“Os confrontos entre as tropas[????] do presidente [Joseph Kabila, candidato da Aliança da Maioria Presidencial (AMP)] e do vice-presidente [Jean-Pierre Bemba] da República Democrática do Congo (RDC) provocaram 23 mortos e 43 feridos, anunciou, ontem, o ministro do Interior congolês, Théophile Fundu.
(…)"A Polícia pagou um grande tributo", afirmou Théophile Fundu, destacando que nos confrontos morreram 12 polícias.
O conflito só terminou após grande pressão da Comunidade Internacional, que levou os dois candidatos a assinarem, na passada terça-feira, um acordo de cessar-fogo.”
Tropas dos candidatos??? mas não era suposto que isto era um escrutínio democrático entre personalidades democrático-congolesas e controladas pelas Nações Unidas naquela que está considerada como a maior participação civil e militar da ONU, no que toca à supervisão de eleições?
Ora então como é possível a existência de tropas “privadas” a apoiarem cada candidato? E como se deixou que um candidato e cerca de uma dezena e meia de diplomatas e conselheiros internacionais tenham sido sequestrados por forças estranhas ao acto eleitoral?
Desculpem a ingenuidade analítica…
Sem comentários:
Enviar um comentário