30 dezembro 2005

Eleições em Angola, para quando?

Sua Excelência o senhor Presidente da República de Angola, Eng. José Eduardo dos Santos, na tradicional alocução do fim de ano, anunciou que as eleições irão ocorrer, em tempo oportuno, após a conclusão do registo eleitoral e depois de ouvida a Comissão Nacional Eleitoral.
Bom, aqui começa emergir as questões de pormenor; então o registo eleitoral ainda não está concluído? Ou será que, na prática, ainda nem começou. E a Comissão Nacional Eleitoral, já apresentou algum trabalho que se veja?
Ou seja, quando já tivermos esquecido qual é um dos maiores direitos dos povos livres – o direito à livre escolha dos seus representantes – aí serão anunciadas as eleições.
E ainda haverá eleitores ou formadores para explicar como se vota?
O ano 2006 vem aí. O ano em que se previa a realização das eleições legislativas e, caso possível, presidenciais.
Parece que talvez já não aconteçam neste próximo ano.
Então para quando? Para as calendas gregas?
Mas como o senhor Presidente anunciou, será em tempo oportuno e como sou optimista, talvez ainda aconteça no ano da graça de 2006 d.C. (por favor, nada de confusões políticas… eu referia-me a 2006 depois de Cristo, ufff!!!).

ADENDA: Este assunto está mais elaboradamente tratado num artigo hoje publicado no Notícias Lusófonas, na rubrica Manchete com o título "Eleições em Angola? - Talvez, talvez um dia". É o que se chama acabar o ano em beleza.

Sem comentários: