18 abril 2006

O caso Miala III

O caso Miala ainda tem pernas e parece ter vindo para ficar. Faz lembrar aquele anúncio de uma marca automóvel japonesa “que veio para ficar”.
Segundo se consta nos “corredores” de Luanda circula na cidade um documento atribuído ao antigo chefe de Segurança, Francisco Miala, e que terá sido divulgado pela Folha 8 e citado pelo Notícias Lusófonas.
Nesse documento Miala pergunta porque o condenaram sem o ouvirem sendo que o resultado da sindicância solicitada por Eduardo dos Santos onde são relatados os crimes que levaram à sua despromoção e reforma compulsiva «mais parecem uma peça de fantoches».
No citado documentos pode-se ler a certo passo que o trabalho que executava terá criado “… um mal-estar de que só mais tarde me apercebi. Quando se fala em alegadas investigações no interior do palácio (presidencial) não estão a dizer a verdade, mas posso garantir que não seria eu a denunciar o número de contas bancárias, imóveis ou investimentos do Presidente da República, como se chegou a aventar. E penso desta forma por continuar a ser fiel ao engenheiro José Eduardo dos Santos” para mais adiante referir que o seu grande crime “foi o de tentar dizer a determinados colegas de trabalho que deveríamos aconselhar de forma diferente o camarada presidente, que seria importante, especialmente num quadro de paz, dizermos sempre a verdade ao chefe, para que ele tivesse a real noção da situação e de determinados riscos ao tomar algumas medidas”.
O interessante é que este documento terá começado a circular depois de Eduardo dos Santos ter saído do país em gozo de férias. Parece haver quem não queira que Miala chegue mesmo à fala com dos Santos. Porque será?
Grande parte deste documento pode ser lido acedendo aqui.

5 comentários:

xatoo disse...

Caro Lobitino
Quer-me parecer que no caso Miala a única substância que ele tem é a de afastar o general Miala à má-fila pq é um dos únicos indiciados no caso Angolagate que a Justiça francesa pretende julgar em tribunal.
Limpando o Miala do mapa o caso fica esvaziado de conteudo, pq o Estado angolano entretanto já está "limpo" de corruptos.
É perverso, mas é assim que funciona.
(entretanto, como cheguei atrasado, não consegui ler o seu post Miala I pq o blogue não tem link para os arquivos - era capaz de mo facultar?)
cumprimentos
Xico Pereira

Anónimo disse...

Respondi no http://xatooposts.blogspot.com/.
Um abraço
Eugénio Costa Almeida

Anónimo disse...

meus senhores não existe uma forma de meter todos corruptos e criominosos de angola no tribunal internacional?
queria dizer: eduardo dos santos e seu elenco. Estamos fartos dessa merda!!!!

Anónimo disse...

Caros camaradas!
Angola é um pais que teve mais de trinta anos de guerra, durante este periodo, nunca se ouvio falar de corrupçao, nem de nada, so de Jonas Savimbi, e dos Santos, cota este que nunca Desistiu em tempo de guerra, super corajozo, sobe levar-nos Angolanos durante a guerra, e se roubou, tbm teve direito, ate porque! ate porque a guerra, nao enriqueceu somente politicos, ate sivis que bem normal na num pais com querra... hoje, ja ha paz todo mundo ja quer ser presidente, ja chamam nomes ao cota que neste momento esta a trabalhar fortemente, pra dar melhores condiçoes aos angolanos, coisa esta que eu ja sinto, ja posso ver a minha avo na gabela, num so dia vou e volto, e faço muito mais...
mais pronto.
cota Zé com todo respeito, se colocou, G Miala na cadeia, ele sabe bem porque, mesmo G. Miala repriende os filhos em casa, como é uma casa sem ordem? tal como um pais, nao foi so o Miala que foi parar numa cadeia, Eu nao sei poque e nao quero saber, cota Zé esta a fazer muito bom trabalho, nesta Republica. e vou ja dizer aqui tambem, Deviao candidatar-se no tempo de guerra, nao queremos pobre no poder, este sim vai roubar. o ditado diz, Nao coloca um homen com fome a tomar conta de comida.Pelo que me parece estes Candidatos estao cheios de fome. Força Meu Presidente do Coraçao, bwe de strilio. ate Dog Murras que dizem que cende droga, que no tempo de guerra fujiu a rusga nunca fez tropa, hoje tbm ja abre a boca... O que k voces ja fizeram pela republica? aarmandosilva@hotmail.com

Anónimo disse...

por favor libertem o senhor, nao cometeu crime nehum, quantos corruptos existem em Angola? e o mas triste nesta historia toda e que existem familias que nem o que comer tem, enquanto que os filhos dos... tem ate pra passar fim de semana na franca