19 janeiro 2012

Resenha semanal do Facebook 3

(Resenha semanal do Facebook (9 a 17 de Janeiro)

1. Sobre as nomeações na “nova” EDP onde o Estado já só detém 4% e votos, como accionista, nesta amplitude…

“A mim parece-me que o que só muda é o disco (ou o CD para estar mais na moda); ou como num baralho de cartas nas quatro séries, há outras tantas cores, mas todas com as mesmas sequências...”
Líder socialista diz que as nomeações para a EDP demonstram apropriação pelas

2. Sobre o passamento físico de Malam Bacai Sanhá…
“Mais um grave problema para a Guiné-Bissau. Espera-se e deseja-se que saibam saber honrar o presidente que hoje faleceu.”

O Presidente guineense, Malam Bacai Sanhá, morreu hoje no hospital Val de Grâce, em Paris, anunciou fonte oficial da Presidência da Guiné-Bissau.

3. Sobre a nova página da Casa de Angola Lisboa) no Facebook e a nova actividade cultural
“Recomendando a nova página da Casa de Angola (https://www.facebook.com/pages/Casa-de-Angola/266454596751792?sk=wall) proponho-vos esta interessante manifestação de cultura:
A DIRECÇÃO DA CASA DE ANGOLA INFORMA OS SEUS ASSOCIADOS E AMIGOS QUE A PARTIR DO DIA 15 INCLUSIVÉ VAI DECORRER TODOS OS DOMINGOS PELAS 16.30 TERTÚLIAS POÉTICAS DE AUTORES ANGOLANOS SEGUIDO DE UM CHÁ.
DIA 15 TEREMOS A PRESENÇA D...Ver mais (Casa de Angola)”
Associação sem fins lucrativos.
Página: ‎65 gostam disto.

4. Candidatura formal de Luisete Macedo Araújo à presidência de Angola através do PAR.
“Já que "não os posso" vencer por via universal e directa, junto-me e candidato-me. Assim, deve ter pensado Luisete Macedo que surge como cabeça de lista do Partido Angolano Republicano e, por inerência, candidata à presidência da República.”

Angola tem a partir de Terça-feira uma mulher candidata à presidência da República.

5. Como ao “abrigo” da austeridade o Estado português anda a alienar a Cultura que não é só sua, mas de toda uma Lusofonia.
“A cultura não pode continuar ao sabor dos desmandos económicos de quem nada sabe, ou nunca soube, gerir. Não está em causa a Livraria, de per si, mas o suporte de toda uma enorme cultura que já não pertence, em exclusivo, ao Estado português mas a toda uma comunidade de milhões de falantes em português!”

O ex-candidato presidencial Manuel Alegre encabeça um abaixo assinado subscrito por 59 escritores nacionais em protesto contra a projectada decisão do Governo de encerrar a Livraria Camões no Rio de Janeiro, considerando tratar-se de um ato "deplorável".

6. Por vezes parece que a senilidade atinge prematuramente os políticos…
“Não entendo como alguém possa achar "abominável" o tratamento de hemodiálise a uma pessoa com mais de 70 anos. Será que pessoas como Mário Soares ou Soares dos Santos ou mesmo Pinto da Costa que têm mais de 70 anos e são considerados lúcidos não têm direitos? Ou será que "avozinhos" de 70 anos devem pagar para continuar a serem gente? Só espero que o senhor Dr. António Barreto pondere na "abomina...Ver mais”

Manuela Ferreira Leite defendeu ontem, no programa Contra Corrente, na SIC Notícias, que um doente com mais de 70 anos deve ter direito à hemodiálise “se pagar”.

7. Periodicamente os cientistas vão descobrindo novas espécies na Natureza…
“Apesar das diabruras da Humanidade, a Natureza continua, milagrosamente, a renovar-se e a maravilhar-nos!”

Tanzânia: Encontrada nova espécie de víbora. Na Tanzânia foi descoberta uma nova espécie de víbora. O local exato foi mantido em segredo para proteger a espécie do tráfico ilegal.

8. O nosso belo “pouca-terra” continua a sua lenta mas firme progressão para Leste, a partir do Lobito…
“O CFB como uma minhoca vai progredindo. Espera-se é que, como a minhoca o faça com coragem e fiabilidade!”

Luanda, Angola, 12 Jan – O director comercial do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), Aquiles de Carvalho, anunciou quarta-feira em Luanda ser intenção da companhia ferroviária chegar ao Luena, capital da província do Moxico, até 30 de Abril do corrente ano.

9. O semanário luso-angolano “Sol” oferece-nos como capa da edição de sexta-feira 13/Jan., uma indicação que há “novas provas” sobre a questão da licenciatura do ex-pm luso Sócrates, mas que…
“E isto apesar de haver novas indicações nesse sentido, segundo a capa do Sol...
Provavelmente se fosse ver esta licenciatura, talvez que muitos mais que hoje tanto gostam de colocar o epíteto de Dr. ou Engº. tivessem também de ser analisados e, por certo, talvez que houvessem algumas quantas humilhações públicas. E falam que brasileiros gostam muito de "Coronéis" e angolanos de "Doutores". Onde é que será que aprenderam?”

