

07 agosto 2011

Obama já está sob fogo intenso…

A agência de notação Standard & Poor’s (S&P) baixou, pela primeira vez desde a sua criação, em 1941, e desde que existem empresas de rating ocidentais – as empresas chinesas já há muito o tinham feito –, a nota dos EUA de “Triplo A” para “AA+”.

Um golpe forte na chamada maior economia do Mundo e uma severa “humilhação” para a superpotência global.

Mas também um golpe nas intenções de Obama em ser reeleito em Novembro do próximo ano.
Sejamos claros. Esta “queda” tem mais efeitos políticos – e analistas da S&P já o admitiram em entrevistas – do que económicos.

Recordemos que por quando do crash do imobiliário e do Lehman Brothers nenhuma das agências (S&P, Moodys e Fitch) teve a coragem de colocar em causa a nota máxima dos norte-americanos.

Havia a expectativa de quem iria tomar o poder em Washington DC e como evoluiria a economia norte-americana.

Por outro lado, não esqueçamos que a colossal dívida federal norte-americana está, em grande medida – há quem aposte que na sua grande maioria – nas mãos dos chineses (cerca de 1,15 biliões “milhões de milhões” de dólares) e na dos japoneses (cerca de 1 bilião de dólares), embora a Índia se perfile como uma das apostadoras no dólar.

Por outro lado, os chineses têm vários milhares de milhões em reservas em moeda estrangeira essencialmente conectados ao dólar.

Ora, esta queda no rating norte-americano mais do que afectar – e de que maneira – o prestígio, já um pouco abalado, de Obama afecta a economia dos credores dos norte-americanos e, por extensão, toda a economia global e, principalmente, a emergente que depende da estabilidade que emana das margens do rio Potomac.

Não há dúvida que Barack Obama está sob fogo intenso dos mais conservadores e da inoperância dos democratas…
6/Ago/2011