13 novembro 2004

12 de Novembro, volta a normalidade

Um dia depois das festividades do Dia Nacional, em Namibe, nada como voltar à normalidade:

  • A economia angolana está quase totalmente tomada pela “economia informal”. Em Luanda 73% dos seus 4 milhões de “ocupantes” subsistem à custa de uma actividade económica caracterizada pelo “desenrasca”. Esse número aumenta para 93% da população activa no meio rural nacional. Ou seja, “o sector não estruturado da economia é responsável pelos meios de subsistência da esmagadora maioria da população angolana”, são palavras do vice-ministro do Emprego e Segurança Social, Sebastião Lukinda;
  • “Um deputado da Unita, Vicente Tembo, é baleado no Bairro do Prenda por desconhecidos. A própria Unita admite que neste caso não deverá ter havido conotações políticas”. Os próximos dias dirão. Só se espera que não seja como o caso do falecido presidente do do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional, Mfulumpinga Lando Víctor quando foi baleado mortalmente por um grupo de desconhecidos, segundo as autoridades para roubarem o seu carro.
  • Entretanto, perto do aeroporto 4 de Fevereiro, “um vendedor ambulante, que tentava escapar ao controlo dos fiscais que não permitem a venda na rua é baleado e morto por um fiscal que, no entanto e segundo as forças policiais de Luanda, já está detido”. E saberemos qual a pena aplicada? É que a população começa a estar demasiada inquieta com estas cenas quase corriqueiras.
  • Mas nem tudo parecem ser notícias menos boas. Segundo o Governo, “o OGE prevê um crescimento no PIB de 12%, para 2005”, o que corresponderá a um aumento quase 4 vezes mais que este ano... Não é para o final do ano que haverá eleições???

Tudo isto está quase tudo aqui, de uma forma nua e crua (excepto os comentários).Ou seja, a normalidade parece ter voltado.

Sem comentários: