18 setembro 2006

Lusofonia ou Brasilofonia

Num destes dias em que estive em descanso alguém acedeu - os meus agradecimentos - a este blogue, através do Google, com esta questão: "5 países que falam a língua do Brasil".
A pergunta foi formulada por alguém residente em Bahia, Salvador.
Reparem que não é o português ou a língua portuguesa ou a lusofonia; tão-somente a língua do Brasil...
Surpresa?!?!
Penso que já nada surpreende...

1 comentário:

Soberano Kanyanga disse...

Pululu,
Levantas um tema actual e pertinente. Parece-me que a Brasilofonia ou coisa parecida se sobrebõe à lusofonia. Num análise superficial dir-te-ei apenas que as novelas com tudo o que lhes está associado nas sociedades africans se afiguram como os principais vectores da inversão do poertuguês pro Brasileiro. Por outra, a própria aculturação dos nativos pelos encontrados, ainda que em minoria. A televião lhes abre o caminho. Só assim encontramos expressões como Directoria em vez de direcção, borracharia em vez de recauchutagem, peão ou colaborador em vez de trabalhador, almoxarifado em vez de fiel de armazém, entre outras expressões que num ambiente laboral até cheiram a pejor.
Ai se Camões vivesse! Tão grande seria a sua angústia pela inversão e permissividade.

Sendo, porém as culturas e as línguas dinâmicas, e sendo o Brasil o papão da lusofonia (Não foi refúgio de D. Pedro?), resta ou aderir sem resmungos ou rejeitar enquanto cedo.
Soberano canhanga