Mostrar mensagens com a etiqueta Girabola. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Girabola. Mostrar todas as mensagens

23 novembro 2014

Taça-de-Angola, final; onde está?

(imagem da TPA Internacional na tarde de 23Nov2014)

Primeiro o Sapo.ao noticiava que a final entre o Petro de Luanda e o Benfica de Luanda seriam às 17 horas (esta notícia desapareceu, entretanto, do portal); já o Jornal de Desportos diz que o mesmo «Petro de Luanda e Benfica, discutem hoje, às 16 horas, no estádio 11 de Novembro, a posse do título da Taça de Angola, a segunda maior competição de futebol do país».

Ou seja, num caso ou noutro, seriam sempre menos 1 hora para os países que usam o horário TMG.

O certo é que até ao momento a TPA Internacional não transmitiu o referido jogo o que surpreende dado ser uma final da segunda maior prova futebolística do País.

Será que a TPA Internacional temia que o MNR pudesse usar a prova para fazer manifestações e transmitir para fora o que nem para dentro quer mostrar?

Como se pode ver pela imagem é o que está a dar neste momento e antes deu uma outra peça.

Por outro lado, muitas vezes, nem mesmo na Internet se consegue aceder aos portais e emissões online das nossas rádios.

Isto é mau para quem está na diáspora e deseja ver ou ouvir algo sobre os clubes do seu (nosso) País.

O Governo tem de definir melhor – se alguma vez o fez – as linhas estratégicas da TPA e permitir que certos acontecimentos sejam transmitidos para as comunidades no exterior.

Nós agradecemos…

01 abril 2012

Quando o futebol pode ser um “hino”

(da Internet)

Ontem tive o prazer de ver dois bons jogos e com o mesmo resultado: 2-1

À tarde, na TPA Internacional, o Kabuscorp-Libolo, com a vitória dos actuais campeões angolanos (Libolo) e com o internacional brasileiro – ainda agora chegou e já enverga a faixa de capitão?!?!?! – Rivaldo a marcar o golo do Kabuscorp.

À noite, na SporTV, um enorme jogo entre dois candidatos ao título lusitano, o Benfica-Braga.

Como benfiquista adorei o resultado; como observador independente, que também sei ser nestes casos, acho que o Braga não merecia a derrota.

Resumindo, quando os jogadores querem – e os dirigentes deixam o futebol consegue ser um hino ao desporto!

07 novembro 2011

Girabola 2011, o fecho…

(a consagração do Libolo; foto © Kindala Manuel/Jornal de Angola)

A última jornada confirmou o campeão e quem acompanhava a Académica Petróleos do Lobito, já despromovida há umas jornadas, à Segundona.

O campeão, depois das voltas e reviravoltas entre o Conselho de Disciplina e o Jurisdicional, foi o Desportivo do Libolo, da vila de Calulu, província do Kwanza Sul; os despromovidos, além dos académicos lobitangas – que também foram líderes nas chicotadas psicológicas, logo 5 –, foram os “gorilas” do F.C. Cabinda e os “proletários” do 1º de Maio de Benguela. Esta província e a de Cabinda estão em vias de, na próxima época não estarem representados no principal campeonato do país.

Vejamos os resultados e classificação final após a 30ª e última jornada do Girabola:

Resultados da 30ª jornada:

1º de Agosto – ASA 1-0

Benfica de Luanda – Interclube 2-1

Petro de Luanda - Progresso do Sambizanga 1-1

Recreativo do Libolo - FC de Cabinda 3-3

1º de Maio de Benguela - FC Bravos do Maquis 1-3

Sagrada Esperança - Académica do Lobito 2-1

Santos Fc - Kabuscorp do Palanca 1-2

Académica do Soyo - Recreativo da Caála 2-1

Classificação geral final

1. Recreativo do Libolo 30 Jogos / 57 Pontos

2. Kabuscorp do Palanca 30/56

3. Atlético Petróleos de Luanda (Petro de Luanda) 30/51

4. Interclube 30/48

5. Recreativo da Caála 30/48

6. 1º de Agosto 30/45

7. Sagrada Esperança 30/41

8. Atlético Sport Aviação (ASA) 30/39

9. FC Bravos do Maquis 30/38

10. Académica do Soyo 30/37

11. Santos FC 30/36

12. Progresso do Sambizanga 30/36

13. Benfica de Luanda 30/35

----------------------------------------------------

14. FC Cabinda 30/33

15. 1º de Maio, de Benguela 30/30

16. Académica do Lobito 30/13

Quanto aos melhores marcadores Love Cabungula, do Petro de Luanda, com 20 golos liderou a classificação!

25 outubro 2011

Libolo campeão 2

Parece que já previa isto, como deixei implícito no anterior apontamento sobre o Libolo ser campeão, até...

Ora, a nossa FAF vem agora dizer que há alterações na classificação devido a uma situação de utilização menos correcta de um atleta do Académico do Soyo que levou a redistribuir pontos por outras agremiações, entre elas, uma que foi, claramente, beneficiada com este facto: o Kabuskorp do Palanca que, embora mantendo o segundo lugar, iguala o Libolo e por essa razão, só na última jornada se saberá qual será o novo campeão nacional do Girabola.

E se nos recordarmos quem é o todo poderoso presidente do Kabuskorp e com quem parece falar e tratar por tu, então...

23 outubro 2011

Girabola 2011; Parabéns Libolo!

Parabéns Libolo!

Se não houver surpresas de última hora, já que parece haver alguns qui pro quos com a Académica do Soyo e um dos seus atletas – não é só na Europa que há jogadores que assinam por mais de um clube, como foi o célebre caso de um jogador português que assinou por dois clubes diferentes e acabou célebre numa equipa de topo espanhola – e as equipas de Luanda não descobrirem outras razões para impugnar, o Grupo Recreativo e Desportivo do Libolo está de parabéns pelo justo campeonato deste ano, apesar de faltar uma jornada!

Quem deve estar muito feliz é o nosso companheiro Luciano "Soberano" Canhanga por a província do Kwanza Sul ter colocado o seu nome entre os vencedores do Girabola!

Depois da província de Benguela, com o 1º de Maio, se a memória não me falha foi o primeiro vencedor do Girabola, e do Sagrada Esperança, da Lunda Norte, uma vez mais o campeonato saiu de Luanda.

Lamento que a equipa da minha cidade, o Académica Petróleos do Lobito – alguém me explica como uma equipa que tem dado bons jogadores aos outros clubes e consegue despedir treinadores atrás de treinadores (que depois vêm a ser campeões) não consegue manter-se no primeiro escalão? – seja um dos despromovidos e que o Benfica de Luanda esteja entre os candidatos a acompanhá-la.

Agora há que preparar bem a equipa para os eventos que irão vir na próxima época, como a Liga dos Campeões Africanos. É que asneiras como as que aconteceram, recentemente, nas taças africanas, apesar da boa época do Interclube, na Taça CAF/Nelson Mandela, já começam a não ser admitidas...

08 julho 2011

F.C.Cabinda – Petro Luanda em Cabinda, mas...

(imagem chimunada do JDesportos)

Na 16ª jornada, a primeira da segunda volta do Girabola, o Petro Atlético de Luanda desloca-se a Cabinda para jogar com o Futebol Clube de Cabinda e quer jogar no Estádio Nacional de Chiazi e não no do Buço Mabele, em Buco Zau, porque afirmam que para "se chegar a este recinto é preciso escolta policial por razões de segurança. O estádio de Buco Mabele localiza-se há duas horas de distância em relação a cidade de Cabinda", a norte desta cidade-capital da província (in: Jornal de Desporto, de hoje).

Mas então não está a província de Cabinda totalmente inserida na segurança nacional como é apregoada por quem manda e o que, por vezes, ocorre são actos esporádicos e sem importância?

Talvez seja altura, ou talvez - e uma vez mais, o desporto a ajudar - se deva realmente olhar para o caso da província com olhos mais bem abertos e sem pruridos ou indefinições políticas.

É que assim, de certeza, ganha a Democracia e ganha o Povo!

04 julho 2011

Girabola 2011 no final da 1ª volta

Terminou ontem a primeira volta do Campeonato Nacional de futebol de Angola, vulgo Girabola, de 2011 com a liderança, talvez um pouco surpreendente, do Kabuscorp do Palanca.

De salientar se positivamente há a liderança do Kabuscorp, pela negativa a deficiente primeira volta do campeão Interclube, embora só na última jornada deste primeiro ciclo tenha perdido pela primeira vez e frente a um dos últimos e em casa, e os dois últimos lugares das duas equipas que vou acompanhando, a do Benfica de Luanda, a minha equipa do coração e de quem já fui sócio, e a da Académica do Lobito, a da minha cidade.

Eis os resultados e classificação ao final da 15ª jornada, termo da primeira volta.

Progresso - Petro de Luanda, 0-0

ASA - 1º de Agosto, 0-0

FC Bravos do Maquis – 1º de Maio de Benguela, 3-0

FC de Cabinda – Recreativo do Libolo, 1-0

Interclube - Benfica de Luanda, 0-1

Recreativo da Caála - Académica do Soyo, 1-1

Académica do Lobito - Sagrada Esperança, 1-0

Kabuscorp -Santos FC, 1-2

Classificação:

Kabuscorp----------------------30 pontos

2º Petro Atlético de Luanda--------27

3º Recreativo do Libolo------------24

4º 1ºde Agosto--------------------23

5º Interclube-----------------------22

6º Bravos do Maquis--------------20

7º Santos FC----------------------20

8º 1º de Maio de Benguela---------19

9º Progresso do Sambizanga-------19

10º Sagrada Esperança------------18

11º ASA--------------------------18

12º FC de Cabinda----------------18

13º Recreativo da Caála-----------18

14º Académica do Soyo-----------17

15º Benfica de Luanda-------------16

16º Académica do Lobito----------12

Fonte ANGOP

29 novembro 2010

Lobito regressa ao Girabola

A província de Benguela regressa de novo ao mapa do Girabola e com duas formações.


Depois do apuramento directo do 1º de Maio, de Benguela, através do apuramento directo já que venceu a sua zona da Segundona, este fim-de-semana a Académica do Lobito, liderada por antigo treinador dos Palancas Negras, Agostinho Tramagal, reentrou no convívio dos grandes ao bater o Domant FC do Bengo, de Bula Atumba, província do Bengo, por 2-1 na segunda mão da fase de apuramento.


Entretanto já ocorreu o sorteio para o Campeonato Africano de Nações para atletas que jogam em África, o CHAN, que vai ocorrer em Fevereiro de 2011 no Sudão. Angola ficou no grupo D com o Ruanda, Senegal e Tunísia.


Os restantes três grupos juntaram Sudão, Argélia, Gabão e Uganda, no grupo A; Ghana, África do Sul, Níger e Zimbabwe, no grupo B; e R.D.Congo, campeã em título, Camarões, Cote d’Ivoire e Mali, no grupo C.

31 outubro 2010

Girabola, Interclube é campeão 2010

O Interclube de Luanda, equipa liderada pelo antigo jogador e treinador-adjunto do S.L.Benfica, Alvaro Magalhães, ganhou o Campeonato angolano de clubes, vulgo Girabola, de 2010 com 55 pontos, à frente do recreativo da Cáala, com os mesmos pontos mas com menor diferença de golos marcados/sofridos que os “polícias”.

Ao Interclube bastava-lhe um empate na última jornada para se sagrar campeão pela segunda vez na sua história. E foi isso que aconteceu. Uma partida que a partir da segunda metade da etapa complementar deixou de existir dado que tanto para o Interclube como para o Santos FC o empate chegava para as suas aspirações. Ao Interclube dava o Girabola e o Santos mantinha-se na principal Liga de Futebl de Angola.

A classificação final ficou assim ordenada: Inteclube, Recreativo da Caála, Desportivo 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda (Petro), Recreativo do Libolo, Atlético Sport Aviação (ASA), F.C. Bravos do Maquis, Kabuskorp do Palanca, Académico do Soyo, Sport Luanda e Benfica, F.C. Cabinda, Sagrada Esperança, Santos F.C., Desportivo da Huíla, Sporting de Cabinda e Benfica do Lubango.

