28 janeiro 2012

É legal, mas será de bom senso?...

"A jurista Susana Inglês foi nomeada para presidir ao Conselho Nacional de Eleições, apesar dos votos contrários e das delações da oposição e de algum sector da sociedade civil.

Segundo estes a dra. Inglês não gozaria de todos os quesitos necessários e exigidos pelo despacho que publicitou a candidatura ao cargo dado que não cumpria um dos requisitos exigidos pela lei orgânica das eleições (Lei n.º 36/11), o de ser magistrada.

Esta Lei, no seu nºs. 1, alíneas a) e b) do artº 143, anunciava que a Comissão Nacional Eleitoral é composta por dezassete membros, sendo presidida por " um magistrado judicial (…) oriundo de qualquer órgão, escolhido na base de concurso curricular e designado pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial, o qual suspende as suas funções judiciais após a designação;”.

Acusam os seus detractores que a dra. Susana Inglês é somente uma advogada, por acaso membro da OMA (Organização das Mulheres Angolanas), organismo feminino do MPLA, e que já não exerce algum cargo de magistratura há vários anos.

De notar que ainda recentemente alguém dizia – deveria estar distraído, por certo, – que a dra. Inglês era somente membro da OMA, esquecendo-se que esta é uma secção específica de um partido político, no caso, e por mero acaso, o MPLA, partido qualificadamente maioritário em Angola…

É certo que a jurista Susana Inglês desde 1992 que não exerce o seu cargo de juíza para que foi nomeada anteriormente, por decisão do então Ministro da Justiça.

Vamos ser mais objectivos. Independentemente de razões políticas que estejam subjacentes, e estão, há algo que não se deve esquecer. A Lei – e esta é igual em quase todas as Constituições que se querem "dito” democráticas – impede que o poder legislativo se sobreponha ao poder judicial. (...)" (continuar a ler aqui ou aqui)
Publicado no como Manchete do , de hoje

27 janeiro 2012

A contínua bajulação...

Por vezes há países e/ou regiões político-económicas que gostam de ser o capacho ou fazer o jogo sujo de terceiros. E fazem-no ma melhor das suas aptidões como se fosse a coisa mais natural porque foi isso que o(s) seu(s) parceiro(s) assim o desejou mas que, por razões de momento, não poderão, segundo assim o pensam, fazer.

Vem isto ao caso da recente iniciativa Ocidental de penalizar o Irão por causa das denúncias da a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) – cujo principal patrão, é os EUA – suspeitar que o actual programa nuclear do Irão tem fins militares.

Perante estas eventuais pertinentes delações, a União Europeia, perdão, os líderes diplomáticos da União Europeia, decidiram fechar hoje a pasta que pondera impor ao Irão um embargo ao consumo (leia-se, importação) do seu crude.

Mesmo que, contingentemente, o Irão decida, arbitrariamente e ao arrepio das normas internacionais, fechar à navegação o estreito de Ormuz por onde passa mais de 60% do petróleo consumido a nível mundial, provocando com isso não só a ira dos Ocidentais e, em certa medida, também dos chineses (pouco), como, ainda mais grave, considerar como sua uma parcela que pertence a Oman.

E tudo isto baseado no facto do Ocidente, no alto da sua preventiva sobrevivência, temer que a campanha iraniana pelo enriquecimento do urânio, lhe possa permitir usufruir de condições para criar uma arma nuclear.

Não se contesta este receio até porque os iranianos já dispõem, segundo eles próprios e alguns dos seus aliados, de mísseis balísticos com capacidade para chegar a algumas das principais cidades europeias.

Sublinhe-se, unicamente, às cidades europeias e, por exclusão de partes já que são os seus recentes ancestrais inimigos religiosos – e só por isso e nada mais – os israelitas (leia-se, judeus).

Ora, se só chegam à Europa (e mesmo nesta nem em todas) – e aqui incluo, naturalmente, algumas regiões russas, mesmo que asiáticas, – e aos seus oficiosos inimigos árabes, os ditos moderados, – o grande dificuldade e óbice do Irão é não poder ser considerado árabe – e não chegam aos EUA, o seu “enorme” inimigo, a par de Israel, porque é que a União Europeia avança com as citadas sanções?

Vontade de ser vítima ou justificar a queda da sua unidade monetária, o Euro, ou dos seus eternos problemas político-económicos?

Ou seja, parece que a União Europeia continua a ser a lança de ataque de terceiros – recordam-se da Líbia? – e, neste caso, o seguidor das necessidades políticas e militares dos EUA (esta não é uma época privilegiada para iniciativas polítco-militares que ponham em causa as eleições presidenciais) e dos outros.

Ou será que os “simpáticos” ministros da relações exteriores eurocratas estão a ser os executantes – só para não chamar de contínuos, porque poderia insultar esta respeitável classe laboral, – das vontades dos euro-nórdicos (Noruega e Reino Unido/Inglaterra) bem assim, dos os russos, por acaso os principais – únicos, ainda – produtores de crude na Europa.

Ou seja, a UE vai continuar a meter a cabeça na trampa (na tuge) e os outros é que ganham dinheiro e sossego.

E, depois, ainda vem a União Africana parecer querer seguir as pisadas dos eurocratas quando deseja criar mais uma casa a partir do telhado: a livre circulação de capitais, bens e serviços a partir de 2017 sem ter criado condições para a integração plena dos países-membros...

Tenham dó!

Publicado no semanário Novo Jornal, edição aniversariante 210 (4º ano), 27/Jan./2012, pág 21.

26 janeiro 2012

24 janeiro 2012

Censura escamoteada?

A fazer fé na notícia do Público, de hoje, e reflectida na imagem acima, tudo parece indicar que a cessação do programa, visando toda uma equipa e sob a desculpa que o mesmo estava em final de contrato, parece mais uma evasiva e uma fuga para a frente a que, antigamente, chamariam de “censura”.

Ora como o artigo de opinião, em questão, que terá motivado este calafrio na equipa dirigente da rádio portuguesa, que por acaso pertence ao grupo RTP – Rádio e Televisão Portuguesa (ou de Portugal, não sei e nem me interessa ir ver o portal), e que por acaso transmitiu o “Reencontro” que parece ter provocado vários desencontros, é natural que nada mais teriam de fazer que impedir que alguma bitacaia vesperal provocasse também algum calafrio em terceiros.

E em terceiros que parecem estar a pagar, também eles, algumas das viagens de alguns dos políticos lusos-arrendais.

Compreende-se!...

23 janeiro 2012

O contínuo dos outros…

(míssil balístico iraniano Shahab3)

A União Europeia, perdão, os líderes diplomáticos da União Europeia vão fechar hoje a pasta que pondera impor ao Irão um embargo ao consumo (leia-se, importação) do seu crude.

Tudo porque o Ocidente, no alto da sua preventiva sobrevivência teme que a campanha iraniana pelo enriquecimento do urânio, lhe possa permitir usufruir de condições para criar uma arma nuclear.

E isto tudo porque a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) – cujo principal patrão, é os EUA – suspeita que o programa nuclear do Irão tem fins militares. e é uma suspeita credível, porque...

Não se contesta este receio até porque os iranianos já dispõem, segundo eles e alguns dos seus aliados, de mísseis balísticos com capacidade para chegar a algumas das principais cidades europeias.

E, unicamente, cidades europeias e, por exclusão de partes e porque são os seus inimigos religiosos – e só por isso e nada mais – os israelitas/judeus.

Ora, se só chegam à Europa (e mesmo nesta nem em todas) – e aqui incluo, naturalmente, algumas regiões russas, mesmo que asiáticas – e aos seus oficiosos inimigos árabes – o grande problema do Irão é não poder ser árabe – e não chegam aos EUA o seu “enorme” inimigo, a par de Israel, porque é que a União Europeia avança com as citadas sanções?

Vontade de ser vítima e justificar a queda do Euro?

Ou seja, parece que a União Europeia continua a ser a lança de ataque de terceiros e, neste caso, o contínuo dos EUA e dos outros.

Ou será que os “simpáticos” ministros da relações exteriores eurocratas estão a ser os executantes das vontades dos euro-nórdicos (Noruega e Reino Unido/Inglaterra) bem assim, dos os russos, os principais produtores de crude na Europa.

Ou seja, a UE vai meter a cabeça na trampa e os outros é que ganham dinheiro.

E, depois, a União Africana ainda parece querer seguir as pisadas dos eurocratas quando deseja criar mais uma casa a partir do telhado: a livre circulação de capitais, bens e serviços a partir de 2017 sem ter criado condições para a integração plena dos países-membros...

Este apontamento foi citado e transcrito no portal do Jornal Pravda, em 24/Jan./2012 (http://port.pravda.ru/news/mundo/24-01-2012/32816-continuo_ue-0/) e no Zwela Angola (http://www.zwelangola.com/index-lr.php?id=8170)

19 janeiro 2012

Não basta parecer ser sério…

(falta de água, de luz, de gás, de lenha; e assim o papagaio se safou...)

Há um adágio muito antigo, de origem romana – ou latina –, que diz que “à mulher de César não lhe basta parecer ser séria”.

Isto prende-se com o facto de uma empresa de filhos de um governante ter sido contemplada com algumas dezenas de milhões de dólares para transmitir, externamente, uma certa imagem do país de origem.

Não está em causa os fundos entregues, tendo em conta, a ajuda que os mesmos transmitem.

Agora, desconhece-se quando e em que medida houve concurso público para o benemérito outorgamento dos citados fundos à referida empresa.

Tal como nada obsta que a principal empresária do emblemático país, também ela, e por mero acaso, filha do avisado senhorio – a quem não se conhece quaisquer rendimentos elevados para que os filhos sejam tão abonados –, tenha solenizado um contrato entre a sua holding e a de uma congénere portuguesa para a implantação e exploração de uma cadeia de super e hipermercados em todo o país.

Como também não é relevante que a maioria dos fundos capitalizados pelo país sejam provenientes de uma matéria-prima importante não só para a sua economia como para a economia de muitos países.

Agora já é mais importante é saber que gere, administra, superintende, realmente, estes fundos e quem os deve controlar.

Esse, por muito que digam que os organismos internacionais andam atrasados nos seus elementos de estudo e de trabalho, continua a ser o grande embaraço da transparência do país.

Pois, a um líder, como à mulher de César, não lhe basta parecer ser sério. Tem de mostrar, além de todas as evidências, principalmente acima daquelas que parecem querer mostrar o contrário, que o é mesmo!

Resenha semanal do Facebook 3

(Resenha semanal do Facebook (9 a 17 de Janeiro)

1. Sobre as nomeações na “nova” EDP onde o Estado já só detém 4% e votos, como accionista, nesta amplitude…

“A mim parece-me que o que só muda é o disco (ou o CD para estar mais na moda); ou como num baralho de cartas nas quatro séries, há outras tantas cores, mas todas com as mesmas sequências...”
Líder socialista diz que as nomeações para a EDP demonstram apropriação pelas

2. Sobre o passamento físico de Malam Bacai Sanhá…
“Mais um grave problema para a Guiné-Bissau. Espera-se e deseja-se que saibam saber honrar o presidente que hoje faleceu.”

O Presidente guineense, Malam Bacai Sanhá, morreu hoje no hospital Val de Grâce, em Paris, anunciou fonte oficial da Presidência da Guiné-Bissau.

3. Sobre a nova página da Casa de Angola Lisboa) no Facebook e a nova actividade cultural
“Recomendando a nova página da Casa de Angola (https://www.facebook.com/pages/Casa-de-Angola/266454596751792?sk=wall) proponho-vos esta interessante manifestação de cultura:
A DIRECÇÃO DA CASA DE ANGOLA INFORMA OS SEUS ASSOCIADOS E AMIGOS QUE A PARTIR DO DIA 15 INCLUSIVÉ VAI DECORRER TODOS OS DOMINGOS PELAS 16.30 TERTÚLIAS POÉTICAS DE AUTORES ANGOLANOS SEGUIDO DE UM CHÁ.
DIA 15 TEREMOS A PRESENÇA D...Ver mais (Casa de Angola)”
Associação sem fins lucrativos.
Página: ‎65 gostam disto.