O Ministério Público não vai reabrir o inquérito à licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente (UnI) – apurou o SOL junto da directora do Departamento Central de Investigação e Acção_Penal...

10. Quando Angola começa a estudar a entrada no país do sistema de televisão digital com apoio da RTPA, pensar nas diversas opções, não ser(ia)á displicente…
“Casas portuguesas entram definitivamente na era da televisão digital (TDT).
Só não se entende como a ANACOM e o Estado/Governo português deram o controlo da emissão da TDT a uma empresa que detém um sistema de Televisão por Cabo paga (pay per view)!
face ao que denuncia o semanário Sol infere-se que o Governo português (da altura e o actual) deram clara vantagem ao primado das emissões pay per view. É a vantagem das casas portuguesas terem tantos intelectuais e... abonados!
Talvez que as 3 empresas de TV (RTP info, SIC/N e TVI24) portuguesas ponham os seus canais de Notícias nos canais livres.”

Na quinta-feira as populações de 25 concelhos dos distritos de Lisboa, Setúbal e Beja deixaram de ter televisão analógica. Foi a primeira fase do início da Televisão Digital Terrestre (TDT), que se vai...

11. Como um cartune de uma parte da classe dirigente do País provocou tanta urticária em “objectos” conexos, sendo que estes deram mais importância ao facto que os visados; ou serviram ingenuamente, de meras correias de informação. Mal quando os visados não conseguem rir de si mesmo…
“Por causa do(s) cartoon(s) do F8 e das movimentações políticas subjacentes com alguns ataques pessoais contra W. Tonet que extravasaram a simples censura/análise política - porque deveria ser isso que se deveria tirar dos cartunes, independentemente da sua anómala crítica - interessante o texto que foi publicado no semanário com recurso a um texto/estória de Pepetela por alturas do 27 de Maio.
Na prática, os detractores do cartoon deram-lhe mais ênfase que o mesmo mereceria...”

12. Estranhamente, e durante uma parte substancial de domingo, principalmente, a partir do meio da tarde, tive, enormes – para não dizer, sem conseguir – aceder ao portal da ANGOP
“Estranho, mas hoje (ontem) desde o meio da tarde até à noite dentro tem-me sido impossível aceder ao portal da ANGOP? Será que houve alguma revolução interna ou mudou de acesso informático e nada disse?”

13. Creio que o meu comentário é suficientemente elucidativo…
“Pelos vistos estes atrasos na Justiça serão um vírus lusófono...”

Está marcado para segunda-feira o júri popular do caso Ceci Cunha, deputada federal alagoana que foi morta a tiros na varanda da casa da irmã em 1998. De acordo com o Ministério Público, o crime teve motivação política, pois o primeiro suplente da vaga, o ex-deputado Talvane Albuquerque, queria ocup...

14. Segundo algumas fontes que parecem estar surpreendidas, o MPLA deverá escolher Eduardo dos Santos para seu cabeça de lista; que ganda nota…
“Um tabu da verdade apostolizada...”

Na próxima semana o MPLA vai definir se o seu presidente, José Eduardo dos Santos, será o cabeça de lista do partido nas próximas eleições. Outra expetativa da reunião é saber quem poderá concorrer para vice-presidente. DW-WORLD.DE, die Deutsche Welle im Internet: Nachrichten, Analyse und Service au...

15. Um portal de informação brasileiro anuncia que alguns agências informativos da Líbia, da Sérvia e da Rússia, afirmam que Kadhafi estará vivo e pronto a liderar uma revolta…
“E ao terceiro dia (perdão, mês) Kadhafi ressuscitou. recordemos que diziam que ele tinha cerca de meia dúzia de sósias, pelo que tudo é possível e a morte oficial tenha sido premeditada.Mas, honestamente, foi a primeira vez que ouvi isto...”

Informes de agências de notícias que circularam nesta segunda-feira na Líbia, na Sérvia e na Rússia relatam a primeira aparição do coronel Muammar Gaddafi após a notícia de sua morte, durante os conflitos ocorridos naquele país, ano passado.

16. O acordo de CES assinado entre Governo português, patronato e uma das Centrais Sindicais lusa, poderá criar alguma instabilidade social, devido ao fim de um certo espírito europeu de bem-estar e acomodidade social...
“Estamos no fim do chamado "european welfare" e no início final da colonização do "american dream"?! E cantando, cantando... levados, levados.., lá vamos indo ao sabor de mentalidades despudoradas onde os interesses (con)geniais se sobrepõem aos interesses do colectivo...”

Santos Pereira diz que o acordo encontrado com os parceiros sociais

Sem comentários: