03 julho 2007

Estados Unidos de África? Só pode ser brincadeira…

Em Accra, Gana, os Chefes de Estado e de Governos da União Africana (UA) estão reunidos na IX Cimeira da UA, tendo como principal meta e lema “O Grande Debate sobre um Governo de União” ou, por outras palavras, a criação de uns tais Estados Unidos de África (EUA), a menina dos olhos do líder líbio Muammar Kadhafi.
Apesar do actual presidente, em exercício, ser John Kufuor, do Gana, não foi inocente a escolha de Accra para esta Cimeira. Em 1965, quando ocorreu a última reunião Afrocontinental no Gana, era presidente deste país Kwame Nkrumah, um acérrimo defensor do federalismo para o Continente.
E agora é isso o que se discute. A criação dos EUA!!!
Quer-se imitar, e mal, a União Europeia.
Esquecem que a actual UE demorou dezenas de anos para chegar ao actual ponto e vê-se que nem sempre estão de acordo; são mais as vezes que divergem, que concordam.
Basta lembrar como falhou a primeira tentativa federativa da União com dois referendus negativos - e agora procura-se evitar o fracasso mudando semanticamente os termos evitando-se, assim, novos referendus.
Como querem criar uns EUA se são vários os factores que tornam diferentes uns dos outros os Estados do areópago afrocontinental?
E quem irá dominar os futuros EUA?
Por certo que o primeiro e imediato, por isso é um dos seus mais acérrimos defensores, é Kadhafi.
Se quiserem deflagrar ainda mais o Continente, sigam por esse caminho.
Os cidadãos de África, é que não deverão ir por essa diapasão.
E como eles também digo: NÃO!!!!
Afirmem, primeiro a actual União Africana, que só ainda vai fazer 5 anos e depois pensemos mais além…

1 comentário:

Lohhana Oliveira disse...

q orrivalllllllllll