4. Candidatura formal de Luisete Macedo Araújo à presidência de Angola através do PAR.
“Já que "não os posso" vencer por via universal e directa, junto-me e candidato-me. Assim, deve ter pensado Luisete Macedo que surge como cabeça de lista do Partido Angolano Republicano e, por inerência, candidata à presidência da República.”

Angola tem a partir de Terça-feira uma mulher candidata à presidência da República.

5. Como ao “abrigo” da austeridade o Estado português anda a alienar a Cultura que não é só sua, mas de toda uma Lusofonia.
“A cultura não pode continuar ao sabor dos desmandos económicos de quem nada sabe, ou nunca soube, gerir. Não está em causa a Livraria, de per si, mas o suporte de toda uma enorme cultura que já não pertence, em exclusivo, ao Estado português mas a toda uma comunidade de milhões de falantes em português!”

O ex-candidato presidencial Manuel Alegre encabeça um abaixo assinado subscrito por 59 escritores nacionais em protesto contra a projectada decisão do Governo de encerrar a Livraria Camões no Rio de Janeiro, considerando tratar-se de um ato "deplorável".

6. Por vezes parece que a senilidade atinge prematuramente os políticos…
“Não entendo como alguém possa achar "abominável" o tratamento de hemodiálise a uma pessoa com mais de 70 anos. Será que pessoas como Mário Soares ou Soares dos Santos ou mesmo Pinto da Costa que têm mais de 70 anos e são considerados lúcidos não têm direitos? Ou será que "avozinhos" de 70 anos devem pagar para continuar a serem gente? Só espero que o senhor Dr. António Barreto pondere na "abomina...Ver mais”

Manuela Ferreira Leite defendeu ontem, no programa Contra Corrente, na SIC Notícias, que um doente com mais de 70 anos deve ter direito à hemodiálise “se pagar”.

7. Periodicamente os cientistas vão descobrindo novas espécies na Natureza…
“Apesar das diabruras da Humanidade, a Natureza continua, milagrosamente, a renovar-se e a maravilhar-nos!”

Tanzânia: Encontrada nova espécie de víbora. Na Tanzânia foi descoberta uma nova espécie de víbora. O local exato foi mantido em segredo para proteger a espécie do tráfico ilegal.

8. O nosso belo “pouca-terra” continua a sua lenta mas firme progressão para Leste, a partir do Lobito…
“O CFB como uma minhoca vai progredindo. Espera-se é que, como a minhoca o faça com coragem e fiabilidade!”

Luanda, Angola, 12 Jan – O director comercial do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), Aquiles de Carvalho, anunciou quarta-feira em Luanda ser intenção da companhia ferroviária chegar ao Luena, capital da província do Moxico, até 30 de Abril do corrente ano.

9. O semanário luso-angolano “Sol” oferece-nos como capa da edição de sexta-feira 13/Jan., uma indicação que há “novas provas” sobre a questão da licenciatura do ex-pm luso Sócrates, mas que…
“E isto apesar de haver novas indicações nesse sentido, segundo a capa do Sol...
Provavelmente se fosse ver esta licenciatura, talvez que muitos mais que hoje tanto gostam de colocar o epíteto de Dr. ou Engº. tivessem também de ser analisados e, por certo, talvez que houvessem algumas quantas humilhações públicas. E falam que brasileiros gostam muito de "Coronéis" e angolanos de "Doutores". Onde é que será que aprenderam?”

O Ministério Público não vai reabrir o inquérito à licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente (UnI) – apurou o SOL junto da directora do Departamento Central de Investigação e Acção_Penal...

10. Quando Angola começa a estudar a entrada no país do sistema de televisão digital com apoio da RTPA, pensar nas diversas opções, não ser(ia)á displicente…
“Casas portuguesas entram definitivamente na era da televisão digital (TDT).
Só não se entende como a ANACOM e o Estado/Governo português deram o controlo da emissão da TDT a uma empresa que detém um sistema de Televisão por Cabo paga (pay per view)!
face ao que denuncia o semanário Sol infere-se que o Governo português (da altura e o actual) deram clara vantagem ao primado das emissões pay per view. É a vantagem das casas portuguesas terem tantos intelectuais e... abonados!
Talvez que as 3 empresas de TV (RTP info, SIC/N e TVI24) portuguesas ponham os seus canais de Notícias nos canais livres.”

Na quinta-feira as populações de 25 concelhos dos distritos de Lisboa, Setúbal e Beja deixaram de ter televisão analógica. Foi a primeira fase do início da Televisão Digital Terrestre (TDT), que se vai...

11. Como um cartune de uma parte da classe dirigente do País provocou tanta urticária em “objectos” conexos, sendo que estes deram mais importância ao facto que os visados; ou serviram ingenuamente, de meras correias de informação. Mal quando os visados não conseguem rir de si mesmo…
“Por causa do(s) cartoon(s) do F8 e das movimentações políticas subjacentes com alguns ataques pessoais contra W. Tonet que extravasaram a simples censura/análise política - porque deveria ser isso que se deveria tirar dos cartunes, independentemente da sua anómala crítica - interessante o texto que foi publicado no semanário com recurso a um texto/estória de Pepetela por alturas do 27 de Maio.
Na prática, os detractores do cartoon deram-lhe mais ênfase que o mesmo mereceria...”

12. Estranhamente, e durante uma parte substancial de domingo, principalmente, a partir do meio da tarde, tive, enormes – para não dizer, sem conseguir – aceder ao portal da ANGOP
“Estranho, mas hoje (ontem) desde o meio da tarde até à noite dentro tem-me sido impossível aceder ao portal da ANGOP? Será que houve alguma revolução interna ou mudou de acesso informático e nada disse?”

13. Creio que o meu comentário é suficientemente elucidativo…
“Pelos vistos estes atrasos na Justiça serão um vírus lusófono...”

Está marcado para segunda-feira o júri popular do caso Ceci Cunha, deputada federal alagoana que foi morta a tiros na varanda da casa da irmã em 1998. De acordo com o Ministério Público, o crime teve motivação política, pois o primeiro suplente da vaga, o ex-deputado Talvane Albuquerque, queria ocup...

14. Segundo algumas fontes que parecem estar surpreendidas, o MPLA deverá escolher Eduardo dos Santos para seu cabeça de lista; que ganda nota…
“Um tabu da verdade apostolizada...”

Na próxima semana o MPLA vai definir se o seu presidente, José Eduardo dos Santos, será o cabeça de lista do partido nas próximas eleições. Outra expetativa da reunião é saber quem poderá concorrer para vice-presidente. DW-WORLD.DE, die Deutsche Welle im Internet: Nachrichten, Analyse und Service au...

15. Um portal de informação brasileiro anuncia que alguns agências informativos da Líbia, da Sérvia e da Rússia, afirmam que Kadhafi estará vivo e pronto a liderar uma revolta…
“E ao terceiro dia (perdão, mês) Kadhafi ressuscitou. recordemos que diziam que ele tinha cerca de meia dúzia de sósias, pelo que tudo é possível e a morte oficial tenha sido premeditada.Mas, honestamente, foi a primeira vez que ouvi isto...”

Informes de agências de notícias que circularam nesta segunda-feira na Líbia, na Sérvia e na Rússia relatam a primeira aparição do coronel Muammar Gaddafi após a notícia de sua morte, durante os conflitos ocorridos naquele país, ano passado.

16. O acordo de CES assinado entre Governo português, patronato e uma das Centrais Sindicais lusa, poderá criar alguma instabilidade social, devido ao fim de um certo espírito europeu de bem-estar e acomodidade social...
“Estamos no fim do chamado "european welfare" e no início final da colonização do "american dream"?! E cantando, cantando... levados, levados.., lá vamos indo ao sabor de mentalidades despudoradas onde os interesses (con)geniais se sobrepõem aos interesses do colectivo...”

Santos Pereira diz que o acordo encontrado com os parceiros sociais

17 janeiro 2012

O fim do fim do “European Welfare” em Portugal?

(retirado da internet)

Parece que Portugal, e de certa forma pelo que se vai vendo, a Europa, entrou no fim do chamado "european welfare" e no início final da colonização do "american dream"?!

E cantando, cantando... levados, levados.., lá vamos indo ao sabor de mentalidades despudoradas onde os interesses (con)geniais se sobrepõem aos interesses do colectivo...

O Ministro português da Economia e de outros vários ministérios, Álvaro de Santos Pereira, até entrar no Governo de Passos Coelho (PSD/CDS) era professor universitário no Canadá, acordou com uma das duas centrais sindicais portuguesas (com a UGT que a CGTP deu de frosques, como é seu usual, em vez de clamar no lugar próprio…) e com o patronato novas formas de, segundo a sua perspectiva, permitirão incentivar a competitividade da economia portuguesa.

São vários os pontos negociados que podem ser vistos aqui.

Interessantes, nomeadamente, o facto de haver um incentivo a horas extras – quando seria expectável o contrário para obrigar o patronato a ajudar a diminuir o desemprego – tornando-as mais baratas, ou esquecer-se da promessa de contemplar os “recibos verdes” com o direito ao fundo de desemprego – principalmente porque estes pagam impostos como todos os outros excepto o patronato que não precisa de o fazer.

Ou seja, e como o senhor Álvaro afirma – e nisso tem sido coadjuvado por outros seus companheiros – o Governo português foi para além da troika!

13 janeiro 2012

“Em Cabinda não há guerra!” – BB dixit

De acordo com António Bento Bembe (BB), o auto-intitulado responsável do Fórum Cabindense para o Diálogo – outros auto-intitulados responsáveis dizem que BB já não os representa –, numa peça da “RTP-África/Repórter”, em Cabinda já não tem qualquer guerra, o que contraria recentes declarações do general Nunda, mas o que existe são, tão-somente, marginais contestatários da vida miserável que têm.

Ora, o Chefe de Estado-Maior das FAA, general Geraldo Sachipengo Nunda, no final de 2011, alertava para os problemas militares que se verificavam no Enclave – deserções de militares angolanos, confraternizações indevidas, captura de guerrilheiros independentistas – e anunciava que um dos objectivos prioritários das FAA e do seu Comandante-em-Chefe, José Eduardo dos Santos, era “a pacificação da província de Cabinda”.

Há aqui uma clara inversão de opiniões.

Ou o actual Secretário de Estado angolano para os Direitos Humanos, senhor Bento Bembe, não estará a ser bem informado pelos seus próprios colegas do Executivo, bem assim, pelo líder desse mesmo Executivo – o mesmo que é Comandante-em-Chefe das FAA –, ou o senhor general Nunda está a ver conflitos a mais onde não já existem…

De qualquer das formas há algo que BB tem toda a razão.

É que a existência dos tais marginais insatisfeitos com a sua situação só ocorre porque, provavelmente, a riqueza extraída da província não estará a ser devidamente redistribuída por toda a população, como seria natural e expectável num Estado democrático!

10 janeiro 2012

Resenha semanal do Facebook 2

Resenha semanal do Facebook (1 a 8 de Janeiro)

1. Uma partilha de um apontamento do ministro Bornito de Sousa, sobre a China e o “seu despertar” tal como já previa Napoleão Bonaparte, em 1916. Uma análise interessante pelo que considerei oportuna a sua partilha com o comentário
A minha velha teoria do Mahjong...”
tps://www.facebook.com/bornitodesousa

2. Nova divisão administrativa da província de Luanda em perspectiva…
"Será mesmo necessários? Isto, em vésperas de eleições, parece uma gratuita e generosa distribuição de massambala pelos passarinhos...”
Processo de ensaio das autarquias locais prevê autonomia administrativa e financeira para a circunscrição territorial da municipalidade


3. O abuso da pesca especulativa e ilegal de alguns países em África, e no caso, em Angola…
“Dois barcos de pesca chineses apresados por pesca ilegal perto do Lobito. Só estes? e os outros que operam ao longo da costa angolana? Escapam por falta de meios marítimos? Ou os barcos patrulhas "oferecidos" pela RPChina não conseguem ver os seus "semelhantes"?”

4. Museu do Lobito com várias actividades…
“Sei que não é, mas... Mas vou fazer de conta que as minhas críticas e os meus lamentos deram alguma coisa e agora o museu da minha cidade começa a ter a sua imagem a emergir a tornar o nome do lobito mais falado no meio museológico...”
Benguela – O Museu Regional de Etnografia, no município do Lobito, província de Benguela, acolhe desde quarta-feira uma exposição de peças etnográficas, que marca a abertura da jornada alusiva ao 8 de Janeiro, Dia Nacional da Cultura.

09 janeiro 2012

Faleceu Malam Bacai Sanhá...

"O Presidente guineense morreu hoje no hospital Val de Grâce, em Paris, anunciou fonte oficial da Presidência da Guiné-Bissau. Malam Bacai Sanhá encontrava-se em Paris desde o final de novembro, devido a problemas de saúde.

"A Presidência da República vem através deste meio comunicar ao povo guineense e à comunidade internacional, com dor e consternação, que faleceu esta manhã, 9 de janeiro de 2012, no Hospital Val de Grâce, em França, S. Exa. o Presidente da República Malam Bacai Sanhá", diz o texto do comunicado.

O porta-voz da Presidência, Agnelo Regala, disse à Lusa que Malam Bacai Sanhá morreu na manhã de hoje às 11:10 (hora local, 10:10 em Lisboa)" (ver resto da notícia aqui).


Mais um grave problema para a Guiné-Bissau. Espera-se e deseja-se que os Bissau-guineenses

saibam saber honrar o presidente que hoje faleceu.

08 janeiro 2012

O Kwanza faz hoje 35 anos

(imagens fac-similadas)

Uma das últimas medidas de Saydi Mingas, enquanto ministro da Finanças foi criar a 8 de Janeiro de 1977, a moeda nacional Kwanza que, entretanto, e ao longo destes 35 anos, teve várias vicissitudes e co-denominações.

Passou pelo Novo Kwanza, em Setembro de 1990, depois pelo Kwanza Reajustado, em Julho de 1995, e, de novo, Kuanza, desde Novembro de 1999, que tem mantido uma certa estabilidade face às principais moedas mundiais.

Parabéns ao nosso Kwanza!

Pena que mal chegue aos mais de metade de paupérrimos que ainda persistem no nosso país…

ANC é centenário

O Congresso nacional Africano (ANC – African National Congress) completa hoje 100 de existência a favor do predomínio da maioria em detrimento do domínio da minoria.

Uma das minhas primeiras monografias, em Janeiro de 1989, quando me iniciais nas lides académicas universitárias – e por isso mesmo, muito sintética, despretensiosa e fraca – foi precisamente um estudo sobre o ANC que pode ser visto aqui.

Só estranho, dadas as similitudes que existem entre o ANC e o MPLA e as simpatias entre Eduardo dos Santos e Jacob Zuma, que o portal do Jornal de Angola nada refira a esta data…

Parabéns ao ANC e ao seu líder histórico, Nelson Mandela.

(imagem da internet)

01 janeiro 2012

Resenha semanal do Facebook 1

Resenha semanal do Facebook (26 a 31 de Dezembro)

1. Sobre a crise da Guiné-Bissau:

“Carlos Gomes Júnior sob protecção militar; o CEMA Na Tchuto está detido e quem controla é o CEMGFA,António Indjai.com apoio da Força Aérea (in Ditadura do Consenso)”

Pode estar em curso uma tentativa de golpe de Estado na Guiné (in: rr.sapo.pt)
Rebelião terá sido orquestrada pelo chefe de Estado-Maior da Armada, Bubo na Tchuto (em actualização)”

E partilhei esta notícia do jornal Pravda.ru

Como anda Guiné-Bissau?
Depois da visita de Carlos Gomes Júnior a Angola onde conseguiu obter mais uma linha de crédito de 25 milhões de dólares norte-americanos para apoios à reestruturação - que está em marcha ou, talvez, para pagar ordenados em atraso...

2. Uma das muitas notícias do portal do Jornal de Angola que nos oferece sempre algumas delícias…

“Depois de ter questionado a transparência das contas da Sonangol – e sublinhado pelas críticas da HRW – o FMI sugere agora mais reformas com vista a uma melhor diversificação da nossa economia. Talvez que devessem mandar era técnicos para explicar como transparecer as contas públicas e as contas petrolíferas...”

Jornal de Angola - FMI sugere ao Executivo reformas para diversificar economia nacional (in: jornaldeangola.sapo.ao
O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento relativo favorável da economia angolana no próximo ano, em função dos investimentos em curso no sector petrolífero. Aquela instituição financeira internacional reforça a sua previsão sobre o crescimento da economia angolana com o início, no ...

3. Achei interessante esta notícia, sobre a minha cidade, Lobito, cujo título do JA tem tanto de indefinido como de incorrecto; basta entrar no texto…

”A minha cidade seria, realmente, um palco maravilhoso!”

Jornal de Angola - Angola pode acolher o Mundial (in:jornaldeangola.sapo.ao)
Abundância de espécies e vastidão do mar podem convencer dirigentes da federação internacional a escolher o país como sede”

4. Quando “chapei” esta notícia ainda não haviam sido emitidas as palavras de Chavez. Até parece que já esperava, tal a sua previsibilidade…

“Será que anda um vírus perigosamente selectivo pela América latina? É que, 5 líderes atacados com carcinomas e logo 5 líderes que não mantém uma simpatia muito grande com os EUA é obra. Por este andar ainda vão dar mais lenha a Chavez para as suas habituais suspeitas...”

Presidente da Argentina tem cancro na tiróide - Mundo - Correio da Manhã (in: www.cmjornal.xl.pt)
O Correio da Manhã é o seu jornal diário na Internet. Todas as notícias nacionais e internacionais com rigor e actualidade. Notícias de última hora, exclusivos e acompanhamento do que se passa em diversas áreas tais como Actualidade, Portugal, Economia, Politica, Europa, Mundo, Desporto, Cultura, TV...

5. Outra do Jornal de Angola que me mereceu um comentário:

“A bajulação quando demais é demais. Ou então o JA está com problemas na data. Que eu saiba, o apartheid já era há mais de dez anos, pelo menos. E só agora é que Eduardo dos Santos é laureado com o prémio de estadista africano? Dêem um calendário aos directores e assessores do jornal de Angola. Mas, pensando bem, não me admira estas discrepâncias. Já em anteriores edições a Antologia de poetas Lusófonos incluiu angolanos – um deles, eu, próprio, passe a (i)modéstia – e só agora o JA descobriu essa alegra de haver angolanos na antologia deste ano...

Jornal de Angola - José Eduardo dos Santos figura africana deste ano (in: jornaldeangola.sapo.ao)
José Eduardo dos Santos tem um papel de primeiro plano no continente e a sua presidência da SADC é a confirmação de um grande líder africano

6. Sobre a comunicação da senhora chanceler alemão Ângela Merckel, pelo ano novo:

“A senhora Merckel diz que tem de haver mais cooperação entre os europeus. Será que isso poderá acontecer com o que, verdadeiramente, ela e os seus comparsas andam a praticar desmesuradamente? Um verdadeiro... Diktat prussiano?

7. E, naturalmente, fechei a semana e o ano com a mensagem que segue e que reitero:

“E fecho 2011 com os votos que 2012 seja, no mínimo – as vozes agitadoras dizem bem o contrário – tão menos bom como este. É que para pior já todos estamos habituados... Bom e Feliz Ano!