22 setembro 2014

Declarações para a Rádio DW e para a LUSA

(imagem da internet)

Duas análises/declarações em pouco dias:

1. Uma para a secção portuguesa da Rádio Deutsch Welle, à jornalista Carla Fernandes, sobre as cautelas do FMI relativamente a uma "melhor gestão de petróleo" por parte de Luanda.
Pode ser lido e ouvido aqui;

2. Sobre os 35 anos da presidência de José Eduardo dos Santos, uma conversa com Mário Baptista, da agência portuguesa LUSA. Estranhamente, ou talvez não, o assunto passou despercebido à maioria dos órgãos de informação lusos e angolanos; a primeira página do Jornal de Angola, de ontem, era totalmente omissa aos 35 anos de consulado de Eduardo dos Santos. Principalmente quem tanto tem arvorado os feitos do «Arquitecto da Paz».
Até ao momento só um portal angolano (Portal de Angola) fazem referência às minhas declarações e um um órgão de informação de Moçambique (Jornal de Notícias).

20 setembro 2014

IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos, Coimbra

(«A minha apresentação, no CIEA9, Coimbra»; foto Luís Bernardino)

Participação no IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos, realizado na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Coimbra, Portugal, entre os dias 11 e 13 de Setembro.

A minha intervenção ocorreu no passado dia 11 de Setembro, pelas 14,00 horas com o tema "O papel de Angola como vértice do eixo centro-austral de África: Contributos para a segurança regional", no painel «Arquitecturas de Segurança na África Subsaariana. O papel das Organizações Regionais Africanas na gestão estratégica dos conflitos. Impactos para a segurança regional».

Podem ler o resumo oral da apresentação aqui ou aqui

05 setembro 2014

Guebuza e Dhlakama ratificaram 2º Tratado de Paz


Foi hoje assinada a ratificação da assinatura do Tratado de Paz entre o Governo de Moçambique, representado pelo presidente Armando Guebuza, e a RENAMO, representada pelo seu presidente Afonso Dhlakama.

02 setembro 2014

Instrumentality Power (o título correcto era: An instrumentalizing power)



Resumo: "The small following text was targeted Angola as a regional power that has not yet been hardpower can no longer be regarded as softpower in the African context in general and regional center-southern Africa in particular. For this reason we tried to develop a new theory that suits Angolan characteristics and its projection in the African context and how important vertex in political-military relations in sub-Saharan Africa."

Artigo em língua inglesa, com verificação científica, publicado na revista da "International Journal Advances in Social Science and Humanities" (Índia), volume 2, número 5, May 2014, páginas 24-26 (Eugénio Costa Almeida | May. 2014 | Vol.2 | Issue 5|24-26) - (ainda) só podem fazer por aqui o download do texto em pdf. ou aceder ao título acima.