08 janeiro 2013

Haja Justiça…


Os velhos combatentes reclamam as pensões e são perseguidos pelas ruas de Luanda.

As zungueiras (quintadeiras ou vendedoras de ruas e similares) são perseguidas por uma personalidade que parece não gostar de as ver nas ruas – também concordaria se elas tivessem boas condições nos mercados ou nas praças – clamam por Justiça dizem das suas verdades aos jornalistas e são todos varridos à paulada; caso de Coque Mukuta, correspondente da VOA.

Parece que é altura do senhor Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Rui Jorge Carneiro Mangueira, fazer valer a sua voz e dizer como não deve ir a Justiça.

Entretanto, e segundo a Rádio Despertar – se não fossem estes, não sei quem o diria –, Isaías Samakuva, líder da UNITA, foi eleito como o melhor político de 2012, com 33 votos. A jurista e deputada Mihaela Webba, obteve 11 votos; já a própria Rádio Despertar tal como o advogado David Mendes recolherem 6 votos cada dos ouvintes, enquanto Makuta Nkondo e Abel Chivukuvuku (líder da CASA-CE) não foram além de 3 e 2 votos, respectivamente, bem como Reginaldo Silva, jornalista, e Raúl Danda, líder da bancada parlamentar da UNITA, com 2 votos cada.

Resumindo, parece que a Rádio Despertar ou tem poucos ouvintes ou, por segurança, só fez uma sondagem de curta duração.

Entretanto, a Chevron, empresa petrolífera americana que explora o nosso ouro negro em várias regiões, nomeadamente em Cabinda, vai abrir um poço, mas de água, no bairro de Talatona, para suprir as constantes faltas deste precioso líquido que se registam em Luanda – e, ainda, em grande parte do resto do País –, para que os seus colaboradores não continuem a sentir a falta da dita.

Perante tudo isto, e enquanto não sabemos qual o resultado do inquérito que o senhor presidente da República parece ter exigido sobre os incidentes do último dia do ano, no Estádio da Cidadela com os atropelos à segurança ocorridos durante uma pseudo vigília de uma igreja – dita universal e com um “i” pequeno –  – um seu antigo pastor acusou a dita igreja – com “i” pequeno – de estar por detrás de actividades menos cristãs…

Haja Justiça…

1 comentário:

Anónimo disse...

Por email recebi esta oportuna e interessante mensagem de Susete Antão que deixo aqui, depois devidamente autorizada pela autora:

Achas bem que tenham arranjado o jardim em frente ao meu prédio e as zungueiras vão para lá vender, cozinhar, deixando tudo cheio de lixo, escamas de peixe, vísceras, fazem as necessidades ali etc etc.. E temos o Panguila com as bancas vazias. Eu vou todas as semanas fazer compras ao Panguila e muitos amigos meus também.
Acho muito bem que a policia corra com eles. É uma vergonha. Não querem estar no Panguila porquê??? Têm condições belíssimas.
Desculpa mas não é justiça, é organização e essas zungueiras sabem muito bem que é proibido vender na rua, porque insistem??? São os jogos dos congoleses e zairocas que importam milhões e têm armazéns no S.Paulo e não lhes interessa que as zungueiras vão para o Panguila. No Panguila há regras de higiene, organização.

Abraço amigo
Susie