03 setembro 2006

Se a CPLP não percebe, percebe-o a ONU

O Secretário-geral da Nações Unidas, Kofi Anann, terá convidado o antigo presidente – e primeiro da era democrática caboverdiana – António Mascarenhas Monteiro, para representante especial da ONU, em Timor-Leste.
Numa altura em que a Austrália, qual potência colonizadora, se dá ao luxo de dar ordens – perdão conselhos – às autoridades timorenses para se entenderem entre si e resolverem os seus problemas porque para ao “colonizador” já basta a exploração leonina do petróleo no Mar de Timor, a ONU explica à CPLP, de que Timor-Lorosae é membro de pleno direito, que era esta organização lusófona que deveria ter pensado primeiro sobre quem deveria recair a importância que ajudar os timorenses.
E enquanto isso, os MNE’s da Austrália, Indonésia e Timor-Lorosae vão se reunir, em Timor, para debater problemas comuns e cooperação. Conhecendo-se os problemas de Timor, quais serão as contrapartidas de cooperação da Austrália e Indonésia.
Será que a Austrália vai explorar todo o petróleo devido à incapacidade timorense? e a Indonésia vai ocupar o enclave de Oecusse para que os timorenses não sejam obrigados a desperdiçar, desnecessariamente, energias?
Ou será que a Austrália vai nomear um Governador-geral e a Indonésia o Chefe da polícia para Timor-Lorosae?
Aceitam-se apostas…

Sem comentários: