06 janeiro 2014

Eusébio 1942-2014

Eusébio da Silva Ferreira, Eusébio, o Pantera Negra, faria 72 anos no próximo dia 25 de Janeiro, dia que fará 10 anos que faleceu o então jogador do Benfica, Miklos Feher.

Quis o destino que não conseguisse chegar aos 72 anos. Faleceu ontem de madrugada e vai hoje a enterrar num cemitério lisboeta e, talvez, mais tarde, transladado para o Panteão Nacional onde repousam os restos mortais daqueles que muito contribuíram para a Cultura e para as artes.

E o futebol quando bem jogado e com cavalheirismo é uma belíssima arte.

O Estado português reconheceu-lhe o direito a ser homenageado com 3 dias de luto nacional.

O estado moçambicano limitou-se, através do seu actual presidente, Armado Guebuza, e de um antigo presidente e velho companheiro das jogadas com a trapeira, Joaquim Chissano, a darem as suas opiniões de circunstância.

Mas porra! Eusébio foi um dos maiores contribuintes líquidos da FRELIMO (directa e indirectamente e como comprovam as estórias de Borges Coutinho ter sido obrigado a controlar os gastos pessoais de Eusébio para que não ficasse sem dinheiro). Não merecia, pelo menos, um dia de luto nacional?

Sabe-se que Eusébio sempre amou a terra que o viu nascer. E sabe-se que a sua grande mágoa foi não ter recebido a nacionalidade moçambicana. Como se sabe, através de uma informação televisiva, que um seu desejo seria ser coberto com as bandeiras do Benfica de Portugal e de Moçambique.

Até Angola em que as duas únicas coisas em comum com Eusébio era o facto de o pai ser um malangino e de ter sido um grande futebolista decidiu homenageá-lo através FAF via da comunicação social enquanto de Moçambique nem o portal Sapo.mz deixa qualquer referência a um filho moçambicano. A única referência é isto que tem como base uma notícia do portal “Desporto” do portal português!


Kanimambo Eusébio e desculpa os teus contemporâneos moçambicanos que não sabem o que fazem!

3 comentários:

Anónimo disse...

Esébio da Silva Ferreira "O Patera Negra" foi um homem do povo ,um homem do mundo a nacionalidade ele nao tinha ele foi cidadão do MUNDO
Que sua Alma Descanse em Paz

Orlando Castro disse...


Meu Caro,

Como li em qualquer lado; Não lamentem. Sejam dignos!

Os dirigentes moçambicanos, não o Povo moçambicano, lamentaram mas - também nesta questão - não foram dignos.

Kdd

Retornado disse...

A Frelimo não pode homenagear Eusébio.

Aqueles movimentos nem a eles se podem homenagear.

Quais são os dirigentes africanos em quem seus povos realmente se revejam?

Infelizmente, muito poucos, principalmente nos PALOPs.