14 março 2011

História de Angola dos 45 aos 50… anos


O 13 de Março e o 15 de Março são duas das grandes datas históricas da moderna História angolana.

A 15 de Março de 1961, a UPA (União dos Povos de Angola), chefiada por Holden Roberto dava início à luta armada pela independência de Angola, cujas primeiras iniciativas já tinham ocorrido em inícios de Janeiro, na Baixa do Kassange, e a 4 de Fevereiro, com o ataque à prisão central de Luanda e à 7ª esquadra da então PSP, nos arrabaldes do antigo Bairro Popular, na Estrada de Catete.

A 13 de Março de 1966 foi a vez da UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola), superiormente liderada por Jonas Savimbi – que, inicialmente, pertenceu à UPA e chegou a liderar o Ministério das Relações Exteriores do GRAE (Governo Revolucionário de Angola no Exílio) de pouca duração – dar início ao combate pela liberdade de Angola com o Manifesto de Muangai. A principal e efectiva imagem de ataque aconteceria, na noite de Natal de – creio – desse mesmo ano, com o ataque à vila fronteiriça de Teixeira de Sousa, actual Luau.

Duas datas históricas que nenhum movimento político mais obscuro pode ou conseguirá calar nem adormecer. A prova esteve nas duas arruadas/passeatas que, segundo soube, ocorreram em Luanda, uma realizada pela UNITA, entre o Bairro da Cassenda e Viana, e no Sunde, e outra pela FNLA (sucessora da UPA e após desintegração do GRAE) noutra parte da capital angolana.

E pelo que me informaram qualquer das arruadas, apesar de alguns pequenos problemas que ocorreram antes do "7M" com militantes da UNITA que terão sido detidos ou impedidos por terceiros de se organizarem, decorreram sem quaisquer incidentes nem colocaram a Paz em perigo…

1 comentário:

Anónimo disse...

Livro “Saude 24 horas” – guia de saúde para todos com soluções e dicas para mais de 100 problemas de saúde, Gripe, constipações, febre, tosse, garganta inflamada, colesterol, tiróide, diarreia, obstipação, queimaduras, bebés, grávidas, contracepção, menstruação, disfunção, entre outros. Plataforma de apoio www.saude24horas.net. Deplanobooks editora.

www.saude24.net agora em livro, livro Saude 24 horas, de Carlos Edgar