01 maio 2005

Banco angolano morre à nascença

O arranque do Banco de Investimento Mineiro (Bim) terá sido abortado depois de tentativas que nesse sentido perduravam desde há mais de dois anos, segundo soube o Semanário Angolense de fontes oficiosas.
As fontes disseram que o presidente José Eduardo dos Santos terá mandado engavetar definitivamente o processo de abertura do Bim em consequência da combinação de (…) factores adversos que acabaram por incidir de forma determinante em desfavor da consumação do projecto.
De acordo com tais fontes, o primeiro e mais determinante desses factores foi a firme objecção do Fundo Monetário Internacional (Fmi) à instituição de um banco com as características do Bim (
que …) questionaram o Governo quanto à viabilidade da instituição de mais um banco estatal que, além do mais, se destinava a financiar a exploração mineira, um sector que não tem potencial de gerar uma situação de emprego tão abrangente como a que pode ser gerada pelo sector agrícola.” (in:
Angonotícias).

Não se questiona da oportunidade do nascimento de um novo Banco nem tão pouco do facto do mesmo ser um banco de características sectoriais.
Questiona-se sim porque é que o FMI voltou a intervir, e de uma forma significativa, na política financeira do país, quando se vêem desmandos de toda a ordem e juridicamente bem mais complexos e pertos da completa ilegalidade
A justificação de ser um banco cujo sector é pouco propício ao emagrecimento do desemprego, não colhe.
Tal como não colhe o facto de vir a ser mais um banco de capitais públicos.
Ora que se saiba, a maioria dos bancos em Angola são directa, ou indirectamente, de capitais públicos: o BPC, o BCI, o BAI (a maioria do capital está nas mãos de empresas públicas) e nem por isso o FMI impõe a “obrigatoriedade” dos mesmos virem a ser privatizados.
Assim como assim, mais banco ou menos banco público, não viria mal ao mundo. Nem tão pouco pelo facto de um dos líderes do novo banco ser alguém próximo do Governo angolano.
Por certo que os motivos deverão ser mais complexos e mais abrangentes.
E esses a imprensa não conseguiu, ou não soube, especificar.

Sem comentários: