09 maio 2005

Há 60 anos começava o fim da II Guerra Mundial

Image hosted by Photobucket.com
8 de Maio, está considerada, historicamente, como a data do fim da Guerra na Europa e o início do fim da II Guerra Mundial, que ocorreria, em Agosto com a rendição incondicional do Japão após ter sido atingido pelas duas bombas mais mortíferas alguma vez utilizada pelo Homem: a bomba atómica, cujos efeitos, políticos, sociais e físicos ainda se fazem sentir.
Também nesta data começou um dos períodos mais obscuros do Sistema Internacional.
Aquele período que Raymond Aron tão bem caracterizou: "A Guerra Fria" entre ocidentais, liderados pelos EUA/OTAN, e socialistas, liderados pela URSS/OTV (Org. do Tratado de Varsóvia, vulgo Pacto de Varsóvia), ou seja, o período do "terror da estabilidade pela dissuasão", como, de certa forma, preconizou George Kennan.
Um período que teve o seu primeiro fim com o desmembramento do Mundo socialista, mas que parece querer renascer com o confronto entre o terrorismo sem rosto e o Mundo civilizado, por um lado, e entre a força política, social e económica cada vez mais emergente que a China evidencia e um Ocidente decrépito e estagnado e à espera que tudo aconteça naturalmente.
Tantos decénios são passados e nunca o Ocidente compreendeu a paciência chinesa. E parece que nunca irá compreender.
Talvez quando a profecia de Gengis Khan se cumprir; e nessa altura já será tarde.
Hoje, 9 de Maio que se comemora o Dia da Europa, bom seria que os europeus e seus aliados - África também já começa a sentir os e feitos da política económica agressiva e "dumpinizada" chinesa - parassem um pouco para pensar e agirem antes que seja tarde.

Sem comentários: