29 outubro 2004

29 de Outubro de 2004 – Adeus Estados-Nações?

Para os europeistas este será um marco, uma data histórica. A assinatura o Tratado da Constituição Europeia.
25 países agrupados na União Europeia conseguiram dar aos países epirocráticos (Alemanha, França e Espanha) aquilo que ao longo dos séculos tentaram e não conseguiram – Carlos V esteve muito próximo, mais que Napoleão ou Hitler – unir sob a sua “pata” uma Europa Unida e devidamente subordinada e subserviente.
Vivam Berlim, Paris e Madrid.
Não lhes bastava uma União Económica e também teremos de suportar as ordens políticas de uns burocratas bem-pagos, bem-falantes e melhor “não-te-rales” porque ou se calam ou não levam fundos europeus?
Será isto o fim do Nacionalismo, como estado-de-alma, não como doutrina dogmática?
Se é, lamento!!! muito mal vão os Estados com História, que se deixam amarfanhar à custa de uma hipotética “umbrella” económica.
É uma utopia, se julgam que a Alemanha ou a França continuarão a subsidiar o deixa-andar de alguns países ou o novo-riquismo de outros.
Nem África, ou os restantes países ACP, ganharão alguma coisa com este Tratado e com a entrada efectiva do mesmo após a sua ratificação por parte dos Estados-membros.
Os novos Estados serão os maiores hauridouros dos fundos comunitários.
Alguém viu alguma vantagem para o Franco CFA desde que o EURO entrou em vigor? Que garantias pode continuar a França dar ao CFA quando o Banco Central Europeu tomar, em definitivo, as rédeas da moeda e da Massa monetária?
Venha o Referendum!!!!

Sem comentários: