21 janeiro 2013

Obrigado CDC


Ontem tive a oportunidade de assistir ao espectáculo de dança da Companhia de Dança Contemporânea (CDC) de Angola sob a supervisão, direcção artística e coordenação de Ana Clara G. Marques.

Um espectáculo intitulado “Paisagens Propícias”.

Recorde-se que este espectáculo, com coreografia de Rui Lopes Graça, era para se ter estreado em Angola, no centenário e velhinho Nacional (Luanda).

Infelizmente, razões de segurança que o teatro Nacional não oferece – bem como a salvaguarda da integridade física dos artistas e do próprio espectáculo – levaram que a CDC decidisse não efectuar o espectáculo em Luanda.

É, talvez, e volto a reafirma-lo como já o fiz na altura, que o nosso Governo comece também olhar para a Cultura com os olhos que ela merece.

Principalmente para a Cultura nacional oferecendo aos angolanos uma sala de espectáculos própria para a Dança e para o Canto e para outras actividades como o Teatro.

Fazer uma nova, com as modernas condições técnicas sem esquecer, naturalmente, em recuperar aquelas que sejam possíveis de o fazer, como, por exemplo, o centenário Teatro Nacional.

Que o exemplo de ontem, no português Teatro Camões, uma meia casa numa terceira sessão e de um espectáculo diferente do que os portugueses estão habituados, faça compreender os nossos governantes e a Ministra da Cultura para aquela necessidade.

Note-se que este espectáculo do CDC ainda vai percorrer outras paragens portuguesas, como por exemplo Bragança (podem ver o programa no Facebook em CDC).

Sem comentários: