(Só em 1 de Julho de 2008, que Mandela saiu da lista norte-americana dos "terroristas" e com Bush)
Em 1989, no âmbito da Licenciatura, escrevi uma monografia sobre o
ANC onde, em abono da verdade e apesar de não transparecer totalmente, não fui
muito bom com Nelson Mandela.
Essa monografia pode ser
lida, integralmente, aqui.
Dela não tenho qualquer
pudor em a mostrar, até porque foi uma das primeiras, se não mesmo a primeira
que fiz na Universidade, onde se espalham muitas deficiências que, ao longo dos
anos, fui esbatendo ou tentando esbater e melhorar, se o consegui ou não, os
críticos que o disparem!
Mas voltando a Nelson Rolihlahla Mandela, um dos 5 ou 6 Grandes
Humanistas do último século que decorreu entre o fim da 2ª Guerra Mundial e
esta altura – os outros foram Mohandas
Karamchand (Mahatma) Gandhi (1869-1948), Martin Luther King Jr, John
(1929-1968), John Fitzgerald Kennedy (1917-1963), Mikhail Sergeyevich
Gorbachev (ou Gorbachov, 1931-) e e Karol Józef Wojtyła (Papa João Paulo II, 1920-2005) –, Mandela mostrou o quanto estava errado nas
minhas cogitações e como um "rebelde", como lhe chama o jornalista
António Mateus se tornou na principal figura política e Humana de África.
Obrigado
Madiba!
Até sempre Madiba!







