Mostrar mensagens com a etiqueta Crianças. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Crianças. Mostrar todas as mensagens

03 maio 2006

5.600.000 de crianças morrem à fome

© Unicef Austrália

De acordo com o último relatório da UNICEF, anualmente e devido à fome, morrem cerca de 6 milhões de criança e cerca de 25% das crianças com menos de 5 anos [sobre]vive em subnutrição e/ou com falta de peso (qualquer coisa como 146 milhões de crianças – quase cerca de metade da população dos EUA); entrementes, nos chamados países desenvolvidos o problema é o excesso de obesidade.
Para não variar é em África e na Ásia que está o maior número.
Entretanto a ONU e a UNICEF continuam a fazer prospectivismos absurdos e agora desejam que a pobreza no Mundo seja reduzida a metade até 2015. É a confirmação que os objectivos do Milénio já foram para as calendas.
Enquanto isso, alguém ainda se lembra das últimas promessas do G8?

05 janeiro 2006

O desembaraço africano

Querem ver como as crianças africanas, no caso do Burundi, conseguem fazer uma belíssima bola de futebol?
Pois entrem aqui e admirem a sua desenvoltura e capacidade de decisão e de trabalho.
De um velho plástico – infelizmente recolhido numa qualquer lixeira – e alguns panos cedidos pelas suas mães e… aí está um animado jogo de futebol.
Uma outra forma de reafirmar a Paz.

14 dezembro 2005

Quem olha pelas nossas crianças?

Não gosto de copiar, na íntegra, ou quase, as palavras dos outros. Mas quando elas reflectem tudo o que nos vai na alma após a leitura do artigo, a melhor solução é transcrevê-lo. Pois aqui vos deixo.

"As condições da infância em Angola são as piores a nível dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com a morte de 195.000 crianças com menos de cinco anos em 2004. Estes dados foram hoje divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no relatório anual intitulado "A situação mundial da infância 2006: Excluídas e invisíveis".
Segundo esta agência das Nações Unidas, a taxa de mortalidade de menores de cinco anos em Angola mantém-se nos níveis de 1990 (260 por cada mil), tal como em São Tomé e Príncipe (118), enquanto em Cabo Verde diminuiu de 60 em 1990 para 36 em 2004, na Guiné-Bissau também houve uma redução de 253 para 203 e em Moçambique passou dos 235 para os 152.
O documento destaca que a taxa de mortalidade em Angola é a segunda mais elevada do mundo entre menores de cinco anos."
O resto podem - não, DEVEM - ler aqui.

Será que as nossas crianças não deveriam estar na primeira linha das nossas preocupações.
Não estamos nós na épocas em que as crianças são o principal das nossas atenções??
Até quando, esta hipocrisia senhores????

03 dezembro 2005

Deixem as CRIANÇAS em PAZ!!!!!

Sob o título “Cops accused in child sex abuse”, escrito por Chiara Carter and Sheena Adams e publicado no “The Star”, um interessante, quanto polémico e pungente e não comentável artigo sobre a exploração sexual de crianças no cone austral de África, com particular destaque para a África do Sul, e as ramificações no Zimbabwé e Moçambique.
Quando procuramos sensibilizar as pessoas para os perigos do SIDA e para a defesa dos inocentes eis que surgem denúncias destas.
Infelizmente bem continua Frei Tomás a pregar para ninguém...
Child sex tourism is but one aspect of widespread sexual exploitation of children taking place from remote corners of the country through to the heart of urban centres, children's rights activists have warned.
They have information pointing to trafficking of youngsters both within the country and across its borders, children being forced into prostitution and an increasing number of reports of sexual abuse of boys.
There are no reliable official statistics on child abuse, but Childline South Africa estimates that one out of every three girls and one out of every five boys are abused, before the age of 18. This, however, includes both reports of violence and sexual abuse…

Pode continuar a ler o artigo no sul-africano Independent Online.

23 outubro 2005

Criança de oito anos detida em casa pela polícia

O que a seguir vou deixar é demasiado ridículo para ser comentado. Mas, ao mesmo tempo, é demasiado perigoso para estar “calado” num canto qualquer. Principalmente porque este caso acontece quando se comemoram 30 anos de independência, 3 de paz e procuramos que Angola seja um Estado de Direito de pleno poder.
Mais perigoso ainda porque parece que tudo se deveu a um pequeno problema verificado entre duas crianças num qualquer recreio da escola.

A história, bem analisada, tem até nuances de uma comédia, mas é tão real, assim como real são os seus protagonistas, no caso um rapazolas de apenas oito anos e dois policiais armado até aos dentes, afectos à 7.ª Esquadra.
O rapaz de oito anos é filho de Miguel Neto, o conhecido radialista, que quando conta o sucedido não o faz sem antes sorrir de orelha a orelha. É assim: segunda-feira, 17, Milkin Neto, assim chama-se o garoto, foi arrancado em plena mesa da casa dos seus pais, quando se encontrava a almoçar, em companhia de duas irmãs.
Os zelosos agentes irromperam pelo interior da residência, sem exibirem um único mandado de captura e, decididamente, prenderam o miúdo. «Quando os polícias chegaram, o Milkin estava a comer e nem o deixaram acabar de almoçar, disseram que ele estava preso, mas não queríamos acreditar porque pensamos que havia algum engano», explicou uma das suas irmãs que acompanhou toda a cena.


Deixo-vos este cheirinho. O resto, um artigo d' A Capital, poderão e deverão ler no sítio do Angonotícias que o cita.

07 setembro 2005

Relatório PNUD 2005 e as crianças no Mundo

© foto Notícias Lusófonas
Por minuto morrem vinte (20) crianças

Cerca de 900.000 crianças morrem por mês no Mundo. Isto é o que ressalta do relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)/2005. No mesmo relatório que ainda não pude lê-lo nas suas inúmeras vertentes, uma realidade é evidenciada: A “Declaração do Milénio” está cada vez mais difícil de ser atingida. Ou seja, reduzir para metade, até 2015, a pobreza no Mundo.
E o aumento exponencial (e especulativo) do preço do crude também não ajuda. As principais economias parecem em profunda regressão e as matérias-primas encarecem, mas sempre através e nas mãos de especuladores.

Nota: Um obrigado à Brigida pela achega que aqui deixou e pelo apontamento que tão bem colocou no seu belíssimo blogue.

16 junho 2005

Que Dia da Criança Africana!

"Ao mesmo tempo as Nações Unidas e a União Africana revelam que África precisa de pelo menos 830 milhões de euros por ano para ajudar as crianças que ficam órfãs devido à SIDA, um relatório da Polícia britânica revela que crianças oriundas de África são traficadas para o Reino Unido para serem usadas em rituais de sacrifícios humanos, sendo espancadas e mesmo assassinadas. De acordo com o relatório, encomendando pela Polícia Metropolitana britânica, as crianças são sujeitas a estes sacrifícios humanos depois de serem consideradas bruxas por pastores em várias igrejas do Reino Unido." (com a devida vénia ao NL);
Se pensarmos que o 1º de Junho só foi há 15 dias e que está a comemorar, hoje, o Dia da Criança Africana; se pensarmos que as crianças serão os Homens de amanhã; como podemos transmitir-lhes algum crédito, se nos comportamos desta forma?
Notemos que não foi - NÃO É - num qualquer país sub-desenvolvido.
É no Reino Unido, na União Europeia!!!
Bolas, senhores! Não haverá uma TPI também para estes criminosos e que se dizem "pastores" de igrejas?
Basta de as perseguir, de as "orfanizar", de as militarizar!!!
Irra!!!
Vão mas é todos pastar para outro planeta e deixem as crianças em paz nas suas sãs e alegres brincadeiras.

01 junho 2005

1 de Junho, Dia da Criança

Como eu gostaria que em vez de istoImage hosted by Photobucket.com, houvesse unicamente istoImage hosted by Photobucket.com;
Que em vez destes brinquedosImage hosted by Photobucket.com, eles só tivessem estesImage hosted by Photobucket.com;
Que em vez de estar assimImage hosted by Photobucket.com, estivessem assimImage hosted by Photobucket.com;
Que a manchete/choque do Notícias Lusófonas nunca existisse, nem a mágoa do fotógrafo angolano Tonspi, já aqui reflectido;
E, acima de tudo, que ESTE DIA NUNCA EXISTISSE. Era sinal que as crianças tinham TODOS OS DIAS DO ANO SÓ PARA ELAS.
Assim:Image hosted by Photobucket.com
Deixem-se ficar com esta utopia, com este desejo!!!!

16 junho 2004

Dia da Criança Africana


Hoje é dia da Criança Africana... Preferia é que me dissessem que hoje é mais um dos muitos belos 365 dias que TODAS as crianças africanas gozam.
Senhores políticos, militares e afins... podemos sonhar que assim irá um dia acontecer????