17 fevereiro 2011

“Manif” em Angola?

(manifestações na Líbia, Bahrein, Irão ou Iémen; foto ©Ismail Zitouny/Reuters/Jornal de Notícias)

Circula na Internet uma eventual convocatória por um hipotético Movimento Revolucionário do Povo Lutador de Angola (MRPLA) liderado por um tal Agostinho Jonas Roberto dos Santos, para o próximo dia 7 de Março e que ocorreria em todo o território nacional angolano.


As causas e os motivos que lhe estão subjacentes até serão pertinentes, mas… e há sempre um mas.

Primeiro é estranho que uma tal convocatória seja feita em círculo aberto como são os blogues em vez de, como habitualmente, ser por via de mensagens. via emails ou celulares, ou através das redes sociais até para evitar que “ouvidos” estranhos saibam, antecipadamente, da mesma e tentem evitar que tal aconteça a todo o custo.

Depois o eventual líder do tal MRPLA não parece ser “conhecido” nos meios cibernéticos excepto por via dos que o citam. E, por mero acaso o referido líder tem como identificação “nomes” bem conhecidos da vida política angolana, mais concretamente de 4 personalidades que muito directamente contribuíram para o nacionalismo angolano…

Por outro lado a própria sigla do tal movimento só difere de um actual partido político angolano por uma única letra que está incluída no mesmo. Interessante….

E, depois, parece-me pouco inteligente convocar uma manifestação com o cariz apresentada na convocatória com tanta antecedência como se manifesta e para maior estranheza, ou para reforço da mesma, interessante como hoje alguns utilizadores angolanos se queixaram de não conseguir aceder aos seus próprios produtos, nomeadamente aos endereços do “gmail” e aos blogues aliado a facto do facebook ter estado em “off” durante algum tempo por motivos, segundo parece, de uma avaria(?) do cabo submarino…

Desculpem, mas parece-me que esta convocatória é um logro!

Sem comentários: