14 janeiro 2010

Notícias Lusófonas: 13 anos é obra!


Foi em 1997 que pela primeira vez o Notícias Lusófonas deu corpo e alma a todos aqueles que, por esses mundos, sentem, amam e sofrem em português.

O Notícias Lusófonas (NL) nasceu há 13 anos. Ainda pouco se falava de Lusofonia quando, em finais de 1996, o António Ribeiro decidiu criar, na Internet, um espaço privilegiado para a comunicação entre todos os falantes da língua de Camões (hoje perto de 250 milhões), independentemente do local de habitação. Pouco depois nascia o NL.

Por Noberto Hossi

Para fazer um balanço, seja lá o que isso for, o NL convidou três dos muitos colaboradores que passaram cá pela casa e que, por sinal, continuam a dar o litro pela causa. Sem tirar nem pôr, aqui ficam os testemunhos de Eugénio Costa Almeida, Jorge Eurico e Orlando Castro.
(**)

13 anos costuma ser o início da adolescência nos jovens! Mas num órgão de informação social essa provecta idade, porque 13 anos num órgão de Comunicação Social é uma idade já interessante já não é mais uma idade de adolescência, significa a confirmação que o carácter do órgão em causa conseguiu manter alta as expectativas criadas no seu nascimento junto dos seus leitores.

Porque 13 anos, num órgão informativo, só acontecem quando a qualidade e a sobriedade estão juntas e continuamente inseparáveis.

E isso acontece diariamente com o Notícias Lusófonas que, 13 anos passados, continua a cumprir com a sua obrigação e com os parâmetros que levaram António Ribeiro meter-se nesta enorme empreitada que é a sua manutenção no éter netiano.

Para mim foi e continua a ser uma honra estar entre aqueles, Jornalistas que o são, que me acolhem no seu seio ajudando-me a ser melhor e a melhor compreender o meio comunicacional.

13 anos são, por norma uma idade difícil na vida de um jovem que sai das brincadeiras de pós-pós e dos desenhos animados e entra na vida dos livros, das complexas PSP, na descoberta dos pares contrários, no achamento da vida.

Mas num órgão de informação, 13 anos são a manifestação clara que o carácter, a segurança, as dissemelhanças, as dicotomias, e a liberdade aliadas às já referidas qualidade e sobriedade não são palavras vãs e continuam a ter sentido.

E quando esse órgão é de acesso livre e gratuito mais importante se tornam os 13 anos!

Por isso, ao Notícias Lusófonas e ao seu criador, bem assim, aos seus Director e Jornalistas principais o meu obrigado pelo apoio e a abertura que me têm oferecido.

E venha muitos mais anos!
(**)Publicado como Manchete no , enquadrado num artigo sob o título "Há 13 anos que o NL dá novos mundos à Lusofonia" onde se incluem textos de Jorge Eurico e Orlando Castro

Sem comentários: