17 julho 2011

Quem sucederá a Fradique?

Os santomenses, cerca de uma centena de milhar de eleitores, foram hoje às urnas para escolher o sucessor de Fradique de Menezes que cumpre o segundo dos dois mandatos consecutivos a que pode se sujeitar e cujo mandato se completa no próximo dia 3 de Setembro.

Depois de analisados, recusados e readmitidos, são 10 os candidatos a votação.

Segundo as primeiras estimativas - se entre elas, a do próprio Patrice Trovoada, o primeiro-ministro santomense - não deverá ser eleito nenhum à primeira volta.

Para ajudar esta dúvida o facto de ter havido alguns constrangimentos nas mesas de voto, nomeadamente em Angola, por problemas nos cadernos eleitorais - onde já ouvi isto? -, ou em Portugal, com atraso na constituição da mesa, e pelo facto de, em certas mesas santomenses, haver necessidade de se proceder a uma segunda "secção" como são nos casos de Capela, no distrito de Mé-Zóchi, e de Santa Catarina, no distrito de Lembá, devido a boicotes dos eleitores.

Se a isto juntarmos o "velhinho" problema chamado banho - "compra" de votos -, então mais discutidas serão as eleições.

Vamos aguardar pelos próximos desenvolvimentos e pelas próximas banhadas...

NOTA: as primeiras projecções da CEN indicam que só no próximo dia 7 de Agosto com a realização da segunda volta entre os dois mais voados neste escrutínio: o antigo presidente monopartidário e primeiro após a independência, Manuel Pinto da Costa, com cerca de 36% e o actual líder do Parlamento apoiado pela ADI, do actual premiê, Evaristo Carvalho, com pouco mais de 21%, se saberá quem será o sucessor de Fradique de Menezes.

De ressaltar a boa prestação de Maria das Neves, do MLSTP mas que se apresentou, tal como Pinto da Costa, como independente, e de Delfim Neves, do PCD, por esta ordem, que obtiveram quase 14% cada.

Nos lugares imediatos ficaram Elsa Pinto, igualmente também do antigo partido único . o MLSTP deu muitos candidatos -, com cerca de 5%, o candidato oficial do MLSTP-PSD, Aurélio Martins, que não foi além dos 4,2%, logo seguido de Filinto Costa Alegre, que teve cerca de 4%.

Os restantes candidatos, Jorge Coelho, Hélder Barros e Manuel de Deus Lima terão obtido votações residuais, inferiores a 1%.

Sem comentários: