04 novembro 2005

África no Courrier Internacional

(As edição original francesa e a versãoportuguesa) O Courrier Internacional – edição portuguesa – desta semana (nº. 31) traz três interessantes artigos sobre África.
Um, assinado por Pablo Muñoz, correspondente do madrileno ABC, fala sobre a plataforma giratória de emigrantes que passou a ser a antiquíssima cidade songhai de Gao, no Mali.
A outra, sob o título, “Pesadelo de João e Francisco em Paris” reporta-se ao problema do “salto” que alguns africanos conseguem concretizar para a Europa e depois os problemas que, apesar disso, lá subsistem. Uma reportagem do santomense Correio da Semana, assinado por Rui Neumann, e citado no luandadigital.com., reportando a saga de dois angolanos na cidade de Paris.
Mas não fica por aqui. A questão do uso das línguas nacionais é também tratada nesta edição, num pequeno artigo do burkiname Bétéo D. Nébié, no L’Événement.
Um problema que Angola já decidiu minorar ao iniciar as crianças do primeiro ano de escolaridade na aprendizagem das línguas nacionais.

Sem comentários: