28 dezembro 2009

Estádio de Ombaka já está inaugurado...

(imagem de arquivo / CAN2010)
Depois de ontem o Presidente Eduardo dos Santos ter inaugurado, em Luanda, o Estádio 11 de Novembro, onde irão ocorrer as cerimónias de abertura e encerramento do da Taça das Nações “Orange-Angola 2010”, esta manhã o primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, inaugurou o Estádio Nacional de Ombaka, na província de Benguela, que servirá de sede da poule c, onde irão medir forças as selecções do Egipto, Moçambique, Nigéria e Benin.

Na inauguração houve o habitual descerrar da placa comemorativa e identificadora do estádio, seguindo-se a bênção da igreja católica.

O Estádio Nacional de Ombaka tem capacidade para 35 mil espectadores, sendo o segundo maior recinto desportivo construído para a Taça de África das Nações em futebol, depois do 11 de Novembro, projectado para receber 50 mil espectadores. Ocupa uma área de 41 mil e 500 metros quadrados, tem cerca de 40 metros de altura máxima e um relvado com 68 metros de largura e 105 de comprimento.

O estádio que se situa no bairro Nossa Senhora da Graça, a cinco quilómetros a Nordeste da cidade de Benguela, na estrada Nacional 100 que liga Lobito a Benguela, apresenta uma cobertura metálica com cerca de 29 metros de comprimento, possui 256 lugares para personalidades VIP’s, 68 lugares para deficientes físicos, dispõe. Ainda. de quatro entradas para veículos de carga, além de um parque de estacionamento para 3.365 viaturas e 537 autocarros.

O imponente estádio comporta salas para entidades VIP, recepção, reuniões, transmissão de TV e rádio, repórteres fotográficos, descanso para atletas e árbitros, treino e ginásio, equipamento, ventilação e máquinas, escritórios e gabinetes, centros de imprensa e de comércio.

Também complementam a estrutura desse gigante de betão centros de controlo de fogo, enfermaria, posto de controlo geral, sala de conferência de imprensa, vestiários.

(artigo publicado, inicialmente, no Notícias Lusófonas “Desporto”)

1 comentário:

Guilherme Freitas disse...

Estarei de olho na Copa Africana de Nações atarvés da ESPN Brasil que vai transmitir o evento. Boa sorte a todos! Felz 2010, Eugênio. Abraços