26 setembro 2012

Guiné-Bissau, 39 anos de independência?

"A Guiné-Bissau comemora – ou comemoraria – hoje [24 de Setembro] o seu 39º aniversário de independência.


Escrevo comemoraria, porque tal como o seu vizinho Mali, está sob a "protecção" de terceiros que, aproveitando um eventual Coup d'État – que muitos consideram uma oportuna e bem montada intentona – se "apoderaram" da vida política, social e, principalmente, militar do País.



De facto, tal como o Mali – com a grave particularidade de este estar já cindido sem que a UA e a CEEAO nada efectivamente façam – a Guiné-Bissau está sob domínio de pseudo-potências que só conseguem manter o seu actual status quo através de patrocínios, com maior ou menor evidência, de Golpes de Estado.


Quantas vezes o Senegal já tentou intervir, directamente, nas questões Bissau-guineenses e das anteriores vezes que isso aconteceu foi copiosamente derrotado?

Quantas vezes os vizinhos de Bissau tentaram impor as suas regras políticas e de todas elas os guineenses aplicaram o chamado "xuto no cu" aos potenciais "imperadores locais"?

Só o conseguiram agora através do patrocínio "descomplexado" dos subservientes senhores que dominam a actual CEEAO e com o pouco discreto beneplácito da União Africana.

Talvez que o 40º aniversário seja mesmo comemorado e em plena liberdade!"


Publicado no Notícias Lusófonas - Colunistas, hoje.

Sem comentários: