O recente relatório do
Departamento de Estado dos EUA, de 2018, sobre a situação dos Direitos Humano
em 2’16-2017, na CPLP, em geral, e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa
(PALOP), em particular, é, uma vez mais, pode dizer-se, cáustico; de notar que,
não por razões políticas, mas por uma questão de, na altura, ainda estar no início
dos seus pequenos passos na CPLP, a Guiné-Equatorial não foi aqui
abordada.03 maio 2018
Os direitos humanos na CPLP vistos pelos EUA - artigo
O recente relatório do
Departamento de Estado dos EUA, de 2018, sobre a situação dos Direitos Humano
em 2’16-2017, na CPLP, em geral, e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa
(PALOP), em particular, é, uma vez mais, pode dizer-se, cáustico; de notar que,
não por razões políticas, mas por uma questão de, na altura, ainda estar no início
dos seus pequenos passos na CPLP, a Guiné-Equatorial não foi aqui
abordada.31 janeiro 2018
Para onde caminhas Guiné-Bissau?
(Carro da polícia bloqueia uma das artérias de Bissau; ©DW/Braima Darame)
Amanhã, 1 de Fevereiro de 2018, poderá ser o “dia D” para a política Bissau-guineense.
- 1.ser totalmente ostracizado pela comunidade internacional e seus políticos (por extensão, o País) serem sancionados pela CEDEAO, CPLP, União Europeia e Nações Unidas, na linha do que a organizações regional já o solicitou para o apoio a uma "aplicação eficaz das sanções";
- 2. ou o País entra, definitivamente, no clube dos “Estados Falhados” com todas as consequências que daí podem advir; por exemplo, ser “tutelado” – e essa vontade já vem de antanho – pelo Senegal!
15 junho 2015
CAN2017 – Começaram os apuramentos para Gabão
04 março 2014
A Guiné-Equatorial e as novas legislações pré-CPLP

Posteriormente (7-Março-2014) publicado no portal do Jornal Pravda.ru (http://port.pravda.ru/news/cplp/07-03-2014/36368-guine_equatorial-0/)
22 fevereiro 2014
Guiné-Equatorial na CPLP
18 dezembro 2012
Quem não deseja a estabilidade na Guiné-Bissau?
Estava
programada uma conferência em Bissau levada a efeito por uma missão internacional
que agruparia várias organizações internacionais para analisar e debater a situação
constitucional da Guiné-Bissau.21 maio 2012
Timor e a defesa do português
20 abril 2012
A Lusofonia no CS de ONU
Texto reproduzido no portal do Jornal Pravda (http://port.pravda.ru/news/cplp/21-04-2012/33365-lusofonia_onu-0/) e também no portal Ponto-final.net (http://ponto-final.net/index.php?component=Frontend&action=text&text=327§ion=opiniao)
18 abril 2012
Oficial guineense põe dedo na ferida: CPLP só intervém a reboque...
(foto Fernando "Didinho Casimiro)
15 abril 2012
A Resolução da CPLP sobre Guiné-Bissau
Lisboa, 14 de Abril de 2012
13 abril 2012
Guiné-Bissau, os militares angolanos e a CPLP
Transcrito no portal do Jornal Pravda (http://port.pravda.ru/mundo/15-04-2012/33319-guine_angola-0/) e no portal Zwela Angola (http://www.zwelangola.com/opiniao/index-lr.php?id=8718)
05 março 2012
Depressão não é para todos…
Desde sexta-feira passada que cerca de 6 milhões de tugas e uns quantos lusófonos estão com uma profunda Depressão.
Serão (seremos) muitos mas há um estadista africano, de expressão lusófona, algures junto ao Atlântico, que está muito satisfeito com a vitória portista.
Com as depressões de uns, alicerçam-se as forças, mesmo que providas de mentiras, de outros…
07 fevereiro 2012
CPLP, nova sede e velhos vícios

Publicado, como Manchete, no
11 outubro 2011
Índice Mo Ibrahim de boa governação
Já está disponível o Índice anual da Fundação Mo Ibrahim para a Boa Governação em África.
