09 janeiro 2006

A RTP África fez oito anos…

… no passado dia 7 de Janeiro. Até aqui nada de especial salvo dar-lhe os parabéns atrasados.
Mas, não seria altura de dar, definitivamente, o salto e começar a deixar de colocar certo lixo como alguns programas que nos oferece, nomeadamente um da SIC, que em Portugal, não me recordo de ter assim tanta audiência para que obriguem os africanos a se embrutecerem com ele; provavelmente será algum castigo. Lembrava-me do “Não há Pai”; ou a repetição das intermináveis e antiquíssimas novelas – diga-se em abono da verdade, algumas com evidente qualidade – da TVI e da RTP.
Não será altura da programação da RTP África dar, realmente, o salto, oferecendo à Diáspora aquilo que as generalistas não dão. Como, por exemplo, retransmissão dos principais noticiários das Televisões dos PALOP (retransmitir todos os noticiários portugueses que, em regra, de África nada ou quase nada dão e só meia-hora diária de Repórter, é obra), de actividades desportivas – de preferência com directos –, programas culturais dos PALOP (o Bom Dia Portugal, a Praça da Alegria ou o Portugal no Coração, em directo e repetições, são para a RTPi e não para África), ou informações mais pormenorizadas dos respectivos países e, ou, do Continente – a Áfric@Global é muito pouco.
Ficamos à espera (eternamente).

1 comentário:

Anónimo disse...

Até que em fim alguém coloca o dedo na "ferida" (mais cranco que ferida vulgar)...Isso sem contar a falta de vontade política dos senhores do Poder (da RTP) e do desinteresse sobre África numa perspectiva mais positiva e imparcial sem resquícios dos "ismos" antigos mesmo camuflados...É que não se dá oportunidade aos ditos afro-lusófonos de contarem a História comum na TV por eles mesmos. Será medo ou complexos de superioridade?
Seria mais correcto a RTPÁfrica ser chamada pura e simplesmente de RTPi (de internacional)...deixando de demagogias e retóricas barata. Remetendo os africanos (mais morenos) a uma menoridade intelectual. É só ver quem é que aparece nos programas elaborados em Lisboa na RTP.

(Mais não digo antes que as vozes costumeiras do "bloqueio", em saites, habituadas às mentalidades do antigamente me enviem mísseis scudes ou stingers remetendo-me a um complexo inexistente, tentando "jeopardizar" a questão que só não vê quem não quer ver...Salvo alguma programação da TPA e TVCV(História), dos outros afros coisa pouca ou nula de qualidade)...É de se perguntar LUSOFONIA aonde anda!??
João Craveirinha