As três últimas equipas, duas delas da província do Huíla, descem de divisão e sobem o Progresso de Sambizanga, de Luanda, e o 1º de Maio (primeiro campeão de Angola independente) ao Girabola, depois de terem vencido as suas zonas na Segundona. Falta disputar uma liguilha entre os segundos classificados zonais para descobrir a terceira equipa que sobe ao Girabola.
Publicado na secção de Desporto do , de hoje

20 fevereiro 2010

Começou o Girabola 2010

Começou o campeonato maior de Angola em futebol e logo com um clássico. O Petro-Atlético, campeão em título, defrontou e perdeu com o seu arqui-rival 1º de Agosto com um golo de Danny, no 1º minuto da segunda parte. De notar que já nos dois jogos da Supertaça, Danny tinha sido o grande carrasco dos petrolíferos.

O jogo inaugural aconteceu ontem, nos Coqueiros, onde o Benfica de Luanda, agora treinado pelo antigo treinador dos Palancas, Mabi de Almeida, recebeu e venceu o Desportivo da Huíla por, igualmente, 1-0.


Hoje, os aviadores do ASA foram a Calulo, na província do Kwanza Sul, impor um empate sem golos ao Recreativo do Libolo, treinado por Mariano Barreto, que se apresenta com legítimas aspirações ao título depois da época passada ter terminado na 2ª posição.


Vamos esperar pelas próximas jornadas. O aperitivo foi óptimo. Se me permitem a imagem o jogo da Cidadela parecia uns do Campeonato espanhol onde os jogadores só pararam quando o árbitro deu a partida por terminada.


Nota: resultados finais da primeira jornada ver aqui

19 outubro 2009

Angola no fim-de-semana desportivo

(foto e montagem ©Elcalmeida/Notícias Lusófonas – via TPA)

Atlético Petróleos de Luanda (Petro de Luanda) conquista o Bicampeonato após vitória sobre o ASA por 2-1 e beneficiando do tremendo tropeção do Benfica de Luanda, no sábado passado, frente ao 1º de Agosto por expressivos 5-1.

Benfica de Luanda, 1º de Agosto e Recreativo do Libolo, entram na última jornada a olhar para o segundo lugar do Girabola 2009 que também pode dar acesso às provas da CAF.

De salientar os regressos do Sporting de Cabinda e do lunda Sagrada Esperança ao convívio dos grandes enquanto aguardam qual a terceira equipa que os irá acompanhar nesta subida e que sairá do duelo entre o Benfica do Lubando e o Petro do Huambo.

(*) Entretanto, em Antananarivo, Madagáscar, as senhoras de Angola
conquistaram a medalha de bronze ao vencerem na última partida as suas opositoras da Costa do Marfim (Cote d’Ivoire) por 76-57.

Por sua vez Moçambique, neste campeonato não foi além do sexto lugar ao perder a última partida com a Nigéria por 67-57.

O Senegal, vencedor do Mali (a então campeã em título) conquistou o seu 10º Campeonato e, tal como o Mali, vai participar no Mundial que decorrerá, no próximo ano, na República Checa.

(* Imagem do Basquete: a FIBA-África parece não encontrado melhor imagem das senhoras angolanas….)

27 setembro 2009

Petro adia e Libolo confirma

(Ainda não foi hoje que o Petro colocou as faixas de campeão; quem sabe se não haverá surpresas e o Benfica de Luanda ainda lá chega... – situação actual)

Depois de ter imposto um nulo na passada quarta-feira à Selecção Nacional, o Recreativo do Libolo foi ao Estádio da Cidadela obrigar o Atlético Petróleos (Petro) de Luanda a esperar por mais uma jornada para saber se vai conquistar o bicampeonato e o seu 15º Girabola.

Com a vitória desta tarde, por 1-0, golo de Nandinho, o Recreativo do Libolo aproximou-se do Benfica de Luanda, que esta época está a fazer um campeonato interessante, e do 1º de Agosto, colocando o 2º lugar em discussão até ao final do Campeonato.

De assinalar a péssima carreira que as duas equipas de Benguela estão a fazer principalmente, agora, que vão ter um Estádio que, como aconteceu com o Europeu de Portugal, em 2004, se vai tornar, após o CAN2010, num elefante branco sem actividade futebolística de relevo caso não invertam a actual campanha.

A Académica Petróleos do Lobito ocupa, desde o início, a última posição do Campeonato enquanto o histórico 1º de Maio, de Benguela, um dos primeiros campeões da Angola independente, está no lugar imediato. Dado que o Girabola vai passar a ter mais equipas, fala-se que os últimos classificados irão participar, com os segundos classificados da antiga Segundona, num mini-campeonato para definirem quem serão as duas equipas que irão também participar no novo figurino do Girabola.

Notícia hoje publicada no Notícias Lusófonas, sob o título “Petro adia campeonato e Recreativo do Libolo confirma”.

De acordo com o que o Director do NL, Norberto Hossi, me informou, é interesse do NL criar uma secção desportiva no portal da Lusofonia para publicar notícias de interesse desportivo dos países da comunidade lusófona. Por isso quem estiver interessado em ver notícias desportivas do seu país no NL deverá enviar para o mesmo essas notícias através do e-mail que creio estar em local visível no respectivo portal!

28 abril 2009

Reflexões sobre o Lobito…

Raramente aparecem notícias da minha cidade, mas quando aparecem são sempre para criar exclamação.

Há dias, o Académica Petróleos do Lobito mudou de treinador – foi buscar o demitido treinador do Benfica de Luanda (de quem já fui sócio e mantenho a minha costela de apoio e que procuro morada ou e-mail e não consigo apanhar) Agostinho Tramagal – e, surpreendetemente ou talvez não por causa da equipa que o seu opositor apresentou,
venceu o 1º de Agosto por 1-0. A primeira vitória e primeiros pontos desde o início do Girabola 2009. Infelizmente, na jornada imediata baqueou frente ao Desportivo da Huíla…

Li hoje no
Angola24Horas.com (A24H) uma notícia, sob o título “Caça as bruxas no porto do Lobito” e que, a fazer fé no referido artigo, me deixa consternado quanto à democraticidade e boa gestão das nossas autoridades e de quem os representa.

Segundo o A24H, alguns dos líderes dos trabalhadores de estiva do
porto do Lobito que em Setembro do ano passado terão levado a efeito uma greve estarão a ser demitidos e, um dos líderes, terá mesmo visto a sua foto estampada à entrada do porto com a expressão “persona não grata proibido entrar no porto do lobito”.

Segundo o artigo os “despachados” serão jovens trabalhadores, estudantes universitários e técnicos experientes nas áreas onde trabalham que têm como defeito o estarem a denunciar eventual deficiente gestão por parte da actual Administração do Porto do Lobito (ah! é assim em maiúsculas que se escreve, pelo menos o nome da cidade e não em letra pequena como estará no citado cartaz) liderada por um tal senhor Carlos Gomes, uma personalidade muito próxima de certos sectores do Poder.

Segundo o referido artigo, o poder do senhor Administrador, ou Director, é de tal ordem que, na prática, será o verdadeiro Administrador do Lobito já que grande parte dos fundos que suportarão a cidade provêem dos dividendos colhidos no antigo maior porto da África ocidental e, por esse facto, ninguém o quer “molestar” submetendo-se à sua eventual “boa vontade”.

Por outro lado, parece que a sua “boa vontade” não se ficará só pela Administração do Município, o que seria perfeitamente lógico, mas irá até, segundo documentos apresentados pela Comissão Sindical do Porto do Lobito, ao “pagamento de viagens a pessoas estranhas a empresa a compra de equipamentos para órgão de comunicação social do estado, oferta de viaturas”.

Parece que os “despedidos” – que pela lei nacional em vigor em Angola sobre as Greves (Lei n.º23/91 de 15 de Junho) não o poderão ser nem transferidos antes de decorrido um ano sobre a sua participação enquanto membros da comissão – já bateram a várias portas, incluindo as do partido maioritário, mas parece que se fecharam todas. Consta que a sua eventual aproximação a certa entidade é tão inquestionável que preferem nada ouvir, nada ver e… nada saber!

Sem comentários e muita reflexão!

30 março 2009

Começou 2ª fase africana para o CAN e Mundial de 2010

(imagem Internet)
E começou sob o sortilégio de algumas surpresas.

Na grupo 1, os leões dos Camarões foram surpreendidos pelo Togo, um dos finalistas do último Mundial ainda em prova, enquanto Marrocos perdeu em casa com o Gabão.

Moçambique, no grupo 2, independentemente – ou talvez seja fruto de um verdadeira estruturação do seu futebol – de jogar em casa, impôs um nulo à super-favorita Nigéria e a Tunísia foi ganhar ao Quénia por 2-1

No grupo 3, mostrou-se como o grupo dos empatas. Ruanda e Argélia empataram a zero enquanto os faraónicos campeões africanos não foram além de um empata caseiro com a Zâmbia a 1 golo.

Já no grupo 4 só uma equipa ganhou – o Ghana derrotou o Benin por 1-0 – enquanto o Sudão e o Mali se quedaram por um empata a 1 bola.

Foi no grupo 5 aquele onde se verificou o maior desnível. O já não surpreendente Burkina Faso derrotou a república da Guiné por 4-2 enquanto os Elefantes Costamarfinenses cilindraram o Malawi por 5-0. De registar e lamentar os
trágicos incidentes que aconteceram antes do início deste jogo em Abidjan que resultaram em várias vítimas mortais e dezenas de feridos.

Paralelamente aconteceram dois jogos antecipados do
Girabola com mais uma derrota da Académica da minha Cidade frente aos Bravos do Maquis, por 1-0 (sexto jogo, sexta derrota o que poderá mostrar que nem sempre a mudança se treinadores é mais suficiente; continua-se a não entender porque as equipas da província de Benguela têm de ir jogar ao Huambo, embora não tenha sido o caso desta jornada porque foi um jogo fora, mas…) – e entre o Kabuscorp do Palanca e o Desportivo da Huila, com vitória da equipa luandense por 3-2.

28 fevereiro 2009

No Girabola-2009 a segunda jornada dá clássico

(Atlético Petróleos de Luanda (bonito o equipamento alternativo) e 1º de Agosto)

Excelente o clássico do Girabola que o Petro-Atlético e o 1º de Agosto (2-1) realizaram no Estádio da Cidadela com transmissão televisiva da TPA Internacional. Os dois vinham de difíceis vitórias da primeira jornada. O Petro foi à minha cidade derrotar o Académico local por 3-2 e os militares derrotaram os “proletários” do 1º de Maio, na cidade das acácias rubras, por 1-0.

Se os dois golos dos “petrolíferos” foram bem construídos e melhor concretizados que dizer do portentoso golo do “militar” Love na conversão de um livre directo frontal à baliza. Sobre este jogo e intervenientes poderão aceder aqui (mais ou menos...).

Quanto à TPA-I só um lamento. Para quando utilizar o seu portal para oferecer aos telespectadores a possibilidade de saberem a sua programação. Ontem, sexta-feira, realizou-se o embate – partida inaugural da 2ª jornada – entre o Benfica de Luanda e o Interclube, com a vitória do meu clube por 3-2.

Como a programação da TPA omitia a sua transmissão só já pude ver os últimos minutos da partida. É altura da TPA começar a respeitar os seus espectadores da Diáspora que não podem estar sempre sintonizados no pequeno televisor dado que trabalham e utilizam o portal para se informarem da programação.

E, também já agora, não é altura da TPA começar a colocar insersores de caracteres e do tempo nas transmissões das partidas televisionadas. Só quase no fim é que consegui saber qual o resultado do Benfica Luanda-Interclube…
.
NOTA COMPLEMENTAR: Pode aceder aqui para verificar resultados finais da 2ª jornada e respectiva classificação. De salientar a copiosa derrota da Académica do Lobito perante o Recreativo do Caála por 5-0 o que faz com que esteja no último ligar juntamente com o 1º de Maio, ambos só com derrotas.

02 novembro 2008

Fechou o Girabola 2008

(Petro Luanda (de amarelo) versus Benfica de Luanda; imagem via TPA)

Terminou hoje o campeonato máximo do futebol angolano, o Girabola, com a confirmação da vitória no Campeonato pelo Atlético Petróleos de Luanda (Petro-Atlético) que defrontou e derrotou, na última jornad,a o Benfica do Luanda por 4-0 (muito vai ter a Welwitchea «Tchizé» dos Santos de batalhar se quiser ter uma equipa com mais força e mais garra para ultrapassar o 5º lugar final) no velhinho mas sempre belíssimo Estádio dos Coqueiros.

Nos lugares imediatos ficaram o 1º de Agosto, também de Luanda, e o surpreendente Recreativo do Libolo. Desceram à Segundona (segunda divisão) o Sagrada Esperança (campeão em 2005), o Petro do Huambo e o Benfica do Lubango. O Interclube, campeão destronado, safou-se, na última jornada, à depromoção. Também o Kabuscorp do Palanca e o Desportivo da Huíla conseguiram evitar, nesta última jornada, a despromoção.

De registar ainda, a vitória de Santana, do Petro de Luanda, na bola de prata ao terminar a competição dom 20 golos, três dos quais marcados hoje. Em segundo, ficou Love do 1º de Agosto. (Andam as equipas portuguesas à procura de pontas de lança no estrangeiro, a pagarem fortunas por jogadores que depois mostram não serem os ideais ou terem condições para singrarem quando se olhassem para os seus antigos alfobres talvez tivessem melhores resultados. O problema é que falam português com sotaque diferente do habitual e, no caso do Sport Lisboa e Benfica, pecam por não falar a língua oficial do clube, o castelhano).

Para acabar o ano futebolístico nacional só falta a Taça de Angola que vai ter as meias-finais dentro de dias e a final no Dia da Dipanda.

19 outubro 2008

Caála, um histórico de regresso

(como não tenho foto do Recreativo uma foto a indicar como ir a Caála e ximunada aqui)

O Recreativo da Caála, mercê do empate a uma bola com o Atlético do Namibe, juntou-se à Académica do Lobito e subiu da Segundona para o Girabola voltando, embora a primeira vez nos actuais moldes, ao convívio dos grandes.

O Recreativo, fundado em 1944, e pertencente à província do Huambo, foi sempre uma equipa a ter em conta nos antigos campeonatos angolanos, como outras grandes equipas, como o Sporting do Negage, o Futebol Clube do Moxico, ou como há dias me relembraram, o ARA da Gabela, só para citar alguns. Uns, com a Dipanda, mudaram de nome outros andam perdidos pelas regionais e pela Segundona.

Quem sabe se em breve não os veremos de novo em luta como os grandes e tornar o Girabola mais competitivo para não acontecer o que aconteceu com os Palancas ou ver as nossas equipas serem facilmente eliminadas das competições da CAF, como hoje aconteceu com o campeão nacional, o Interclube, "desterrado" para a Taça CAF-Mandela e no seu grupo só ter conseguido uma única vitória. Mau, muito mau que deveria merecer das entidades e dos responsáveis da FAF uma análise mais profunda.

Ah, e já agora, parabéns a Flávio que colocou o Al Ahly, do Egipto, na sua 4ª final consecutiva da Taça dos Campeões Africanos, com um magnífico golo a centro do também "Palanca" Gilberto.

Computador, Girabola e Luanda e Benfica e outros assuntos

(Santana depois de marcar o golo que pode valer um título de Girabola e o de melhor marcador, em disputa com Love; foto não editada via TPA)

Depois de quase uma semana, desde a passada terça-feira, sem computador (não se entende que uma marca com nome, ao ponto de, segundo parece, um país lusófono ter decidido pagar mais cerca de 15 milhões de euros para ficar com produtos dessa marca, ao fim de dois anos vê-se a destruição do disco sem qualquer hipótese de recuperação e que quase me fez perder muito do que tinha guardado); depois de ontem ter assistido a um muito bem jogo de futebol, via TPA-Internacional (haja a Deus depois do que já aconteceu), entre o primeiro, Petro de Luanda, e o segundo, 1º de Agosto, com um empate final a 1 bola (Petro adiou por uma semana a conquista do título que lhe foge há cerca de 7 anos); nada como saber que o meu Benfica de Luanda (ainda tenho o cartão de sócio que não penso destruir – ups – e há meses que ando a ver se alguém me informa da morada e dos contactos do Benfica de Luanda) tornou-se no segundo clube africano – pelo menos de África – com uma senhora na presidência do clube, no caso Welwitchea «Tchizé» dos Santos Pego, que ganhou em lista única (uma forma muito democrática de mostrar consenso…).

Mas não foi só isto que esta semana aconteceu:

O caso Angolagate voltou à ribalta, desde que recomeçou ainda não parou, com um artigo de Mario de Queiroz, para o InterPress Service (IPS) (versão original, em
espanhol para quem tem acesso pago, e versão livre em inglês), onde sou, uma vez mais citado, o que agradeço ao articulista a deferência.

No Zimbabué, o senhor Mugabe continua a querer pôr e dispor da difícil vida dos zimbabueanos como se o país continuasse a ser uma coutada particular onde pode persistir fazer o que quer ao arrepio dos reais e verdadeiros interesses sociais e económicos do Pais. Estranhamente, ou talvez não, os problemas dentro do ANC já começam a ser mais que muitos com a hipótese do próprio partido sul-africano se cortar, o senhor Mbeki que já mostrou ser um deficiente negociador e interlocutor, mantém-se como o mediador entre Mugabe e a oposição.

Por sua vez, será que ainda há lugar a surpresas – por mim admito que sim porque esperava outra coisa depois das palavras de Eduardo dos Santos no último comício; admito, sou mesmo muito ingénuo, se calhar, deve-se ai nome – um comentador e dois jornalistas foram suspensos da RNA por, segundo esta emissora em nota oficial, se terem "
fuga da linha editorial"; ou seja, o comentador fazendo uso da sua liberdade de opinião terá proferido comentários pouco aceitáveis para a emissora sobre alguns dos vice-ministros nomeados e empossados. O comentador Victor Silva, igualmente director do jornal privado Novo Jornal, viu suspensa a sua colaboração e os jornalistas Amílcar Xavier, que conduziu a conversa com Victor Silva, e o editor, Andeiro João, suspensos com processos disciplinares. Viva a liberdade de Imprensa. Acho que também deveriam ter comentado renomeação do Ministro que tutela este departamento.

Entretanto, constou-me que a economista e Professora Fátima Moura Roque está a pensar em
abrir um Banco em Angola o que irá provocar, com ou sem razão, não discuto, ainda mais anticorpos junto dela.

Na Guiné-Bissau a crise da cólera continua imparável com as vítimas a crescerem de dia para dia sem que se vislumbre alguma contenção. A falta de meios, e a má salubridade parecem ser alguns dos factores principais para o caos sanitário.

Também na Guiné-Bissau um grito quanto à deficiente cooperação portuguesa, quer a nível da língua quer a nível da cooperação médica ao ponto de uma jornalista freelancer, Joana Otchan-Palha, ter escrito para o blogue Ditadura do Consenso um artigo sobre o assunto intitulado "Quem salva a Cooperação portuguesa?"

Enfim, como se vê houve muita coisa nesta semana…

12 outubro 2008

Académica do Lobito regressa ao Girabola

(imagem de arquivo)

Depois de ontem ter vencido o FC Ondjiva do Cunene, por 5-2, a lobitanga equipa de João Pintar da Silva confirmou a subida à primeira divisão, ao Girabola, totalizando já 25 pontos.

Esperemos que a Académica do Lobito não se torne num sobe e desce e se mantenha por muito mais tempo no Girabola.

Na próxima e última ronda a equipa lobitanga, patrocinada pela francesa Esso, vai se deslocar ao Moxico para defrontar os Leões do Tchifutchi desta província, e tentar terminar o zonal com o máximo de pontos possíveis.

Do grupo B, onde militou a Académica do Lobito, fizeram ainda parte, Atlético do Namibe, Leões Tchifutchi do Moxico, FC do Ondjiva do Cunene, Benfica do Huambo, Recreativo da Caála e a Baixa de Cassanje de Malanje, de onde sairá, em princípio, mais uma equipa para o Girabola.

03 setembro 2008

Segundona já tem lobitangas no topo

Com um início preocupante que parecia indicar que iria se manter inapelavelmente na II divisão do futebol angolano, a Segundona, a Académica do Lobito já está no topo da classificação do subgrupo B de acesso ao Girabola 2009, depois de ter batido o Benfica do Huambo, na sétima jornada, por 1-0.

Dado que só ascende uma equipa neste subgrupo e a Académica está em primeiro com 16 pontos e o Benfica do Huambo está em segundo, só com 9 pontos, é expectável que no próximo Girabola a equipa da minha cidade estará a pontuar entre os grandes.

Aguardemos com paciência e expectativa.