Um Índice que contempla 50 Estados do Continente africano e onde pontuam nos lugares cimeiros as ilhas Maurícias (com 82,5 pontos em 100), Cabo Verde e Botswana e nos lugares indesejáveis de má governação Zimbabué, Chade e Somália.
De notar os países CPLP (lusófonos e aproximados) estão referenciados São Tomé e Príncipe, em12º, com 58,4 pontos; Moçambique em 21º, com 54,6; Angola em 42º com 40,8; Guiné-Bissau, com 37,2 pontos; de notar que os afins, nomeadamente Guiné-Equatorial está em 45º com 36,5 pontos; o Senegal e a Gâmbia estão em 15º e 24º, respectivamente.
A República de Cabo Verde obteve 79 pontos ganhando 3,3 pontos face ao Índice de 2006; já São Tomé perdeu 0,2 e Moçambique 0,6 pontos no mesmo período. Por sua vez, e para o período em causa, Angola registou uma significativa subida na Boa Governação ao acrescentar 7,1 pontos(!!), enquanto a Guiné-Bissau perdeu 3,4 pontos.
Quem mais subiu foi a Libéria – da presidente Sirleaf, a recente laureada Nobel da Paz e que hoje disputa um novo mandato no País – com 11,1 pontos acrescidos enquanto Madagáscar foi o mais penalizado tendo-lhe sido deduzidos 11,6 pontos (a sistemática obstinação do actual líder em manter o status quo resultante do Golpe militarizado e não observância dos acordos já celebrados a nível da SADC está a ter as suas consequências).
Relativamente à posição de Angola de realçar que a melhor execução, pontualmente que não em termos de classificação é o Género, em 15ª com 61 pontos em 100 possíveis, depois a Segurança Nacional (tem 65 pontos e 42º lugar) logo seguido da Saúde (melhorou 19,2 pontos, para 55, 1 pontos). Pontualmente são as Infra-estruturas (19º lugar) que pontificam. Os piores desempenhos vão para a Prestação de Contas, a Participação (registou uma queda assinalável de 23 pontos) e os Direitos.
19 março 2011
Estado de Quimbanda sob forte ataque…
(foto ANGOP)Durante os próximos dias o obscuro Estado de Quimbanda vai estar sob ataque das forças aerotransportadas de uma organização que dá pelo quase discreto nome de CPLP para acabar com séculos de ataques étnicos que proliferam em Quimbanda.
Caso desconheçam, é uma organização que se arroga de aglutinar todos os países que têm o português por língua oficial mas que, na prática, alguns falam menos e conhecem-na mesmos que outros que querem para lá ir, como são os casos de Cabo Verde ou Guiné-Bissau (o crioulo, no primeiro caso e o crioulo e o francês, no segundo são línguas predominantes) e Timor-Leste, onde a língua autóctone é o tétum mas falam, igualmente, uma língua é derivada do bahasa indonésio, no caso dos países lusófonos, ou da Guiné-Equatorial, nos que querem para lá entrar.
Mas não nos preocupemos com estes ataques e eventuais bombardeamentos das forças da CPLP, no âmbito da Tarefa Conjunta/Combinada Multinacional (FTCC).
O que se passa é que Angola, mais concretamente a região de Cabo Ledo, província do Bengo,vai ser palco, entre hoje e o próximo dia 28, dos exercícios “Fenino 2010” – que por acaso ocorrem em 2011 – e que visam a preparação, melhoramentos e harmonização dos conceitos, procedimentos operacionais, técnicas e tácticas das forças militares da CPLP para futuros mandatos de Paz por encargos da ONU ou da União Africana.
Participam nestes exercícios 850 militares angolanos, 29 de Portugal, São Tomé e Príncipe e Moçambique trouxeram 21 tropas cada e Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste e Guiné-Bissau com 20 soldados cada.
09 março 2010
Alda Espírito Santo, a minha Homenagem
(retirado do Malambas)
Acabei de saber agora de São Tomé e Príncipe.
A cultura Lusófona, em geral, e santomense, em particular, perdeu mais um grande vulto. Faleceu a poetisa Alda Espírito Santo.
Vai o corpo, fica a sua monumental obra!
21 outubro 2009
Uma SIC bem formativa…
Nada como acedermos a uma estação televisiva para, em certas alturas, sermos devida e “bem (de)formados”…Hoje, estava a tentar diluir alguma das calorias agrupadas diariamente, ou seja, fazer de conta que queimava no ginásio as gorduras que se vão acumulando, quando, por um espelho, me apercebi que a estação televisiva portuguesa SIC abordava uma questão pertinente e que se reportava às diferenciações entre os mais ricos e os mais pobres, ou como se distribuía a riqueza em alguns países.
Entre eles, a SIC fez uma chamada de atenção para os PALOP. O que lá se disse, não pude ouvir, reconheço. Mas o que vi, isso foi o mais interessante, diria, o mais perfeito. Tão perfeito que fiquei a saber que a minha antiga terminologia de PALOP estava muito desactualizada.
Nada como uma estação televisiva para, logo pela manhã, num programa denominado, salvo erro, “Edição da Manhã”, nos “formar”… ou (des)informar: fiquei a saber, e como eu todos os que estavam aí sintonizados, que nos PALOP se incluem países tão interessantes como Brasil, Portugal e Timor-Leste.
Digam lá se não devemos logo nos informar e formar logo pela manhã. Ou seria efeitos da chuva que caía, com certa abundância, na região de Lisboa?
Obrigado SIC por tão oportuna “formação”!!!!
09 outubro 2009
Português língua oficial da UNESCO, será que é desta?
Sete países dos oito países lusófonos que têm assento na UNESCO apresentaram uma proposta para que a língua portuguesa se torne numa das línguas oficiais de trabalho da Organização.Segundo afirma a LUSA, citando o embaixador português na UNESCO, Manuel Maria Carrilho, a proposta foi apresentada hoje de manhã pelas sete delegações lusófonas (Brasil, Portugal e os 5 países africanos lusófonos, os PALOP) à Conferência Geral da UNESCO, a organização das Nações Unidas vocacionada para a Educação, Ciência e Cultura, cuja sede é em Paris.
A proposta dos países lusófonos foi discutida e aprovada na passada quarta-feira, durante uma reunião que contou com a presença do embaixador lusófonos representados na UNESCO.
(Publicado em simultâneo com o Notícias Lusófonas)
02 julho 2009
Os Estados falhados segundo o Foreign Policy…

(imagem Foreign Policy)
A revista Foreign Policy em colaboração com o The Fund for Peace divulgou o estudo anual que faz sobre a situação os Estados e denominado “The Failed States Idex 2009”.
Uma vez mais vamos encontrar os países lusófonos em muito má posição.
Excepto Cabo Verde e Portugal todos – quer dizer, São Tomé e Príncipe parece ser um país desconhecido para a revista e para o Fundo – viram a sua classificação piorada.
Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste estão entre a linha de Estados em risco e quase perigosamente na situação de críticos.
Segundo este estudo que engloba 177 países (lugar mais estável ocupado pela Noruega, no segundo ano consecutivo), e que pode ser acedido aqui – ou aquipara todos os Estados –, os estados da CPLP ocupam as posições adiante descritas (não esquecer que quanto mais baixo for o número posicionado, pior a situação, ocupado por Somália, Zimbabué e Sudão, que já em 2008 ocupavam o “pódio” dos Estados criticamente falhados), com a particularidade de quase todos terem, também, puorado a sua cotação:
Timor-Leste passou de 25º para 20º, ocupando uma zona no limiar do crítico;
a Guiné-Bissau passou de 32º para 27º;
Angola regrediu uma posição, passando do 56º para 55º;
Moçambique viu também a sua posição ficar fragilizada, face a 2008, ocupando agora o lugar 72º;
Cabo Verde embora ainda esteja, como Brasil, em zona de perigo, melhorou a sua posição para 84º tal como a sua cotação – o único que viu isto –;
o Brasil retrocedeu para a posição 113º;
Portugal também melhorou a sua posição, ocupa agora o lugar 163, está entre os estáveis, mas piorou a sua cotação.





