06 dezembro 2013

Mandela (1918-2013) um dos 5 Humanistas do Século XX/XXI

(Só em 1 de Julho de 2008, que Mandela saiu da lista norte-americana dos "terroristas" e com Bush)

Em 1989, no âmbito da Licenciatura, escrevi uma monografia sobre o ANC onde, em abono da verdade e apesar de não transparecer totalmente, não fui muito bom com Nelson Mandela.

Essa monografia pode ser lida, integralmente, aqui.

Dela não tenho qualquer pudor em a mostrar, até porque foi uma das primeiras, se não mesmo a primeira que fiz na Universidade, onde se espalham muitas deficiências que, ao longo dos anos, fui esbatendo ou tentando esbater e melhorar, se o consegui ou não, os críticos que o disparem!

Mas voltando a Nelson Rolihlahla Mandela, um dos 5 ou 6 Grandes Humanistas do último século que decorreu entre o fim da 2ª Guerra Mundial e esta altura – os outros foram Mohandas Karamchand (Mahatma) Gandhi (1869-1948), Martin Luther King Jr, John (1929-1968), John Fitzgerald Kennedy (1917-1963), Mikhail Sergeyevich Gorbachev (ou Gorbachov, 1931-) e e Karol Józef Wojtyła (Papa João Paulo II, 1920-2005)  –, Mandela mostrou o quanto estava errado nas minhas cogitações e como um "rebelde", como lhe chama o jornalista António Mateus se tornou na principal figura política e Humana de África.

Obrigado Madiba!

África perde, talvez, a sua mais cintilante estrela, mas a Humanidade ganha mais uma enorme estrela polar, um cruzeiro do sul, um farol para a dirigir!

Até sempre Madiba!

4 comentários:

ELCAlmeida disse...

Sempre tiveste a tua vertente voluntariosa e irreflectida que te levou a fazer comentários sobre as grandes personalidades do nosso tempo sem antes reflectires melhor sobre o que que querias dizer e sem dares tempo á tua razão de funcionar e de te fazer reflectir melhor sobre os temas do nosso século.
Nelson Mandela foi simplesmente a personalidade mais importante da 2º metade do séc XX e do início do séc XXI. FOI o grande heroi da libertação e do apaziguamento da sociedade sul-africana e o grande homem do final do regime mais odioso do mundo, o apartheid.
Paulo Camacho

Orlando Castro disse...


"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram."

Que esta, entre muitas outras, afirmações de Nelson Mandela nos ajude a deixar de olhar para o nosso umbigo.

Obrigado Madiba.

RAMIRO LOPES ANDRADE disse...

http://ramirolopesandrade.blogspot.pt/2013/12/angola-comprou-porta-avioes-principe.HTML


Angola comprou o Porta Aviões Principe das Astúrias á Espanha, e 18 caças SU-30 á Rússia, e agora venham os Angolanos de mão estendida á Portugal, pedir dinheiro aos otários dos contribuintes portugueses .......

.
O nosso primeiro-ministro Passos Coelho ( o mais africano PM português ) deve estar a se arrebentar de tanto orgulho, mais a sua mulherzinha acastanhada.

Claro ....... doamos aos africanos e a Timor 500 milhões de euros todos os anos do orçamento de nossos impostos, que muito provavelmente, parte deste dinheiro está a ajudar aos angolanos a gastarem em equipamentos militares ....... tão necessários.

Em angola não há miséria, todos tem saúde, saneamento, educação do tipo Finlândia, boas infraestruturas viárias / marítimas / e ferroviárias, os aeroportos deles são de primeiro mundo, um orgulho de dar inveja a qualquer europeu ........ HAHAHAHAHAHAHAHA !!!!!

Agora que angola é um país desenvolvido, há que defende-lo dos malandros.

Se bem que poderia servir este porta aviões ....... para ..... invadir Portugal, e terminar o serviço de fazer de Portugal, uma grande colônia de férias para os Generais angolanos.

Bem ....... não vou alongar mais este tema, leiam e tirem vossas conclusões, me farto de rir de nossos políticos, e da malta que vê futebol, fátima , fados , e novelas morangos com merda.

Continuem a não fazerem nada, e votar nestes palhaços do PSD - PCP - CDS - PS - BE, continuem a protestar ... eles estão muito preocupados.

Tenho vergonha e nojo de ser português !!!!!!!!!!!!!!!!

Um abraço a todos os meus amigos verdadeiros e a minha família que é amiga, aos familiares que não são amigos verdadeiros, vão á merda !!!!!!!!!!!

Ramiro Lopes Andrade


----------------------------------

http://www.passarodeferro.com/2013/12/angola-compra-porta-avioes-principe-das.HTML

---------------------------------

http://www.club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=16614:angola-avioes-comprados-a-russia-sao-usados-e-em-mas-condicoes&catid=41026:nacional&Itemid=150



Retornado disse...

Aos Retornados de Angola só nos sairam Mugabes, para mal do povo de Angola e de Angola.

E continua a haver só Mugabes na Guiné em Angola e Moçambique.

Mas que galo!