27 julho 2004

CPLP - A Cimeira do crescimento?


Realizou-se nestes dois últimos dias mais uma Cimeira da CPLP que, desta feita teve a presença, como observador, a hispânica Guiné Equatorial (daí que José Alberto Carvalho tenha vista a boca fugir para a "CLPE"). Será o prenúncio do crescimento da CPLP?
Da reunião, que uma vez mais foi proveitosa (só nós é que nunca conseguimos ver esses proveitos) ressalvam-se: "Acordos na área de saúde, para o combate à malária e para prevenção e tratamento de portadores do vírus HIV, além da unificação da ortografia da língua portuguesa..."ou a oferta do Governo brasileiro a São Tomé "... um telecentro com dez computadores e um servidor, para serem utilizados no processo de inclusão digital da sociedade e do Governo local."
Quanto aos acordos de saúde, acredito que têm pernas para andar e a cooperação será, por certo, frutuosa. Já quanto aos acordos ortográficos? que já estão ratificados por Portugal, Cabo Verde e Brasil? não sei. Senão vejamos: os brasileiros ainda persistem no terno, em vez do fato (porque este é fa(c)to); registro, em vez de registo; enfim. Harmonização ortográfica. Olha se não houvesse?
Seja! Viva a Cimeira acabada... Viva a Cimeira de 2006 na Guiné-Bissau, que se espera ser a do aplauso da consolidação da democracia e do desenvolvimento neste país.

Sem comentários: