Mostrar mensagens com a etiqueta RTP. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta RTP. Mostrar todas as mensagens

31 agosto 2017

As minhas intervenções no período eleitoral (antes e pós); e como “Gorbatchev angolano” teve tanto impacto

Relativamente ao processo eleitoral de Angola houve mais intervenções minhas, fossem como análises escritas, fossem através de entrevistas; aqui ficam alguns, sendo de destacar a expressão por mim avançada de João Lourenço, poder ser um “Gorbatchev angolano”, em entrevista ao jornal Público, face à mudança que, também ele, propôs nos seus comícios, e que teve o impacto que se conhece e que mereceu a resposta de querer ser não um Gorbatchev, mas um Deng Xiaoping!



20 agosto 2009

Afegãos 1 - Talibans 0?

(afegãs na fila para votar; imagem DW-Word)

A fazer fé nas primeiras mensagens internacionais os afegãos terão ido às urnas para dizer que querem um presidente e um sistema admissível e não uma via de retrocesso à mais baixa Idade Média.

Mas vamos esperar pelos resultados efectivos e pela eventual segunda volta para ver como os afegãos realmente deram uma nota negativa aos talibans…

(Já agora uma pequena nota para a RTP1-Jornal da Tarde: não era o Irão que foi a eleições presidenciais, como, pelo menos por duas vezes, eu vi no insersor de caracteres em rodapé, mas o Afeganistão. Será que os “fornecedores de conteúdos” também já chegaram à televisão pública que é paga por, além dos anúncios, participação dos utentes via acréscimo na luz?)

20 setembro 2008

Nada como aprender com a RTP

O portal noticioso da RTP (Rádio e Televisão de Portugal), citando a agência noticiosa portuguesa LUSA, num artigo assinado por NM, faz nota de um processo jurídico que os Estado senegalês levantou contra um juiz francês que acusou a antiga primeira-ministra, Madior Boye, e oito dos seus ministros de “responsabilidades no naufrágio do navio "Le Joola", em que faleceram 1.863 pessoas”.

Até aqui, nada demais, nem nada para aprender com a RTP, salvo o conhecimento do conteúdo da notícia.

O artigo justifica, citando o advogado do estado senegalês, que este processo se deve a uma injustificada atitude do juiz francês e “constituem uma violação do direito internacional”.

Ainda aqui, nada demais, nem nada para aprender com a RTP, salvo o conhecimento do conteúdo da notícia.

Relembre-se que o citado naufrágio ocorreu vai fazer 6 anos e que o referido navio transportava cerca de 2000 pessoas quando a sua capacidade máxima era de 500 passageiros.

Também aqui, nada demais, nem nada para aprender com a RTP, salvo o conhecimento do conteúdo da notícia.

Agora o que aprendi neste artigo é que a Zâmbia passou a ter costa marítima, porque não acredito que a RTP se esteja a referir ao rio Zambeze nem ao lago adjacente às cataratas Vitória, quando afirma o que está sublinhado na imagem seguinte: “O naufrágio do "Le Joola" ocorreu (…) na costa da Zâmbia”!

Aqui sim, sempre aprendi mais alguma coisa!!!!

14 maio 2008

Que se passa na RTP-África?

(imagem RTP)

Ontem, 13 de Maio, o programa “Repórter” da RTP-África, relembrou com imagens e uma análise interessante os 41 dias de greve de fome da antiga directora da Contra-Inteligência Externa angola, a tenente-coronel Maria da Conceição Domingas.

Se na 1ª. Edição do programa, a análise foi durante o decorrer do mesmo, na edição da noite foi logo no início como que a querer dar uma manifesta importância ao assunto ou...

Já hoje, estranhamente, a edição do jornal da Tarde da RTP, reproduzido, em simultâneo e na íntegra, pela RTP-África começou com um pequeno retardamento.

Se o telejornal português começou com uma pequena dilação, a 1ª edição do “Repórter” começou a ser vista em Lisboa quando já estava no ar a primeira(?) notícia.

E já não é a primeira vez que isto acontece.

Será um problema da RTP ou da TV Cabo?

Não acredito que o Governo socialista de José Sócrates (por acaso é, tal como o seu congénere angolano, membro da Internacional Socialista) tenha dado ordens para ver primeiro o conteúdo – não vá haver alguma incómoda crítica a Luanda e lá se vai o petróleo e a banca – e só depois permitir a retransmissão.

Eu não acredito; mas depois do que hoje li

13 janeiro 2008

Moçambique e Angola, dois bons ensaios

(imagem ©daqui)
Apesar da derrota por 2-0 (ao intervalo estava 0-0) que os Mambas, de Mart Nooij (o treinador não chamou a maioria dos jogadores que jogam no estrangeiro), sofreram, em Durban, perante os sul-africanos, os moçambicanos tiveram uma excelente participação no amigável que fizeram face Bafana-Bafana, de Carlos Alberto Parreira, o seu último teste antes do CAN-2008, no Ghana.
Por sua vez, e no penúltimo jogo de preparação para o mesmo CAN, Angola e a campeã, em título, Egipto, empataram a 3 bolas, em Alverca, próximo de Lisboa, num excelente encontro ouvido na rádio RDP-África, e que por estar fora de Lisboa não pude assistir, infelizmente. O último teste será, na próxima semana, com o Marrocos.
De notar que Angola e África do Sul irão disputar a primeira partida do seu grupo (Grupo D) no CAN-2008.
De salientar a magnífica transmissão que a RTP-África NÃO FEZ – repito NÃO FEZ – ao contrário da sua irmã RDP-África que retransmitiu o jogo para a comunidade angolana, em Portugal, e para o exterior via satélite e via internet.
Uma vez mais, e lamentavelmente, a RTP-África não cumpriu – NÃO CUMPRIU – a sua obrigação. Respeitar o que a ela está subjacente (ser um canal para África e africanos) e manter, apesar dos seus já felizes 10 anos, quase como um 2º canal da RTP-Internacional.
E sabendo nós que o desafio foi transmitido para Angola, conforme foi dito na RDP-África, em tempo oportuno.
Para quando a TPA (Televisão Pública de Angola) passa a emitir via Internet para a vastíssima comunidade no exterior, em directo e não em diferido, como já faz em alguns programas, embora com algum atraso (ver aqui, na secção “Multimédia”)?
Fica o pedido à consideração dos excelentíssimos senhores Director de Informação da TPA, Ministro da Informação, líderes da Oposição e senhor Presidente José Eduardo dos Santos.
A Diáspora (ou comunidade no exterior se não gostarem daquela palavra) ficar-vos-á muito grata!
Já agora aplaudir as excelentes campanhas que o Andebol nacional está a fazer no 18º CAN-2008 que está a decorrer em Angola; tanto as equipas masculinas como a feminina estão nas meias-finais.

07 janeiro 2008

A RTP-África

Parabéns à RTP-África pelos 10 anos de emissões para África que hoje comemorou.
Mas gostaria que, no futuro imediato, houvesse mesmo mais África e menos canal 2 da RTP-Internacional!!!!

18 setembro 2007

A Televisão portuguesa e África

(Um programa diário da RTP, para a diáspora portuguesa, retransmitido para todos os emissores internacionais)

"Periodicamente vou me batendo por que a Diáspora afro-lusófona tenha uma televisão onde possa se rever e matar saudades dos seus países.
Ainda o recente Afrobasquete, em Angola – com a presença de 3 países dos PALOP, duas das quais foram só a campeã africana, Angola, e medalha de bronze, Cabo Verde –, e a não cobertura pela RTP-África do evento mostram quanto a televisão portuguesa e os seus directores se estão nas tintas para o público alvo a que se destinaria a RTP-África.
Muitas, e não poucas vezes, esses responsáveis esquecem-se que o grupo RTP tem um canal exclusivo para a comunidade portuguesa, a RTP-Internacional. Por isso, não se entende que mantenham programas que só interessam à comunidade lusitana, nomeadamente, anúncios para um público-alvo situado na região franco-belga, como aconteceu recentemente. Não se entende este ostracismo que os responsáveis lusitanos praticam com a comunidade afro-lusófona. (...)
"(continuar a ler aqui)
Publicado n', edição 61, de hoje, sob o título "A quem serve a RTP-África? RTP passa (bem) ao lado das realidades lusófonas" (edição em PDF por assinatura)

06 setembro 2007

Tartarugas, um pitéu em Cabo Verde

Ao contrário de uns que não as gostam livres e enriquecerem os seus mares,

Alguns cabo-verdianos preparam-se para esventrar as tartarugas
E, pasme-se, vivas… porque assim, segundo eles, são mais saborosas!!!???

Há tempos, já este ano, escrevi um artigo para o Correio da Semana sobre a vontade de preservação das Tartarugas em São Tomé e Príncipe levado a efeito pelas autoridades, por alguns cidadãos e por uma ONG santomense, Marapa, com apoio do Fundo Francês para o Ambiente Mundial (FFEM).
Sendo um país de fracos recursos económicos e alimentares, saudava-se esta atitude santomense, apesar das tartarugas estarem para os santomenses como um funjada está para os angolanos ou um dobrada para portugueses.
Porque há quem deseje proteger as suas espécies não posso deixar de lamentar o que revi, ontem, no programa Repórter África, da RTP-África (ver aqui, aos 9:01’), donde foram extraídas as fotos acima…
Juntemos a nossa voz às dos cabo-verdianos que querem preservar uma das suas maiores riquezas faunística: as Tartarugas. E abandonam as carapaças sem qualquer préstimo!!!!

25 agosto 2007

A final não visionada do Afrobasket2007

(A cooperação 'colonial' portuguesa)

canais, que, transmitir, final, afrobasket, 2007” ou “radio, rtp, africa, afrobasket”; estas foram duas das frases que mais acederam ao meu blogue via motores de busca web.
Durante a emissão dos jogos de futebol do campeonato português transmitidos em directo e em sinal aberto pela TVI, a RTP-África que os transmite para África (tal como a RTP-Internacional, penso e se não estou errado) mostra para os assinantes que em Portugal acedem ao canal luso-africano (desculpem se estou errado quanto à qualificação do mesmo…) do canal de Cabo a imagem acima e enquanto o jogo durar.
Se os assinantes não podem aceder – aceito como natural esta imposição do canal privado português ao grupo RTP de que o tal canal luso-africano (desculpem, é querer que realmente ele o seja) – transmitem para Portugal as imagens não seria normal e natural que durante esse período a Diáspora pudesse ver o jogo que, por acaso, é quase à mesma hora?
A final do Afrobasquete começou por volta das 19,00 horas e o jogo Benfica-Guimarães às 19,15 horas.
Transmitiam o primeiro para Portugal e para os angolanos que têm acesso ao canal por cabo e o futebol por satélite.
Mas como a cooperação cultural que Portugal defende, é o que é… ANGOLA!
Ao menos valeu-nos a sua prima Rádio (RDP-África) – que, por acaso, é do mesmo grupo!!!!! –, com informações intercaladas do encontro da final, para sabermos que o campeão africano foi…
Também as rádios on-line do grupo Rádio Nacional de Angola (Rádio Luanda e Canal A) ou da Rádio Ecclésia – que não previa o relato na sua programação – não foram acessíveis via Internet. Deveríamos ser muitos os que queríamos ouvir por esta via.

18 março 2007

Em Sacavém vivem…

… descendentes de africanos, ciganos e naturais!
(parte mais substantiva de uma reportagem de uma repórter da RTP1, no noticiário das 13,00, hoje sobre acontecimentos ocorridos em Sacavém, arredores de Lisboa).
Sem comentários!!!

06 dezembro 2006

Enquanto uns fazem, outros simulam

(a quem interessa em África estes assuntos?)

Quando toca a defender a língua nada há como os ingleses, os espanhóis e os franceses. Até alemães e russos e, agora, árabes não brincam em serviço.
Basta ver como o éter está cheio de satélites unicamente para transmitir canais televisivos nessas línguas.
E apesar de estar cheio, ainda não estão satisfeitos. Além do éter utilizam sem a mínima mornidão os dinâmicos Centros Culturais – basta recordar os Institutos Britânico e Cervantes ou os Centros Culturais Franceses – para mostrar quão viva estão as suas línguas.
Ao contrário de outra que, por acaso, é a segunda ou terceira língua mais falada do Planeta. Teorias!
E como não estão satisfeitos, os franceses passaram a emitir, desde ontem, um novo canal de informação internacional contínua, o France 24; com este novo canal os franceses desejam assegurar uma maior cobertura da actualidade africana.
Pois é!
Uns fazem, outros simulam que têm um canal para África onde a maior parte dos programas são resquícios de outros já transmitidos em Portugal ou alguns pseudo-programas culturais emitidos em simultâneo para África e Portugal (e também para o canal internacional) cujo conteúdo, em muito, deixa a desejar e nada tem de orientador ou culturalmente adquirível pelas culturas africanas.
Senhores directores da RTP para espalhar a nacional-cultura portuguesa vocês têm um canal próprio: RTP Internacional.
Deixem a RTP África para os assuntos africanos ou que a África diga respeito. Não nos basta ver uma meia-hora de um pequeno jornal “Repórter”, ou saber como se fazem alguns pratos típicos africanos ou qual a música do momento ou ter um excelente programa – retransmitido com quase seis meses de atraso – como o Kandandu ou, ainda, algum pequeno tempo de antena para alguns desportos afro-lusófonos (em regra o futebol e pouco mais); nem nos chega o excelente programa que é o África Global.
Queremos muito mais.
África tem muito para mostrar. Muito do bom – felizmente o que temos mais – mas, também, o que de mau se lá passa, nomeadamente corrupção, compadrio, má-governação, etc. e sua divulgação pode ajudar a acabar, ou minorar, os seus efeitos nas populações.
Por isso não surpreende que o francês e o inglês estejam paulatinamente, a se sobrepor ao português em países como a Guiné-Bissau e Moçambique.
E não me venham dizer que se deve à sua posição geo-estratégica.
Digam antes que há pouca vontade política de acabar com o pseudo-neocolonialismo tão intrínseco na esquerda portuguesa.
A esquerda portuguesa é capitalista mas como não reconhece o direito à iniciativa privada não permite que o canal para África seja realmente um canal para África e gerido em equitativa posição pelas televisões dos países afro-lusófonos.
Até lá vamos vendo uns a desenvolver e espalhar a sua língua sem amordaçar as culturas locais e outros vão fazendo de conta que têm um canal de união, mas que, na prática...
Por favor, deixem de gozar com a nossa chipala.

09 janeiro 2006

A RTP África fez oito anos…

… no passado dia 7 de Janeiro. Até aqui nada de especial salvo dar-lhe os parabéns atrasados.
Mas, não seria altura de dar, definitivamente, o salto e começar a deixar de colocar certo lixo como alguns programas que nos oferece, nomeadamente um da SIC, que em Portugal, não me recordo de ter assim tanta audiência para que obriguem os africanos a se embrutecerem com ele; provavelmente será algum castigo. Lembrava-me do “Não há Pai”; ou a repetição das intermináveis e antiquíssimas novelas – diga-se em abono da verdade, algumas com evidente qualidade – da TVI e da RTP.
Não será altura da programação da RTP África dar, realmente, o salto, oferecendo à Diáspora aquilo que as generalistas não dão. Como, por exemplo, retransmissão dos principais noticiários das Televisões dos PALOP (retransmitir todos os noticiários portugueses que, em regra, de África nada ou quase nada dão e só meia-hora diária de Repórter, é obra), de actividades desportivas – de preferência com directos –, programas culturais dos PALOP (o Bom Dia Portugal, a Praça da Alegria ou o Portugal no Coração, em directo e repetições, são para a RTPi e não para África), ou informações mais pormenorizadas dos respectivos países e, ou, do Continente – a Áfric@Global é muito pouco.
Ficamos à espera (eternamente).

07 outubro 2005

RTP África TRANSMITE o Ruanda-Angola

(c) foto de Conversas da Tanga

Acabou de o dizer o pivot da RTP José Rodrigues dos Santos. É às 15 horas.

