14 julho 2007

Miala detido?

De acordo com notícias veiculadas por órgãos noticiosos angolanos, o tenente-general Fernando Miala terá sido detido quinta-feira por elementos da Judiciária Militar executando um mandato judicial emitido por um juiz do Supremo Tribunal Militar.
Com Miala foram igualmente detidos, após terem sido notificados para se apresentarem no Tribunal Militar, o tenente-coronel Miguel André, antigo director-geral adjunto dos Serviços de Inteligência externa (SIE), a tenente-coronel Conceição Domingas, ex-directora da Contra-Inteligência Externa, e o tenente-coronel Ferraz António, o director dos Estudos e Planeamento.
A acusação que pende sobre Miala e restantes detidos é de insubordinação por não terem acato a ordem de se apresentar para, publicamente, serem despromovidos e reformados compulsivamente, face ao resultado do inquérito mandado instaurar após os problemas de Fevereiro passado e que lhe valeram a despromoção presidencial de general a tenente-general, no caso de Miala e de coronel a tenente-coronel para André.
Indirectamente, e quase só seis meses depois dos factos que levaram ao sindicância e cerca de 2 a 3 meses depois da sua conclusão, um juiz manda deter Miala.
Será que a notícia do Canal de Moçambique está a fazer, agora, efeitos?
Complementarmente, Miala tem dois outros processos sobre ele, um deles devido ao eventual não pagamento de honorários a um gestor de uma sua fazenda situada no Kwanza-Sul onde, segundo parece, as fortunas parecem jorrar…
.
NOTA: Sobre este assunto, ler a análise de Willian Tonet no "Ngola Livre" (versão online do Folha8) e citada no Notícias Lusófonas. Este apontamento foi igualmente publicado n' , edição nº 018, de 18 de Julho de 2007, na rubrica "O Mundo dos Outros" e com o título "Será que a notícia do CM está, agora, a fazer efeitos?"

1 comentário:

Anónimo disse...

nao adianta defenderem miala vcs nao sabem o q se passou na realida portanto algo muot grave ele fez nao vamos aqui apontar dedos pah