27 setembro 2006

Moçambique na Francofonia

Apesar de já ser desde o início membro de pleno direito da Lusofonia e da CPLP, de, posteriormente, ter aderido à Comunidade britânica, pelo facto da maioria – leia-se, todos – dos seus vizinhos serem anglófonos, e à Comunidade islâmica, não só devido à comunidade muçulmana (umma) interna do país como de alguns dos seus vizinhos directos, ou próximo, terem, também, uma umma não muito (nada mesmo) pequena, eis que agora Moçambique adere à Comunidade Francófona.
Será legítimo perguntar a que se deve esta tomada de posição? Principalmente porque os países da francofonia não estarão entre os seus principais parceiros económicos e estratégicos… ou será que como refere Orlando Castro, “pelo sim, pelo não…” Moçambique pensa poder, ou ter, de vir a mudar as agulhas?
Será porque os parceiros afro-lusófonos, na sua maioria, pertencem a grupos francófonos ou “comandados” pela francofonia e que um dos potenciais Estados-director de África, além de parceiro linguístico, é, claramente, o principal Estado da África Central?
Em qualquer dos casos, estas mudanças sucessivas e adesões pouco lúcidas como a de Moçambique – não é o único, dado que a Guiné Equatorial e as Maurícias também o fizeram – poderão conjecturar uma realidade que já todos vislumbramos há um tempo, excepto os sucessivos governos portugueses, que a Lusofonia, enquanto comunidade, começa a entrar em profunda agonia.
Depois dos recentes casos de Timor-Leste e Mascarenhas Monteiro mais uma facada na Lusofonia…
Será que alguém estará disposto, realmente, a salvá-la?

1 comentário:

jpt disse...

Meu caro, seria interessante que explicitasse o conteúdo das proposições normativas que aqui deixa:
1. "adesões pouco lúcidas" - quais, e porquê?
2. "facada na lusofonia" - porquê "facada", qual "facada".