Que a expressão de Mantorras seja igual à Força de Angola.
Força Palancas.

A transmissão televisiva segundo a RTP

Do companheiro destas lides, Nuno Ferreira, recebi quer por e-mail, quer através de uma mensagem deixada num dos últimos apontamentos a informação abaixo, que retranscrevo na íntegra (de notar que o e-mail é do fim da tarde de hoje):
"Exmo. Sr. Nuno Ferreira,
Compreendemos a sua vontade, bem como a de milhares de outros espectadores, de assistir a este desafio, e é por isso que estamos a envidar todos os esforços para possibilitar a transmissão do referido jogo.
No entanto, existem questões técnicas de dificuldade de transmissão dos satélites em África para os nossos receptores aqui em Portugal. Logo que estas questões estejam resolvidas anunciaremos em antena a transmissão do RUANDA X ANGOLA.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Rita Albuquerque
Serviço de Comunicação
Direcção de Antenas Internacionais
RTP, SPT
"

Comentário: Acredito na sinceridade da senhora. Tanto como nos 150 mil euros que dificultam tecnicamente a referida transmissão.
1º. O jornal desportivo Record, afirma na sua edição de hoje que o jogo vai ser transmitido pela RTP África para a Sala tejo do Pavilhão Atlântico; qem o leu ficou com a dúvida se não será somente uma transmissão em "circuito fechado". Manda o beom-senso que nem deve cogitar tal coisa;
2º. A ser verdade que existem 150 mil Euros a separarem a TPA da RTP não haverá uma empresa que patrocine esse montante? Não é igualmente uma grande empresa portuguesa um dos principais patrocinadores dos Palanca Negras?
3º. Já o Jorge Neto, do Africanidades, num dos apontamentos de hoje sobre o assunto afirma ter ouvido na RDP África, no noticiário das 12 horas, a a RTP África vai transmitir o encontro sendo o mesmo acompanhado na RDP África (e segundo parece na ão Antena 1, também):
Bom perante estes factos que pensar. Principalmente porque já vi - e com toda a razão - pessoas a reclamarem porque, a dar, não dará também na RTPi?
Vamos ver amanhã e esperar que o coração aguente.
Até lá, esperar que os angolanos sejam fortes e nos momentos decisivos saibam honrar os seus antepassdos e perfilem perante a Comunidade Internacional Desportiva como Homens!!.
Força Angola.
Procurai a Vitória; uma vitória suada mas justa.
....
Nota final: José Rodrigues dos Santos acabou de confirmar, na RTP, que o jogo é transmitido na RTP África às 15 horas.

Poderia ter tretirado tudo o que disse anteriormente, mas manda minha responsabilidade moral de assumir o que penso e não dourar o que mal está.

Pois vamos torcer por vós Palancas.

05 outubro 2005

Palancas Negras na TV uma cadeia de apoio II

O jornalista Carlos Daniel, do programa Trio d'Ataque, da RTPN, acabou de anunciar, no final do programa, e na sequência dos "inúmeros e-mails recebidos", que a RTP vai dar um particular destaque ao jogo de Angola.
O primeiro passo está dado.
Agora vamos esperar pelo passo final que será a transmissão televisiva.
Vamos continuar a pressioná-los.

COMPLEMENTO: Parece que 150 mil euros entravam esta transmissão televisiva. Será que a RTP não os recuperaria rapidamente através dos anúncios e patrocínios; e a TPA não esquece que também é parte interessada na RTP África e não tem capcidade de transmissão televisiva internacional - para alguma coisa pedui apoio aos sul-africanos - e que a Diáspora também sabe reconhecer que bem lhe faz?
Senhores cedam cada um a sua parte e lembrem-se do protocolo de Luanda. A memória de alguns homens e dos políticos é curta. A dos Homens não.

04 outubro 2005

Palancas Negras na TV uma cadeia de apoio

© Foto AfricaFoot.com
Obrigado ao Jorge Neto, do Africanidades, no que já foi seguido por João Tunes, do Água Lisa, por criarem uma cadeia de apoio aos Palancas Negras e ao jogo televisionado para a Diáspora, como há dias sugeri (pediiiiiii!!!!!).
E porque não enchermos a RTP de e-mails e pedir à Embaixada de Angola, em Lisboa, que faça ver à RTP que um serviço público também é retransmitir este jogo.
Até porque, salvo erro, ou omissão, o jogo de Portugal é à noite e o de Angola é à tarde.
Não há, por isso, qualquer tipo de incompatibilidades.
Vamos lá a fazer uma forçinha.
Não é só Kadhaffi que tem petróleo...

NOTA COMPLEMENTAR: Na sequência desta cadeia, está no SanzalAngola um "fio" sobre isto onde já um sanzaleiro colocou acessos de endereços electrónicos da RTP e SIC para enviar os pedidos de transmissão.
Ide lá e enchei a paciência deles

02 outubro 2005

Palancas Negras televisionadas

© Foto de A Bola
Dado que a TPA vai transmitir o jogo Ruanda-Angola – o tal que pode colocar Angola no Alemanha 2006 – em directo para todo o país, será pedir muito à RTP África, à SportTV, ou outra o favor de retransmitir o jogo, também em directo, para a Diáspora.
Isto apesar de alguém mandar este bandido ver o jogo no Angonotícias.
Que eu saiba, apesar da excelente qualidade que o Angonotícias patenteia, não me parece que seja um órgão televisivo. Em qualquer dos casos vou estar muito mais atento que o habitual ao Angonotícias.
Mas, ainda assim, ficaria mais descansado se pudesse também saber que uma televisão, das transmitidas via cabo, retransmitisse o jogo. Para alguma coisa são empresas de utilidade pública e para as quais pagamos uma taxa junto com a electricidade.
E, já agora, será que é agora que a TPA repõe no ar "netiano" o seu sítio?
Fica o pedido.

17 julho 2005

Desporto afro-lusófono na RTP-Africa

Uau!!!
Então não é que a RTP-África decidiu assumir o serviço público a que está obrigada?
Pois deu a 2º. Mão, – em diferido, é certo, mas deu – da final do Campeonato caboverdiano entre o Sporting da Praia e o Derby, com vitória destes por 4-3 (1-1 na primeira mão), num jogo disputado no relvado sintético do estádio Alcindo Nascimento, em Mindelo.
De notar que os largartixas (desculpem os sportiguistas – também deixem lá, mais parecia um Sporting-Porto, tais eram os equipamentos; ok!! Vilperizem aí à vontade, mas ninguém tira o meu benfiquismo, mesmo que logo nos feijões comam uma grande feijoada do Chelsea) a dez minutos do fim estavam a perder por 4-0. Grande recuperação.

Image hosted by Photobucket.com (c) Foto Eugénio Almeida

E, mais tarde, a final do Mundialito de Futsal (outdoor) entre Portugal e Angola.
Apesar de derrotados por 9-6 a equipa angolana deixou uma grande imagem do desporto nacional, até porque esteve durante bastante tempo à frente do marcador, com particular destaque para o guarda-redes Nelo. Mas não foi o único visado pelos comentaristas de serviço. Para estes, alguns jogadores angolanos são diamantes a serem lapidados com acesso claro em qualquer equipa da 1ª liga portuguesa.
Esperemos que os olheiros portugueses estivessem com olhos bem abertos. Porque os brasileiros – sem dúvida alguma excelentes executantes – que formavam a equipa brasileira que perdeu com Angola nas meias-finais mostraram muito mau perder.

Para profissionais…

18 junho 2005

1-1 YESSSSSS

Image hosted by Photobucket.com...Image hosted by Photobucket.com...Image hosted by Photobucket.com
Como prometi fui ao lançamento do livro de Carlos Gil, Xicuembo, onde esteve muita gente, com particular destaque para companheiros seus das lides bloguistas (sobre a obra falarei mais tarde).
Também tal como já previa, o jogo Nigéria-Angola não só não teve transmissão televisiva (só se a minha TV fez greve comigo e transmitiu um outro programa para me poupar o coração) como, infelizmente, a RDP Áfric teve dificuldades na transmissão radiofónica.
Todavia, não deixou de nos fornecer informações sobre o decorrer da partida.
Ora, acontece, que quando entrei para o evento acima referido, Angola perdia com a Nigéria por 1-0.
Pois eis que ao chegar a casa ouço que Angola conseguiu o fantástico resultado de 1-1 em Kano, frente à fortíssima, e ainda candidata, Nigéria.
Obrigado Angola!!Image hosted by Photobucket.com.
Pode não ir ao Mundial mas, no CAN já lá está. (Apesar da derrota acho que Cabo Verde ainda pode chegar ao CAN; até porque os sul-africanos perderam em casa - classificações grupo africano).
P... para aqueles que acham que na informação de carácter público não entra uma partida onde está uma das Nações da CPLP.
... E ainda perguntam porque a CPLP e a Lusofonia estão tão descredibilizadas.

NOTA COMPLEMENTAR:
Acabei de ouvir o Telejornal da RTP - por acaso retransmitido em simultâneo na RTP África - e consegui, uma vez mais surpreender-me. E o que é mais surpreendente foi ainda ter capacidade para ficar surpreendido com a RTP.
É que a empresa pública de transmissão televisiva RPT, E.P., que subsiste com os impostos de todos os que trabalham e vivem em Portugal, primou pela ausência total - e completa, desculpem a redundância - de qualquer notícia sobre as partidas efectuadas por Angola e Cabo Verde.
Provavelmente vou ter de esperar pela RTP Sport que será transmitida na próxima terça-feira, na RTP África, lá para as tantas da noite.
Obrigado RTP por ainda teres capacidade para me surpreenderes.
Realmente sou muito ingénuo!!!

07 junho 2005

Petição por Nigéria-Angola

Image hosted by Photobucket.com
Senhor Presidente da República de Angola;
Senhor Primeiro-Ministro da República de Angola;
Senhores Ministros de Informação da República de Angola e da República Portuguesa;
Senhores Ministros dos Desportos de Angola e de Portugal;
Senhor Presidente da Televisão Pública de Angola (com sítio fora de serviço há bastante (demasiado) tempo)
Senhor Presidente de Rádio e Televisão de Portugal;
Senhor Director de Programas da RTP-África;
Exmos. Senhores,
O(s) abaixo(s) assinado(s) ve(ê)m mui respeitosamente solicitar a V. Exas, se dignem em pôr em marcha o Protocolo de Luanda, de 2003, e assinado por, entre outros, o então Ministro da Informação de Angola, senhor Hendrick Vaal Neto.
Por esse protocolo era crível que a Diáspora – qualquer que fosse a sua nacionalidade – iria gozar do prazer de ver eventos relacionados com a sua génese nacionalista.
Parece, todavia, que, e uma vez mais, os interesses daqueles que realmente poderiam ganhar com a implementação desse Protocolo ficaram num qualquer espaço quimérico.
Ora tudo isto tem a haver com a sistemática não transmissão de eventos desportivop-culturais pela empresa que, em teoria, poderia ser o elo de ligação entre os povos dos PALOP, a RTP-África.
Ao contrário da sua congénere radiofónica, a RDP-África, que retransmite os relatos provenientes dos países afro-lusófonos, a televisiva prima pela ausência.
Oferece-nos, um programa às terças-feiras, de cerca de meia-hora, com sintéticas informações desportivas.
Tudo isto para quê?
Meus caros Senhores, muito simplesmente para vos rogar o favor da transmissão, do importantíssimo jogo que oporá as duas primeiras classificadas do grupo 4, entre a fortíssima Superáguias e a nossa amada selecção dos Palancas Negras, ou seja, entre a Nigéria e Angola, cuja vitória de uma delas - e que seja de Angola – colocará quase, inevitavelmente, essa selecção no Mundial de Alemanha, em 2006.
Meus Senhores,
Tendes uma semana e meia para pensar na alegria que dariam à Diáspora.
Já que os senhores da RTP-África falharam o importante jogo que opunha Cabo Verde, segunda classificada, à África do Sul – agora principal favorita para vencer o grupo, que não falhem com Angola.
Fico(amos) à espera.
A Diáspora

Nota: quem a quiser subscrever retransmita-a e passe-a.