02 julho 2009

Os Estados falhados segundo o Foreign Policy…

(imagem Foreign Policy)

A revista Foreign Policy em colaboração com o The Fund for Peace divulgou o estudo anual que faz sobre a situação os Estados e denominado “The Failed States Idex 2009”.

Uma vez mais vamos encontrar os países lusófonos em muito má posição.

Excepto Cabo Verde e Portugal todos – quer dizer, São Tomé e Príncipe parece ser um país desconhecido para a revista e para o Fundo – viram a sua classificação piorada.

Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste estão entre a linha de Estados em risco e quase perigosamente na situação de críticos.

Segundo este estudo que engloba 177 países (lugar mais estável ocupado pela Noruega, no segundo ano consecutivo), e que pode ser acedido aqui – ou aquipara todos os Estados –, os estados da CPLP ocupam as posições adiante descritas (não esquecer que quanto mais baixo for o número posicionado, pior a situação, ocupado por Somália, Zimbabué e Sudão, que já em 2008 ocupavam o “pódio” dos Estados criticamente falhados), com a particularidade de quase todos terem, também, puorado a sua cotação:

Timor-Leste passou de 25º para 20º, ocupando uma zona no limiar do crítico;

a Guiné-Bissau passou de 32º para 27º;

Angola regrediu uma posição, passando do 56º para 55º;

Moçambique viu também a sua posição ficar fragilizada, face a 2008, ocupando agora o lugar 72º;

Cabo Verde embora ainda esteja, como Brasil, em zona de perigo, melhorou a sua posição para 84º tal como a sua cotação – o único que viu isto –;

o Brasil retrocedeu para a posição 113º;

Portugal também melhorou a sua posição, ocupa agora o lugar 163, está entre os estáveis, mas piorou a sua cotação.

Sem comentários: