24 setembro 2005

Angolana candidata ao Nobel da Paz

Image hosted by Photobucket.com

.
Eunice Inácio (cujo foto não consegui obter, mas a quem presto homenagem através da tela acima) foi seleccionada para fazer parte do primeiro grupo de mulheres candidatas ao Prémio Nobel da Paz 2005. Apesar de estar entre um grupo de 1000 candidatas não deixa de ser interessante que esta mulher que tem estado na primeira linha entre os membros da ONG canadiana Development Workshop, no Programa de Construção de Paz, de que é coordenadora, tenha sido escolhida de entre mais de 2000 candidatas de mais de 150 países.
Esta Mulher tem trabalhado, nos últimos cinco anos, ajudando o movimento angolano para a paz a crescer, unindo as suas facções separadas e fomentando a colaboração entre as igrejas Católica, Protestante e Evangélica e ONGs seculares.
Foi a sua determinação, o esforço e as qualidades naturais de liderança que a ajudaram a criar alianças entre as várias igrejas e alimentaram um forte movimento para a paz, dentro da sociedade civil emergente de Angola.Ainda estamos na primeira fase. Quem sabe, se em Dezembro, em Oslo, e depois da queniana Wangari Maathai, não vamos ter outra mulher a receber o mais alto galardão conferida pela contribuição de uma entidade a favor da Paz. E essa mulher é Angolana. No que seria a primeira vez que, em dois anos consecutivos, uma mulher ser laureada com o Nobel da Paz.
Vamos esperar pelo final do ano e ver.

Sem comentários: