23 fevereiro 2005

As eleições presidenciais na Guiné-Bissau

Nas consultas separadas que o chefe do Estado guineense Hemrique Rosa está a levar a efeito para ouvir a posição dos partidos políticos guineenses antes de avançar para a marcação de uma data para o escrutínio presidencial, as três principais forças políticas parlamentares da Guiné-Bissau, PAIGC, PRS e PUSD, defenderam, por razões diferentes, a realização de eleições o mais breve possível.

O Chefe de Governo e do PAIGC, Carlos Gomes Júnior, deseja que as eleições se realizem antes da época das chuvas, ou seja, entre os meses de Maio e Outubro.

Por sua vez, e invocando o preceituado na Carta de Transição Política o PRS e o PUSD propõe que as mesmas se realizem no mês de Maio. O PUSD propõe mesmo as datas e 15 ou 22 de Maio e 19 ou 26 de Junho para uma eventual 2ª. Volta.

Já o presidente, evocando a necessidade de fazer um recenseamento de raiz, considera que Novembro seria o mês mais aconselhável.

Será da reunião com o Comité Militar (CMROCD) que lderou o golpe contra Yalá que irá sair, por certo, a data mais provável.


Até la, vários candidatos a candidatos vão despontando.

Sem comentários: